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A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NÃO PERDERÃO A QUALIDADE QUANDO ACESSADAS NO COMPUTADOR/NOTEBOOK.

28 de setembro de 2025

(ESA 2025 - CFGS 2026 – 27) - QUESTÃO

Sabendo-se que x é um número inteiro positivo e par e y é um número inteiro positivo e ímpar, analise as assertivas abaixo:
I. x + y é um número ímpar. 
II. 2x + 3y é um número ímpar. 
III. 3x + 2y é um número ímpar 
IV. (x  y)² é um número ímpar. 
Após analisar as assertivas, marque a altermativa correta:
Ⓐ Somente II e III estão corretas.
Ⓑ Somente I, II e IV estão corretas.
Ⓒ Somente I e II estão corretas.
Ⓓ Somente II e IV estão corretąs.
Ⓔ Todas as assertivas estão corretas.

Vamos analisar cada assertiva, com base nas seguintes informações:

  • xx é um número inteiro positivo e par.

  • yy é um número inteiro positivo e ímpar.


- Assertiva I: x+yx + y é um número ímpar.

  • Par + Ímpar = Ímpar.

  • Exemplo: x=2x = 2, y=3y = 3: x+y=5x + y = 5 (ímpar)

- Verdadeira


- Assertiva II: 2x+3y2x + 3y é um número ímpar.

Vamos analisar:

  • xx é par → 2x2x é par (par × 2 = par)

  • yy é ímpar → 3y3y é ímpar (ímpar × 3 = ímpar)

  • Par + Ímpar = Ímpar

- Verdadeira


- Assertiva III: 3x+2y3x + 2y é um número ímpar.

Vamos analisar:

  • xx é par → 3x3x é par (par × 3 = par)

  • yy é ímpar → 2y2y é par (ímpar × 2 = par)

  • Par + Par = Par

- Falsa


Assertiva IV: (xy)2(x - y)^2 é um número ímpar.

Vamos analisar:

  • xx é par, yy é ímpar → xyx - y = par − ímpar = ímpar

  • Ímpar ao quadrado = ímpar

Verdadeira

Alternativa correta: Somente I, II e IV estão corretas. 

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