ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS - ESA

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

A estrutura é composta de alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução: Campo de Instrução do Atalaia com área de 4,6 km² e o Campo de Instrução Moacyr Araújo Lopes com área de 20 km², sendo este último distante cerca de 40 km de Três Corações/MG.

A formação do aluno da ESA é dividida em dois períodos: "Básico" e de "Qualificação".

➤ Período Básico

O período básico é realizado em 12 (doze) Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT), supervisionadas pela ESA, localizadas de norte a sul do território nacional. Este período tem a atual duração de 34 (trinta e quatro) semanas e antecedendo e preparando o aluno para o período de qualificação. Com a implantação do Curso de Tecnólogo, o período básico terá a duração aproximada de 43 (quarenta e três) semanas.

➤ Organizações Militares do Corpo de Tropa (OMCT)

20º Regimento de Cavalaria Blindado - (Campo Grande/MS)
12º GAC (Jundiaí/SP)
1º GAAAe (Rio de Janeiro/RJ)
41º BIMtz (Jataí/GO)
14º GAC (Pouso Alegre/MG)
23º BC (Fortaleza/CE)
6º RCB (Alegrete/RS)
23º BI (Blumenau/SC)
10º BI (Juiz de Fora/MG)
4º GAC (Juiz de Fora/MG)
13° R C Mec - (Pirassununga/SP)
16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º B I Mtz) - (Natal/RN)

Após a conclusão do período básico, o aluno escolhe sua qualificação militar de Sargentos, conforme mérito intelectual. O período de qualificação terá a duração de 43 semanas. No que diz respeito às Armas. O período de qualificação é conduzido integralmente, na ESA. No que tange a logística, a qualificação é realizada na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro/RJ e no que se refere a qualificação de Aviação do Exército, esta é realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAVEx), em Taubaté/SP.

➤ Período de Qualificação

Neste período, bastante dinâmico, o aluno recebe instruções específicas das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, oportunidade em que o espírito de corpo da arma desenvolvido e consolidado.
A formação profissional do Sargento Combatente de Exército é a razão de ser da Escola. Ao final do curso, o concludente é declarado 3º Sargento de Carreira Combatente do Exército Brasileiro e ocupará os cargos previstos nos Quadro de Organização da Força Terrestre. Ainda neste contexto, ressalta-se a liderança junto às pequenas frações tã necessária para enfrentar os desafios do século XXI com profissionalismo e comprometimento com o nosso Exército BrasilePeríodo de Qualificação.

Acesse aqui apostila para o concurso!

_____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário