Como estudar história para gabaritar a prova da ESA

Algumas dicas:

- Foque nos assuntos que mais caem em história: é muito importante que você leia o edital da ESA e cheque tudo o que ele cobra para a disciplina de história. Mas se não der tempo de ver todo o conteúdo, foque nos assuntos que mais caem para não perder tempo e nem ficar prejudicado.

- Estude por canais do Youtube: 0 Youtube tem se mostrado um verdadeiro aliado dos estudantes que querem estudar sozinhos para o concurso da ESA. 

- Faça resumos:  é interessante fazer mini resumos a cada capítulo ou ainda escrever uma frase principal sobre cada parágrafo do texto que estiver lendo sobre determinado assunto. Assim, você consegue fazer um resumo da matéria de maneira produtiva e leve, já que vai fazendo aos pouquinhos. Não esqueça das datas dos acontecimentos históricos e dos principais líderes e envolvidos (Utilize mapas mentais para criar uma linha do tempo).

- Refaça as provas de história dos Exames anteriores: refazer as provas anteriores de história é uma boa estratégia, para se familiarizar com o método de cobrança das questões. Você terá uma noção clara de como são os enunciados, as alternativas e o nível de dificuldade da prova. 

- Faça simulados com questões inéditas: ainda que treinar por questões anteriores seja bem interessante, essas perguntas dificilmente vão se repetir e, portanto, praticar com questões inéditas pode se tornar ainda mais eficiente. Porém, é importante que você faça questões inéditas que sejam alinhadas ao Exame oficial. Mas onde encontrar questões inéditas que sejam nos mesmos moldes da ESA? CLIQUE AQUI!

Poderá ver também:

- História do Brasil - Questões de provas da ESA de 2007 a 2016 - Com Gabarito

- 100 questões de história do Brasil, arquivo em PDF.