Quinhentismo - 30 Exercícios com gabarito

01. (VPNE) O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É a denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI, no momento em que a cultura europeia foi introduzida no país. Nesse período, ainda não se trata de literatura genuinamente brasileira.

São autores do Quinhentismo:
a) Pero Vaz de Caminha - José de Anchieta - Pero de Magalhães Gândavo - Manuel da Nóbrega
b) Pero Vaz de Caminha - José de Anchieta - Augusto dos Anjos - Gonçalves Dias
c) Gregório de Matos - José de Anchieta - Pero de Magalhães Gândavo - Curz e Sousa
d) Pero Vaz de Caminha - Casimiro de Abreu - Pero de Magalhães Gândavo - Castro Alves
e) Pero Vaz de Caminha - Álvares de Azevedo - Álvares de Azevedo - Bento Teixeira

02. (VPNE) É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas, com textos que descrevem as terras descobertas pelos portugueses no século XVI, desde a fauna, a flora e o povo:

a) Barroco
b) Arcadismo
c) Quinhentismo
d) Simbolismo
e) Romantismo

03. (Fuvest) Entende-se por Literatura Informativa no Brasil:

a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o homem brasileiros.
b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
d) os poemas do padre José de Anchieta.
e) os sonetos de Gregório de Matos.

04.  (UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

05. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:

a) tem grande valor informativo;
b) marca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas.

06. (UFPA) A gênese da nossa formação literária se encontra no século XVI. Dela fazem parte:

a) as obras produzidas pelos degredados que eram obrigados a se instalar no Brasil.
b) os escritores que os donatários das capitanias hereditárias faziam ao rei de Portugal.
c) os relatos dos cronistas viajantes.
d) as produções arcádicas.
e) as poesias de Gregório de Matos.

07. (DRHU-SP) A Carta de Pero Vaz de Caminha:

a) relata o primeiro contato dos portugueses com populações não européias.
b) expõe a atitude compreensiva dos portugueses diante da barbárie dos índios.
c) descreve as habitações indígenas, a organização social tribal e os mecanismos de comando dela.
d) revela a extensão e fertilidade da terra, seus produtos naturais como ouro, prata e especiarias.
e) mostra o indígena brasileiro alternadamente como selvagem e como inocente.

08. A literatura jesuítica foi uma das manifestações literárias que surgiu com a chegada dos portugueses no Brasil, no século XVI. Sobre essa manifestação é incorreto afirmar:

a) Possuía um teor religioso e reunia textos escritos pelos colonizadores.
b) Os principais assuntos explorados eram cotidianos e religiosos.
c) Os textos eram descritivos e informativos e possuíam uma linguagem simples.
d) Foi escrita pelos jesuítas, tendo José de Anchieta como maior representante.
e) Também era chamada de literatura de catequese, tendo em conta seu caráter religioso.

09. A Carta de Pero Vaz de Caminha foi o primeiro documento redigido no Brasil e possui um valor histórico e literário inegável. Sobre a Carta é correto afirmar:

a) Foi escrita por Pedro Álvares Cabral quando o conquistador chegou ao Brasil.
b) O intuito era descrever sobre o novo local encontrado pelos portugueses.
c) Redigida em versos, a Carta foi entregue ao Rei Dom Manuel de Portugal.
d) De caráter objetivo, o escrivão descreveu as paisagens do local.
e) O escrivão espanhol, Pero Vaz de Caminha, foi quem escreveu a Carta.

10. (UFRN) Define-se a Literatura Informativa no Brasil como

a) as obras que visavam a tornar mais acessíveis aos indígenas os dogmas do cristianismo.
b) a prova de que os autores brasileiros tinham em mente emancipar-se da influência européia.
c) reflexo de traços do espírito expansionista da época colonial.
d) a prova do sentimento de religiosidade que caracterizou os primeiros habitantes da nova terra descoberta.
e) a descrição dos hábitos de nomadismo predominantes entre os índios.

11. (UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

12. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:

a) Poesia épica e prosa de ficção.
b) Obras de estilo clássico, renascentista.
c) Poemas românticos indianistas.
d) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
e) Romances e contos dos primeiros colonizadores.

13. Das opções abaixo, a que não faz parte das características do Quinhentismo é a alternativa:

a) textos descritivos, informativos e religiosos.
b) linguagem simples e uso de adjetivos.
c) temas relacionados com a conquista material e espiritual.
d) resgate dos valores clássicos greco-romanos.
e) relatos e crônicas de viagem.

14. A literatura de informação corresponde às obras:

a) do Período Colonial em geral;
b) de jesuítas, cronistas e viajantes;
c) arcádicas;
d) barrocas;
e) n.d.a.

15. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?

a) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.
b) Composição sob forma de diário de bordo.
c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
d) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
e) Observação do índio como um ser disposto à catequização.

16. O Quinhentismo é uma manifestação literária que teve início no século XVI no Brasil e reuniu diversos textos de caráter:

a) amoroso, religioso e pedagógico
b) pedagógico, religioso e informativo
c) informativo, religioso e amoroso
d) nacionalista, religioso e místico
e) místico, nacionalista e amoroso

17. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:

a) marca nossa maturação clássica;
b) tem grande valor informativo;
c) tem fortes doses nacionalistas.
d) está a serviço do poder real;
e) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;

18. (UFSE) Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa história podem estar presentes as seguintes características:

I – intenção catequética e informação sobre a terra;
II – relato de viagem e pregação religiosa;
III – sentimento nacionalista e participação em campanha republicana.

Estão corretas somente as características indicadas em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

19. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:

a) sobretudo documental;
b) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
c) determinada exclusivamente pelo seu caráter literário;
d) a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
e) n.d.a.

20. (UFPA) Quanto às manifestações literárias brasileiras aparecidas durante o período colonial:

a) refletiam a grandeza da Literatura Portuguesa da época.
b) não havia obras escritas, existia, pois, como manifestação oral.
c) eram ainda incipientes, apesar de escritas, pois a metrópole não incentivava este tipo de produção.
d) o expressivo número de escritores que apareceram obreiam-se com os maiores vultos da literatura universal.
e) representa o esplendor das tendências literárias do medievalismo português.

21. (UFSM) O Quinhentismo, enquanto manifestação literária, pode ser definido como uma época em que:

I – não se pode falar, ainda, na existência de uma literatura brasileira, pois a cultura portuguesa estabelecia as formas de pensamento e expressão para os escritores na colônia;
II – se pode falar na existência de uma literatura brasileira porque, ao descreverem o Brasil, os textos mostram um forte instinto de nacionalidade, na medida em que todos os escritores eram nativos da terra;
III – a produção escrita se prende à descrição da terra e do índio ou a textos escritos pelos jesuítas, ou seja, uma produção informativa e doutrinária.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) Apenas III.

22. (Univ. Est. de Londr.) É lícito dizer que a literatura brasileira nasceu marcada:

a) pela cultura clássica greco-romana.
b) pelo folclore indigenista.
c) pelas luzes do racionalismo francês.
d) pelo renascimento italiano, filtrado através da experiência nativa.
e) pela cultura barroca dos padres jesuítas.

23. (CESMAZON) O culto a natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação. Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.

a) “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lanço-as ao pescoço.”
b) “Assim, quando o batel chegou a foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”
c) Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-à nela tudo por bem das águas que tem.”
d) “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”
e) “Mostrara-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”

24. (ESA) “A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas.” Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que:

a) os textos dessa época têm grande valor literário.
b) registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados.
c) toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens.
d) os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
e) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.

25. (UFMS) Assinale a única alternativa correta.

As manifestações literárias no Brasil do século XVI foram fundamentalmente:
a) relatos de viajantes e missionários estrangeiros e escritos catequéticos do padre José de Anchieta.
b) poemas épicos indianistas e poesia lírica de caráter religioso.
c) teatro de sátira política e crônica sobre o cotidiano das pequenas cidades.
d) obras de caráter pedagógico, de circulação restrita.

26. (PUC-PR) Assinale a alternativa que contêm as obras consideradas os dois primeiros textos de informação, na literatura brasileira.

Para a resposta, considere fatos históricos como o descobrimento do Brasil, a chegada dos primeiros colonizadores, a vinda dos jesuítas, a passagem de viajantes e de cronistas pela nova terra.

a) Carta, de Pero Vaz de Caminha / Diário de Navegação, de Pero Lopes de Sousa.
b) Diálogo sobre a Conversão dos Gentios, de Manoel da Nóbrega / Tratado da Terra do Brasil, de Pero Magalhães Gândavo.
c) Tratados da Terra e da Gente do Brasil, de Fernão Cardim / Tratado Descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Souza.
d) Diálogos das Grandezas do Brasil, de Ambrósio Fernandes Brandão.
e) História do Brasil, de Vicente do Salvador / Cartas, Informações, Fragmentos Históricos e Sermões, de José de Anchieta.

27. (UFPB) O texto de Gabriel Soares de Sousa filia-se à vertente da literatura brasileira conhecida como “manifestações literárias” (século XVI). Nesse texto, verifica-se o predomínio da

a) função referencial da linguagem, embora se apresentem traços estilísticos comuns à produção literária da época.
b) função emotiva da linguagem, registrando impressões e sentimentos de natureza lírica.
c) função poética da linguagem, visto que se trata de um texto de cunho histórico.
d) linguagem conotativa, por se tratar de um texto eminentemente literário.
e) função apelativa da linguagem, uma vez que o receptor da mensagem é posto em destaque.

28. (Ufam) Caracteriza a literatura dos viajantes, no primeiro século de existência do Brasil:

a) A constatação de que a terra não possuía nem ouro nem prata em grande quantidade e que, por isso, não merecia ser explorada.
b) O espanto do europeu diante do desconhecido, de um mundo estranho e fascinante, encarado como a própria representação do paraíso.
c) A aceitação do índio como um indivíduo que, embora praticasse uma religião diferente, deveria ter sua cultura respeitada.
d) O registro de que se fazia necessário estudar as diversas línguas existentes, como forma de manter um saudável intercâmbio com os povos nativos.
e) O elogio dos índios pela sua falta de ambição quanto ao acúmulo de bens materiais, o que os fazia viver felizes.

29. (Ufam) A respeito das primeiras manifestações literárias no Brasil, NÃO é correto afirmar:

a) José de Anchieta escreveu um manual prático, intitulado Diálogo sobre a conversão do gentio, com evidentes intenções pedagógicas, nele expondo sobre a melhor forma de lidar com os indígenas.
b) Em sua Carta, Pero Vaz de Caminha descreveu a paisagem do litoral brasileiro e o aspecto físico dos índios, admirando-se da ausência de preconceito que eles demonstravam em relação ao próprio corpo e à nudez.
c) Pero de Magalhães Gandavo, demonstrando total incompreensão, julgou os índios de forma irônica, dizendo que, por não possuírem em sua língua as letras F, L e R, não podiam ter nem Fé, nem Lei, nem Rei.
d) Os textos dos viajantes, no primeiro século de vida do Brasil, foram escritos com o objetivo de informar a Coroa Portuguesa sobre as potencialidades econômicas da nova terra.
e) A Carta de Pero Vaz de Caminha é um documento fundado numa visão mercantilista (a conquista de bens materiais) e no espírito religioso (dilatação da fé cristã e a conquista de novas almas para a cristandade).

30. (Ufam) Leia as estrofes abaixo, que constituem o início de um famoso poema chamado A Santa Inês:

“Cordeirinha linda,
como folga o povo
porque vossa vinda
lhe dá lume novo!
Cordeirinha santa,
de Iesu querida,
vossa santa vinda
o diabo espanta.”

Pela religiosidade e pelo didatismo do poema, seu autor só pode ser:

a) Frei Vicente do Salvador                     
b) José de Anchieta                                     
c) Gabriel Soares de Sousa
d) Pero Lopes de Sousa
e) Manuel da Nóbrega








01 - A | 06 - C | 11 - C | 16 - B | 21 - C | 26 - A
02 - C | 07 - E | 12 - D | 17 - E | 22 - E | 27 - A
03 - A | 08 - A | 13 - D | 18 - D | 23 - C | 28 - B
04 - C | 09 - B | 14 - B | 19 - A | 24 - E | 29 - A
05 - C | 10 -  C | 15 - A | 20 - C | 25 - A | 30 - B

13 comentários:

  1. Respostas
    1. pesquisei e achei isso

      e) mostra o indígena brasileiro alternadamente como selvagem e como inocente.

      Diante do exposto, podemos compreender que a Carta de Pero Vaz de Caminha é responsável por demonstrar o ser humano indígena encontrado nas novas terras como um ser ora dotado de selvageria ora retratado com grande inocência, diante de suas ausências de ambição pelas riquezas presentes nas terras.

      Além disso, o indígena era apresentado como um ser dotado de inocência porque não tinha vergonha em andar nus. Como evidenciado no escrito, em "mostrar suas vergonhas". Logo, letra e.

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    2. achei que fosse a letra A então fui pesquisar e achei isso

      e) mostra o indígena brasileiro alternadamente como selvagem e como inocente.

      Diante do exposto, podemos compreender que a Carta de Pero Vaz de Caminha é responsável por demonstrar o ser humano indígena encontrado nas novas terras como um ser ora dotado de selvageria ora retratado com grande inocência, diante de suas ausências de ambição pelas riquezas presentes nas terras.

      Além disso, o indígena era apresentado como um ser dotado de inocência porque não tinha vergonha em andar nus. Como evidenciado no escrito, em "mostrar suas vergonhas". Logo, letra e.

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  2. Tem certeza que 8 é letra ? Poderiam explicar ?

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    1. A obra “Diálogo sobre a Conversão do Gentio,”foi escrita pelo padre jesuíta Manuel da Nóbrega entre 1556 e 1557.

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  4. Questao 26 ta furada, pq a letra B esta correta tb

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    1. Os dois primeiros textos de informação, na literatura brasileira?

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  5. Essa Questão 12 posso tá enganado, mas não podia se dizer que é uma literatura brasileira pois não era escrito por brasileiros. Mas sim um literatura sobre o brasil. O começo da literatura do brasil pode se dizer que começou no Barroco com bento teixeira mas se eu tiver muito errado possa me corrigir eu agradeço ^^

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  6. Posso estar engano mas o enuciado da questão 12 pode estar um pouco imprecisa pois o quinhentismo em si não é uma literatura ainda brasileira ( pois não era escrito por brasileiros ) mas sim sobre o Brasil. Mas posso estar enganado qualquer coisa me corrijam ^^

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  7. Gente, a número 7 não poderia ser anulada?

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