Parnasianismo - 25 Exercícios com gabarito

01. (ESA) - Sobre o Parnasianismo, é correto o que se afirma em: 
a) A valorização da paisagem nacional é tema primordial dos autores brasileiros dessa escola literária. 
b) Algumas das produções dessa escola viraram cantigas de roda infantil. 
c) A perfeição das formas poéticas e o rigor estético, permeado por valores clássicos, caracterizam-no. 
d) Os poetas exploram, unicamente, temas relacionados à emoção, à fantasia e ao sonho. 
e) Os autores não se preocupam com a metrificação dos poemas.

02. (FGV) - Assinale a alternativa correta a respeito do Parnasianismo:
a) A inspiração é mais importante que a técnica.
b) Culto da forma: rigor quanto às regras de versificação, ao ritmo, às rimas ricas ou raras.
c) O nome do movimento vem de um poema de Raimundo Correia.
d) Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo.
e) No Brasil, o Parnasianismo conviveu com o Barroco.

03. (VPNE) - A chamada tríade parnasiana era formada pelos poetas:
a) Aluísio de Azevedo, Raul Pompeia e Machado de Assis
b) Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira
c) Camilo Pessanha, Cruz Souza e Alphonsus de Guimarães
d) Basílio da Gama, Santa Rita Durão e Alvarenga Peixoto
e) Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu

04. (UFES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:
A) um conteúdo social, de interesse universal.
B) a noção do progresso da sua época.
C) uma mensagem educativa, de natureza moral.
D) uma lição de cunho religioso.
E) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.

05 (VPNE) O Parnasianismo no Brasil teve início em 1889 com a publicação da obra:
a) Fanfarras, de Teófilo Dias
b) Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
c) O mulato, de Aluísio de Azevedo
d) Missal e Broquéis, de Cruz e Souza
e) Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães

06. (FMTM-FCC"Admitida esta necessidade, não admitamos confusões entre os que se resignam ao poetar espontâneo e os que ambicionam ao sacerdócio do poeta artístico. Não tragam os aprendizes para a oficina da joalheria um material indigno, vocação errada, incapacidade, pechisbeque e miçangas, em vez de ouro e pérolas, preguiça em vez de paciência, negligência em vez de vontade e gosto."

O excerto acima representa um fragmento do programa estético do
A) Arcadismo
B) romantismo
C) Parnasianismo
D) Simbolismo
E) Modernismo

07. (CFET-PATodas as afirmações abaixo estão corretas, com exceção de:
A) Parnasianismo é a manifestação poética do Realismo, mais voltada para o concreto.
B) Os parnasianos assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma atitude pessoal.
C) Os parnasianos, negando a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antigüidade Clássica.
D) Parnasianismo é uma estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela poesia.
E) Os parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma linguagem rebuscada e artificial.

08. (VPNE) As alternativas abaixo apresentam caraterísticas do Parnasianismo, EXCETO:
a) Objetivismo e racionalismo
b) Valorização da cultura clássica
c) Linguagem culta, refinada e rebuscada
d) Oposição ao romantismo
e) Subjetivismo e pessimismo

09. (F.Carlos Chagas-SPOs poetas representativos da escola parnasiana defendiam:
A) engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloquente.
B) a ideia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.
C) a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.
D) abandono das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo.
E) a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.

10. (UFES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:
A) um conteúdo social, de interesse universal.
B) a noção de progresso da sua época.
C) uma mensagem educativa, de natureza moral.
D) uma lição de cunho religioso.
E) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.

11. (VPNE) - A Batalha do Parnaso representou uma polêmica literária travada no jornal Diário do Rio de Janeiro entre:
a) adeptos do romantismo e adeptos do realismo e parnasianismo.
b) adeptos do realismo e adeptos do parnasianismo e naturalismo.
c) adeptos do simbolismo e adeptos do parnasianismo e pré-modernismo.
d) adeptos do naturalismo e adeptos do modernismo e pré-modernismo.
e) adeptos do modernismo e adeptos do arcadismo e naturalismo.

12. (FEI SP) - São características do Parnasianismo, do qual Olavo Bilac é legítimo representante:

A) predomínio da razão, individualismo.
B) determinismo biológico, retorno à Idade Média.
C) culto da forma, arte pela arte.
D) objetividade, sentimentalismo exagerado.
E) predomínio da musicalidade.

13. (CENTEC-BA) - Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto:
A) prevalência de formas fixas de composição poética.
B) anseio de liberdade criadora.
C) preocupação com a perfeição formal.
D) gosto pela precisão descritiva.
E) ideal de objetividade no tratamento dos temas.

14. (PUCC SP) - É incorreto afirmar que no Parnasianismo:
A) a natureza é apresentada objetivamente.
B) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica.
C) valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema.
D) a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários.
E) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.

15. (VPNE) - A linguagem utilizada no movimento parnasiano se caracterizou:
a) pela preferência de versos livres.
b) por utilizar poemas de formas fixas.
c) por ser subjetiva e conter traços de oralidade.
d) por focar em temas místicos e humanos.
e) por conter aspectos pessoais e irracionais.

16. (VPNE) - A designação "arte pela arte" aplica-se a que tipo de tendência:
A) Conceptista
B) Cultista
C) Parnasiana
D) Simbolista
E) Modernista

17. (VPNE) - Assinale a afirmação INCORRETA acerca do movimento literário parnasiano. 

a) Foi o livro Poesias, de Olavo Bilac, publicado em 1882, que marcou o início do Parnasianismo brasileiro. 
b) Enquanto a poesia romântica dava maior valor à inspiração do que ao acabamento formal, o Parnasianismo atribuiu grande valor à estética do texto. 
c) Em virtude da preocupação com a forma do poema - que se refletia na precisão das palavras, na riqueza das rimas e no respeito pelas regras de composição poética - o trabalho do poeta parnasiano comumente é comparado ao de um ourives ou escultor. 
d) O movimento parnasiano tem suas raízes na França, com a publicação, em 1866, da antologia poética O Parnaso Contemporâneo. 
e) Quanto à mulher, a poesia parnasiana a vê sob o prisma da sensualidade e do erotismo, privilegiando a descrição de seus aspectos físicos.

18. (PUC RS) - Alberto de Oliveira é considerado o mais característico poeta parnasiano, pois suas obras evidenciam:
A) erudição linguística, descrição subjetiva e alusão à mitologia greco-latina.
B) culto à forma, descritivismo e retorno aos motivos clássicos.
C) preciosismo linguístico, recuperação dos moldes clássicos e devaneio sentimentalista.
D) lirismo comedido, sentimento nacionalista e apuro vocabular.
E) descrição pormenorizada, ruptura com os motivos clássicos e busca da palavra exata.

19. (UMSP) -  Assinale a alternativa que não se aplica à estética parnasiana.
A) predomínio da forma sobre o conteúdo
B) tentativa de superar o sentimento romântico
C) constante presença da temática da morte
D) correta linguagem, fundamentada nos princípios dos clássicos
E) predileção pelos gêneros fixos, valorizando o soneto.

20. (VPNE) - Acerca do movimento denominado Parnasianismo, pode-se dizer que 
a) valorizava extremamente os aspectos formais do texto literário e retomava valores legados pela antiguidade greco-latina, assim como fizeram outros movimentos que o antecederam, como o Classicismo e o Arcadismo. 
b) os seus autores, entre os quais estavam Manuel Bandeira e Olavo Bilac, adotavam pseudônimos latinos e celebravam a vida simples do campo, o que ficou conhecido como bucolismo e pastoralismo. 
c) questionava radicalmente as formas consagradas de elaboração poética e defendia a liberdade de criação artística, como se percebe nos manifestos escritos por seu principal autor, o paulistano Oswald de Andrade. 
d) começou após a proclamação da Independência e teve como nomes mais destacados Álvares de Azevedo e Gonçalves Dias, que visavam criar uma arte genuinamente brasileira. 
e) tem como proposta principal a noção de “arte pela arte”, segundo a qual a poesia deve denunciar os problemas brasileiros, a fim de promover a transformação da realidade.

21. (UNEB BA) - São características parnasianas:

a) perfeição formal, preciosismo linguístico, objetivismo e desprezo pela arte útil.
b) preocupação excessiva com a forma, análise determinista do homem, subjetivismo e universalismo.
c) desprezo pela forma requintada, preocupação político-social, objetivismo e individualismo.
d) forma requintada, “arte-sugestão”, subjetivismo exacerbado e análise psicológica do homem.
e) impassibilidade (distanciamento das emoções), “poesia científica”, pessoalidade e tematização da natureza.

22. (FESP) - Com relação ao Parnasianismo, é correto afirmar:

a) É sentimentalista;
b) Assume uma visão crítica da sociedade;
c) Seus autores estiveram sempre atentos às transformações do final do século XIX e início do seguinte;
d) O seu traço mais característico é o endeusamento da forma;
e) Seu poeta mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu um retorno à arte barroca.

23. (UFPE) - É incorreto afirmar que, no Parnasianismo:
a) a natureza é apresentada objetivamente;
b) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica;
c) a valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema;
d) a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários;
e) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.

24. (VPNE) - As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil:

I. Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma matéria preciosa.
II. Pelas convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.
III. Por se identificarem com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os poetas mais representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.

Está correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) I e II, apenas
c) I e III, apenas
d) II e III, apenas.
e) I, II e III 

25. (EsPCEx) - Quanto à poesia parnasiana, é correto afirmar que se caracteriza por
a) buscar uma linguagem capaz de sugerir a realidade, fazendo, para tanto, uso de símbolos, imagens, metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos, tudo com a finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo, antilógico e antirracional.
b) cultivar o desprezo pela vida urbana, ressaltando o gosto pela paisagem campestre; elevar o Ideal de uma vida simples, integrada a natureza; conter nos poemas elementos da cultura greco-latina; apresentar equilíbrio espiritual, racionalismo.
c) apresentar interesse por temas religiosos, refletindo o conflito espiritual, a morbidez como forma de acentuar o sentido trágico da vida, além do emprego constante de figuras de linguagem e de termos requintados.
d) possuir subjetivismo, egocentrismo e sentimentalismo, ampliando a experiência da sondagem Interior e preparando o terreno para investigação psicológica.
e) pretender ser universal, utilizando-se de uma linguagem objetiva, que busca a contenção dos sentimentos e a perfeição formal.







01 - C | 06 - C | 11 - A | 16 - C | 21 - A |
02 - B | 07 - B | 12 - C | 17 - A | 22 - D | 
03 - B | 08 - E | 13 - B | 18 - B | 23 - C | 
04 - E | 09 - E | 14 - C | 19 - C | 24 - E |  
05 - A | 10 - E | 15 - B | 20 - A | 25 - E | 

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