01 (FUVEST - QUESTÃO) O barroco no Brasil foi
Ⓐ uma manifestação artística de caráter religioso limitada às regiões de mineração.
Ⓑ uma expressão artística de origem europeia reelaborada e adaptada às condições locais.
Ⓒ um estilo original na pintura, mantendo a tradição manuelina nas edificações.
Ⓓ uma criação artística popular predominante em todo o Brasil colônia e no império.
Ⓔ uma produção artística, imposta pelo modelo absolutista português, na época da mineração.
02. (MACKENZIE - QUESTÃO) É correto afirmar que a poesia barroca brasileira tem como características:
Ⓐ a constante exaltação da pureza e do dualismo.
Ⓑ a valorização do nativismo e a exploração do decadentismo.
Ⓒ a contraposição entre os valores terrenos e as aspirações espirituais.
Ⓓ o universalismo e a religiosidade desvinculada da Contra-Reforma.
Ⓔ o desapego espiritual e o conflito carnal.
03. (ESA/CFS 2021-22) - Sobre a arte barroca brasileira, pode se afirmar que:
Ⓐ Usa linguagem rebuscada sem figuras de linguagem.
Ⓑ Há elementos do conceptismo, marcado pela relação da argumentação
Ⓒ Há uma presença de estilo tropical com elogios a diversidade social
Ⓓ Traz a ideia de que tudo pode ser estável
Ⓔ Usa uma linguagem simples e objetiva, sem exageros.
04. (ESA/CFS 2021-22) - No Barroco, é apresentada uma temática que expressa:
Ⓐ Uma fusão de visões, uma fuga da cidade.
Ⓑ Um dinamismo, uma consciência social.
Ⓒ Uma reflexão sobre a fragilidade humana, um destaque ao contraste.
Ⓓ Um culto do contraste, uma simplicidade acima de tudo.
Ⓔ um pessimismo, uma idealização da natureza.
05. (ESA/CFS 2012-13) - Em "A arte _______________ é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da época.", qual a alternativa que completa corretamente a lacuna?
Ⓐ clássica
Ⓑ barroca
Ⓒ romântica
Ⓓ árcade
Ⓔ parnasiana
06. (FGV - QUESTÃO) - Foi um movimento literário do século XVII, nascido da crise de valores renascentistas. Caracteriza-se na literatura pelo culto dos contrastes, a preocupação com o pormenor e a sobrecarga de figuras como a metáfora, as antíteses, hipérboles e alegorias. Essa linguagem conflituosa reflete a consciência dos estados contraditórios da condição humana. Trata-se do:
Ⓐ Romantismo.
Ⓑ Trovadorismo.
Ⓒ Humanismo.
Ⓓ Realismo.
Ⓔ Barroco.
07. (UMCP-SP - QUESTÃO) O culto do contraste, pessimismo, acumulação de elementos, niilismo temático, tendência para a descrição e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e repugnantes, são características do:
Ⓐ Barroco
Ⓑ Realismo
Ⓒ Rococó
Ⓓ Naturalismo
Ⓔ Romantismo
08. (FUVEST-SP - QUESTÃO)
"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.Depois da luz, se segue a noite escura,Em tristes sombras morre a formosura,Em contínuas tristezas a alegria."
Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos Guerra, a principal característica do Barroco é:
Ⓐ culto da Natureza
Ⓑ a utilização de rimas alternadas
Ⓒ a forte presença de antíteses
Ⓓ culto do amor cortês
Ⓔ uso de aliterações
09. (UFViçosa-MG - QUESTÃO) Assinale a alternativa que não apresenta uma correta definição do estilo Barroco:
Ⓐ A produção poética seiscentista expressou a tensão e a irregularidade de uma época conturbada por valores opostos.
Ⓑ Uma das temáticas determinantes da poesia do século XVII foi a efemeridade do mundo terreno.
Ⓒ A dialética da culpa e do arrependimento refletiu a inconstância da alma barroca.
Ⓓ O Barroco brasileiro adotou o racionalismo como um dos principais norteadores da vida e da arte.
Ⓔ O jogo de ideias e de palavras confirmou-se como um dos aspectos preponderantes da estética barroca.
10. (UNIV. CAXIAS DO SUL - QUESTÃO) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
Ⓐ simples; a antítese; parnasiana.
Ⓑ rebuscada; a antítese; barroca.
Ⓒ objetiva; a metáfora; simbolista.
Ⓓ subjetiva; o verso livre; romântica.
Ⓔ detalhada; o subjetivismo; simbolista.
11. (FUVEST-SP - QUESTÃO) - O bifrontismo do homem, santo e pecador; o impulso pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por modelos; o culto do contraste; a riqueza de pormenores – são traços constantes da:
Ⓐ composição poética parnasiana
Ⓑ poesia simbolista
Ⓒ produção poética arcádica de inspiração bucólica
Ⓓ poesia barroca
Ⓔ poesia condoreirista
12. (SANTA CASA - QUESTÃO) - A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:
Ⓐ descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;
Ⓑ desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;
Ⓒ se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;
Ⓓ se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;
Ⓔ quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.
13. (FUVEST-SP - QUESTÃO) A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar:
Ⓐ Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais.
Ⓑ Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava.
Ⓒ Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por assuntos mundanos.
Ⓓ Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-o para justificar todos os acontecimentos políticos e sociais.
Ⓔ Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos.
14. (UFRN - QUESTÃO) - A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:
Ⓐ poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
Ⓑ poesia satírica e contos burlescos.
Ⓒ poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
Ⓓ poesia confessional e autos religiosos.
Ⓔ poesia lírica e teatro de costumes.
15. (QUESTÃO) A exaltação da forma, o culto à linguagem permeada por metáforas, conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval são características do
Ⓐ Classicismo.
Ⓑ Arcadismo.
Ⓒ Romantismo.
Ⓓ Barroco.
Ⓔ Condoreirismo.
16. (QUESTÃO) O maior representante do Barroco literário português foi:
Ⓐ Luís Vaz de Camões
Ⓑ Padre Antônio Vieira
Ⓒ Manuel Maria Barbosa du Bocage
Ⓓ Almeida Garret
Ⓔ Eça de Queirós
17. (QUESTÃO) O uso de figuras de linguagem no movimento do Barroco é algo marcante, sendo que as principais são:
Ⓐ metáfora, comparação, metonímia e sinestesia
Ⓑ metáfora, antítese, eufemismo e paradoxo
Ⓒ antítese, paradoxo, hipérbole e metáfora
Ⓓ antítese, hipérbato, hipérbole e pleonasmo,
Ⓔ antítese, sinestesia, paradoxo e metonímia
18. (E. A.LAVRAS - QUESTÃO) - A opção que não apresenta características do Barroco é:
Ⓐ sentimento trágico da existência, desengano, desespero;
Ⓑ gosto pela grandiosidade, pela pompa, pela exuberância e pelo luxo;
Ⓒ gosto de cenas e descrições horripilantes, monstruosas, cruéis; arte da morte e dos túmulos;
Ⓓ tentativa de conciliar polos opostos: o ideal cristão medieval e os valores pagãos do renascimento;
Ⓔ a natureza é a fonte perene de alegria, de beleza e de perfeição; retorno aos modelos greco-latinos.
19. (QUESTÃO) Assinale a alternativa em que todos os autores são considerados do período barroco no Brasil:
Ⓐ Bento Teixeira - Gregório de Matos - Pe. António Vieira
Ⓑ Augusto dos Anjos - Gregório de Matos - Pe. António Vieira
Ⓒ Gregório de Matos - Pe. António Vieira - Alphonsus de Guimaraens
Ⓓ Manuel da Nóbrega - Gregório de Matos - Pe. António Vieira
Ⓔ Tomás António Gonzaga - Gregório de Matos - Pe. António Vieira
20. (QUESTÃO) As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são:
Ⓐ o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero.
Ⓑ a idealização da mulher amada, o dualismo e a riqueza de detalhes.
Ⓒ a preocupação formal, a riqueza de detalhes e o exagero.
Ⓓ a musicalidade, o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero.
Ⓔ o sentimentalismo, a linguagem simples, o dualismo e o exagero.
21. (CENTEC-BA - QUESTÃO) - Não é característica do Barroco a:
Ⓐ preferência pelos aspectos científicos da vida.
Ⓑ tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias.
Ⓒ angústia diante da transitoriedade da vida.
Ⓓ preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.
Ⓔ intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.
22. (CEFET-MG - QUESTÃO) - Ardoroso defensor da liberdade do homem, lutou contra a escravização do índio e a desumanidade com que eram tratados os escravos. Considerado, pela crítica literária, o maior exemplo de conceptismo em Língua Portuguesa. Trata-se de:
Ⓐ Padre José de Anchieta.
Ⓑ Gregório de matos.
Ⓒ Padre Antônio Vieira.
Ⓓ Padre Eusébio de Matos.
Ⓔ Bento Teixeira.
23. (CEFET-MG - QUESTÃO) - Das alternativas abaixo, apenas uma não apresenta características da obra do poeta barroco Gregório de Matos. Assinale-a:
Ⓐ Sentido vivo de pecado aliado à busca do perdão e da pureza espiritual.
Ⓑ Poesia com força crítica poderosa, pessoal e social, chegando à irreverência e à obscenidade.
Ⓒ Destaca a beleza física da amada e a sua transitoriedade.
Ⓓ Realça a beleza da flora, fauna e da paisagem brasileiras, em manifestação nativista.
Ⓔ Tentativa de conciliar elementos contraditórios, busca da unidade sob a diversidade.
24. (UFAL - QUESTÃO) - Leia
“A Renascença, fruto maduro da cultura urbana em alguns centros italianos desde o princípio do século XV, foi assumindo configurações especiais à medida que penetrava em nações ainda marcadas por uma poderosa presença do espírito medieval. No caso português e espanhol, os descobrimentos marítimos levaram ao ápice uma concepção triunfalista e messiânica da Coroa e da nobreza (rural e mercantil), concepção mais próxima de certos ideais césaro-papistas da alta Idade Média que da doutrina do príncipe burguês de Maquiavel. E durante todo o século XVI vincaram à cultura ibérica fortes traços arcaizantes que a Contra-Reforma, a Companhia de Jesus e o malogro de Alcácer-Quibir viriam carregar ainda mais [...] É de se esperar que os recursos dessa visão do mundo sejam, na poesia, as figuras: [...] sintáticas (elipse, inversão, anacoluto, silepse) e sobretudo semânticas (metáfora, metonímia, sinédoque, antítese, clímax...), enfim todos os processos que organizaram a linguagem comum em função de uma nova realidade: a obra, o texto, a composição”
(Alfredo Bosi, em História concisa da Literatura Brasileira).
Nesse período, com essas características aparecia no Brasil as primeiras manifestações do movimento denominado de _______________, do qual são representantes _______________.
Qual a opção que preenche corretamente as lacunas acima?
Ⓐ Romantismo – Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu
Ⓑ Barroco – Gregório de Matos e Antonio Vieira
Ⓒ Realismo – Machado de Assis e Aluísio Azevedo
Ⓓ Parnasianismo – Olavo Bilac e Raimundo Correia
Ⓔ Simbolismo – Cruz e Sousa e Alphosnus de Guimarãens
25. (QUESTÃO - QUESTÃO) - O cultismo e o conceptismo são tendências literárias originariamente espanholas características do:
Ⓐ Parnasianismo.
Ⓑ Simbolismo.
Ⓒ Arcadismo.
Ⓓ Barroco.
Ⓔ Romantismo.
26. (FADURPE - QUESTÃO) - Considerado o maior poeta brasileiro do século XVII, Gregório de Matos (1623-1696) não só cultivou a poesia satírica e religiosa, mas também foi um crítico dos costumes do seu tempo. Quais práticas e segmentos sociais da Colônia foram alvos da sua verve literária?
1) As autoridades da colônia
2) Os mestiços
3) Os fidalgos “caramurus”
4) Os colonos alemães
5) O papado e os cardeais.
Estão corretas apenas:
Ⓐ 3, 4 e 5
Ⓑ 1, 3 e 5
Ⓒ 1, 2 e 3
Ⓓ 1, 2 e 4
Ⓔ 2, 4 e 5
27. (QUESTÃO) - Em relação ao Barroco, é correto afirmar que
Ⓐ seu início é marcado pela publicação da obra Prosopopeia, de Cláudio Manuel da Costa.
Ⓑ tem como principais autores Cláudio Manuel da Costa, Gregório de Matos Guerra e Bento Teixeira.
Ⓒ Cláudio Manuel da Costa contribuiu com a publicação de algumas obras importantes, dentre elas, Prosopopeia e Diálogos das Grandezas do Brasil.
Ⓓ o texto em prosa é uma de suas características, principalmente no que diz respeito aos sermões. O Sermão da Primeira Dominga da Quaresma demonstra a tentativa de persuadir os colonos a libertarem os indígenas.
Ⓔ Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
28. (FADURPE - QUESTÃO) - As criações literárias deixam transparecer marcas dos contextos históricos em que foram produzidas. São, assim, de certa forma, representativas de aspectos sociais e culturais de cada época, como se pode constatar na alternativa seguinte.
Ⓐ No Barroco, a literatura expressa a tensão que existia entre os interesses mundanos e os valores espirituais, entre a religiosidade e a descrença. Daí, o estilo rebuscado marcado pelas antíteses e paradoxos e outros recursos que sugerem um estado de conflito.
Ⓑ No Romantismo, a literatura reflete os processos de industrialização e urbanização além das novas concepções filosóficas e científicas da época. É natural que o ‘objetivismo’ e o ‘positivismo’ marcassem a estética desse período literário.
Ⓒ A criação literária própria do Realismo – sobretudo na prosa – gira em torno da diversidade cultural entre ‘o urbano’ e ‘o campo’, de que resultou, além do romance indianista, o romance regionalista. José de Alencar é o maior expoente dessa época.
Ⓓ A poesia do Parnasianismo, produzida no final do século XIX, inspira-se na literatura clássica, mas recupera o sentimentalismo, a idealização e a liberdade formal próprios do Romantismo. Como poetas, destacam-se Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.
Ⓔ No Modernismo, prevalece o cuidado por manter os cânones literários de valorização da forma, da métrica, da rima, da submissão à sintaxe portuguesa, como propôs, em um de seus poemas, o poeta Manuel Bandeira.
29. (QUESTÃO) - TEXTO PARA RESPONDER À QUESTÃO.
À CIDADE DA BAHIATriste Bahia! Ó quão dessemelhanteEstás e estou do nosso antigo estado!Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhadoRica te vi eu já, tu a mi abundante.A ti trocou-te a máquina mercante,Que em tua larga barra tem entrado,A mim foi-me trocando, e tem trocado,Tanto negócio e tanto negociante.Deste em dar tanto açúcar excelentePelas drogas inúteis, que abelhudaSimples aceitas do sagaz Brichote.Oh se quisera Deus, que de repenteUm dia amanheceras tão sisudaQue fora de algodão o teu capote!
À CIDADE DA BAHIA, de Gregório de Matos, produzido no contexto do século XVII, é um poema da seguinte fase literária:
Ⓐ Arcadismo.
Ⓑ Barroco.
Ⓒ Realismo.
Ⓓ Parnasianismo.
Ⓔ Quinhentismo.
30. (AOCP - QUESTÃO) - Analise o texto a seguir e assinale a alternativa que apresenta características da poesia Barroca.
Inconstância das coisas do mundo
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,Depois da Luz se segue a noite escura,Em tristes sombras morre a formosura,Em contínuas tristezas a alegria.Porém se acaba o Sol, por que nascia?Se formosa a Luz é, por que não dura?Como a beleza assim se transfigura?Como o gosto da pena assim se fia?Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,Na formosura não se dê constância,E na alegria sinta-se tristeza.Começa o mundo enfim pela ignorância,E tem qualquer dos bens por naturezaA firmeza somente na inconstância.
Fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/gregoi10.html
Ⓐ Pastoralismo, bucolismo, ideal de vida simples junto à natureza.
Ⓑ Literatura de combate social, crítica à burguesia, ao adultério e ao clero. Análise psicológica dos personagens. Objetividade, tema contemporâneo.
Ⓒ Poesia nacionalista. Espírito irreverente, polêmico e destruidor, movimento contra. Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; paródia, humor. Liberdade de estética. Verso livre sem uso da métrica. Linguagem coloquial.
Ⓓ Rebuscamento, virtuosismo, ornamentação exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metáforas, antítese e associações.
Ⓔ Literatura documental, histórica, de caráter informativo.
GABARITO |
|||||||||
01 |
Ⓑ |
07 |
Ⓐ |
13 |
Ⓑ |
19 |
Ⓐ |
25 |
Ⓓ |
02 |
Ⓒ |
08 |
Ⓒ |
14 |
Ⓒ |
20 |
Ⓐ |
26 |
Ⓒ |
03 |
Ⓑ |
09 |
Ⓓ |
15 |
Ⓓ |
21 |
Ⓐ |
27 |
Ⓓ |
04 |
Ⓒ |
10 |
Ⓑ |
16 |
Ⓑ |
22 |
Ⓒ |
28 |
Ⓐ |
05 |
Ⓑ |
11 |
Ⓓ |
17 |
Ⓒ |
23 |
Ⓓ |
29 |
Ⓑ |
06 |
Ⓔ |
12 |
Ⓔ |
18 |
Ⓔ |
24 |
Ⓑ |
30 |
Ⓓ |
na questão 20 (a idealização da mulher amada¨)também faz parte do BARROCO
ResponderExcluirACHO que foi levado em conta o exagero como "principal", ou seja, com mais importância do que a idealização da mulher. Visto que a questão pede as características principais.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir19 de 23
ResponderExcluir20/23
ResponderExcluir20/23 💪🏻
ResponderExcluir21/23 pra cima!!
ResponderExcluir20/23
ResponderExcluir20/23 pra cima!!!
ResponderExcluir19/23
ResponderExcluir19/23
ResponderExcluirVAMO 19/23
ResponderExcluir17/23
ResponderExcluirPrimeira vez vendo a matéria mais afundo. Usando os 23 exercícios como de fixação. 17/23
ResponderExcluir22/23 🎉🎉
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