Barroco - 30 Questões com gabarito

01 (FUVEST - QUESTÃO) O barroco no Brasil foi
Ⓐ uma manifestação artística de caráter religioso limitada às regiões de mineração.
Ⓑ uma expressão artística de origem europeia reelaborada e adaptada às condições locais.
Ⓒ um estilo original na pintura, mantendo a tradição manuelina nas edificações.
Ⓓ uma criação artística popular predominante em todo o Brasil colônia e no império.
Ⓔ uma produção artística, imposta pelo modelo absolutista português, na época da mineração.

02. (MACKENZIE - QUESTÃO) É correto afirmar que a poesia barroca brasileira tem como características: 
Ⓐ a constante exaltação da pureza e do dualismo. 
Ⓑ a valorização do nativismo e a exploração do decadentismo. 
Ⓒ a contraposição entre os valores terrenos e as aspirações espirituais. 
Ⓓ o universalismo e a religiosidade desvinculada da Contra-Reforma. 
Ⓔ o desapego espiritual e o conflito carnal.

03. (ESA/CFS 2021-22) - Sobre a arte barroca brasileira, pode se afirmar que: 
Ⓐ Usa linguagem rebuscada sem figuras de linguagem. 
Ⓑ Há elementos do conceptismo, marcado pela relação da argumentação 
Ⓒ Há uma presença de estilo tropical com elogios a diversidade social 
Ⓓ Traz a ideia de que tudo pode ser estável 
Ⓔ Usa uma linguagem simples e objetiva, sem exageros.

04. (ESA/CFS 2021-22) - No Barroco, é apresentada uma temática que expressa: 
Ⓐ Uma fusão de visões, uma fuga da cidade. 
Ⓑ Um dinamismo, uma consciência social. 
Ⓒ Uma reflexão sobre a fragilidade humana, um destaque ao contraste. 
Ⓓ Um culto do contraste, uma simplicidade acima de tudo. 
Ⓔ um pessimismo, uma idealização da natureza.

05. (ESA/CFS 2012-13) - Em "A arte _______________ é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da época.", qual a alternativa que completa corretamente a lacuna? 
Ⓐ clássica 
Ⓑ barroca 
Ⓒ romântica 
Ⓓ árcade 
Ⓔ parnasiana  

06. (FGV - QUESTÃO) - Foi um movimento literário do século XVII, nascido da crise de valores renascentistas. Caracteriza-se na literatura pelo culto dos contrastes, a preocupação com o pormenor e a sobrecarga de figuras como a metáfora, as antíteses, hipérboles e alegorias. Essa linguagem conflituosa reflete a consciência dos estados contraditórios da condição humana. Trata-se do:
Ⓐ Romantismo. 
Ⓑ Trovadorismo. 
Ⓒ Humanismo. 
Ⓓ Realismo. 
Ⓔ Barroco.

07. (UMCP-SP - QUESTÃO) O culto do contraste, pessimismo, acumulação de elementos, niilismo temático, tendência para a descrição e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e repugnantes, são características do:
Ⓐ Barroco
Ⓑ Realismo
Ⓒ Rococó
Ⓓ Naturalismo
Ⓔ Romantismo

08. (FUVEST-SP - QUESTÃO)

"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."

Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos Guerra, a principal característica do Barroco é:
Ⓐ culto da Natureza
Ⓑ a utilização de rimas alternadas
Ⓒ a forte presença de antíteses
Ⓓ culto do amor cortês
Ⓔ uso de aliterações

09. (UFViçosa-MG - QUESTÃO) Assinale a alternativa que não apresenta uma correta definição do estilo Barroco:
Ⓐ A produção poética seiscentista expressou a tensão e a irregularidade de uma época conturbada por valores opostos.
Ⓑ Uma das temáticas determinantes da poesia do século XVII foi a efemeridade do mundo terreno.
Ⓒ A dialética da culpa e do arrependimento refletiu a inconstância da alma barroca.
Ⓓ O Barroco brasileiro adotou o racionalismo como um dos principais norteadores da vida e da arte.
Ⓔ O jogo de ideias e de palavras confirmou-se como um dos aspectos preponderantes da estética barroca.

10.  (UNIV. CAXIAS DO SUL - QUESTÃO) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
Ⓐ simples; a antítese; parnasiana.
Ⓑ rebuscada; a antítese; barroca.
Ⓒ objetiva; a metáfora; simbolista.
Ⓓ subjetiva; o verso livre; romântica.
Ⓔ detalhada; o subjetivismo; simbolista.

11. (FUVEST-SP - QUESTÃO) - O bifrontismo do homem, santo e pecador; o impulso pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por modelos; o culto do contraste; a riqueza de pormenores – são traços constantes da:
Ⓐ composição poética parnasiana
Ⓑ poesia simbolista
Ⓒ produção poética arcádica de inspiração bucólica
Ⓓ poesia barroca
Ⓔ poesia condoreirista

12. (SANTA CASA - QUESTÃO) - A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:
Ⓐ descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;
Ⓑ desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;
Ⓒ se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;
Ⓓ se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;
Ⓔ quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

13. (FUVEST-SP - QUESTÃO) A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar:
Ⓐ Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais.
Ⓑ Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava.
Ⓒ Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por assuntos mundanos.
Ⓓ Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-o para justificar todos os acontecimentos políticos e sociais.
Ⓔ Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos.

14.  (UFRN - QUESTÃO) - A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:
Ⓐ poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
Ⓑ poesia satírica e contos burlescos.
Ⓒ poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
Ⓓ poesia confessional e autos religiosos.
Ⓔ poesia lírica e teatro de costumes.

15. (QUESTÃO) A exaltação da forma, o culto à linguagem permeada por metáforas, conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval são características do
Ⓐ Classicismo.
Ⓑ Arcadismo.
Ⓒ Romantismo.
Ⓓ Barroco.
Ⓔ Condoreirismo.

16. (QUESTÃO) O maior representante do Barroco literário português foi:
Ⓐ Luís Vaz de Camões
Ⓑ Padre Antônio Vieira
Ⓒ Manuel Maria Barbosa du Bocage
Ⓓ Almeida Garret
Ⓔ Eça de Queirós

17. (QUESTÃO) O uso de figuras de linguagem no movimento do Barroco é algo marcante, sendo que as principais são:
Ⓐ metáfora, comparação, metonímia e sinestesia
Ⓑ metáfora, antítese, eufemismo e paradoxo
Ⓒ antítese, paradoxo, hipérbole e metáfora
Ⓓ antítese, hipérbato, hipérbole e pleonasmo,
Ⓔ antítese, sinestesia, paradoxo e metonímia

18. (E. A.LAVRAS - QUESTÃO) - A opção que não apresenta características do Barroco é:
Ⓐ sentimento trágico da existência, desengano, desespero;
Ⓑ gosto pela grandiosidade, pela pompa, pela exuberância e pelo luxo;
Ⓒ gosto de cenas e descrições horripilantes, monstruosas, cruéis; arte da morte e dos túmulos;
Ⓓ tentativa de conciliar polos opostos: o ideal cristão medieval e os valores pagãos do renascimento;
Ⓔ a natureza é a fonte perene de alegria, de beleza e de perfeição; retorno aos modelos greco-latinos.

19. (QUESTÃO) Assinale a alternativa em que todos os autores são considerados do período barroco no Brasil:
Ⓐ Bento Teixeira - Gregório de Matos - Pe. António Vieira 
Ⓑ Augusto dos Anjos - Gregório de Matos - Pe. António Vieira
Ⓒ Gregório de Matos - Pe. António Vieira - Alphonsus de Guimaraens
Ⓓ Manuel da Nóbrega - Gregório de Matos - Pe. António Vieira 
Ⓔ Tomás António Gonzaga - Gregório de Matos - Pe. António Vieira 

20. (QUESTÃO) As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são:
Ⓐ o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero.
Ⓑ a idealização da mulher amada, o dualismo e a riqueza de detalhes.
Ⓒ a preocupação formal, a riqueza de detalhes e o exagero.
Ⓓ a musicalidade, o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero.
Ⓔ o sentimentalismo, a linguagem simples, o dualismo e o exagero. 

21.  (CENTEC-BA - QUESTÃO) - Não é característica do Barroco a:
Ⓐ preferência pelos aspectos científicos da vida.
Ⓑ tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias.
Ⓒ angústia diante da transitoriedade da vida.
Ⓓ preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.
Ⓔ intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.  

22. (CEFET-MG - QUESTÃO) - Ardoroso defensor da liberdade do homem, lutou contra a escravização do índio e a desumanidade com que eram tratados os escravos. Considerado, pela crítica literária, o maior exemplo de conceptismo em Língua Portuguesa. Trata-se de:
Ⓐ Padre José de Anchieta.
Ⓑ Gregório de matos.
Ⓒ Padre Antônio Vieira.
Ⓓ Padre Eusébio de Matos.
Ⓔ Bento Teixeira.

23. (CEFET-MG - QUESTÃO) - Das alternativas abaixo, apenas uma não apresenta características da obra do poeta barroco Gregório de Matos. Assinale-a:
Ⓐ Sentido vivo de pecado aliado à busca do perdão e da pureza espiritual.
Ⓑ Poesia com força crítica poderosa, pessoal e social, chegando à irreverência e à obscenidade.
Ⓒ Destaca a beleza física da amada e a sua transitoriedade.
Ⓓ Realça a beleza da flora, fauna e da paisagem brasileiras, em manifestação nativista.
Ⓔ Tentativa de conciliar elementos contraditórios, busca da unidade sob a diversidade.

24. (UFAL - QUESTÃO) - Leia

“A Renascença, fruto maduro da cultura urbana em alguns centros italianos desde o princípio do século XV, foi assumindo configurações especiais à medida que penetrava em nações ainda marcadas por uma poderosa presença do espírito medieval. No caso português e espanhol, os descobrimentos marítimos levaram ao ápice uma concepção triunfalista e messiânica da Coroa e da nobreza (rural e mercantil), concepção mais próxima de certos ideais césaro-papistas da alta Idade Média que da doutrina do príncipe burguês de Maquiavel. E durante todo o século XVI vincaram à cultura ibérica fortes traços arcaizantes que a Contra-Reforma, a Companhia de Jesus e o malogro de Alcácer-Quibir viriam carregar ainda mais [...] É de se esperar que os recursos dessa visão do mundo sejam, na poesia, as figuras: [...] sintáticas (elipse, inversão, anacoluto, silepse) e sobretudo semânticas (metáfora, metonímia, sinédoque, antítese, clímax...), enfim todos os processos que organizaram a linguagem comum em função de uma nova realidade: a obra, o texto, a composição”

(Alfredo Bosi, em História concisa da Literatura Brasileira).

Nesse período, com essas características aparecia no Brasil as primeiras manifestações do movimento denominado de _______________, do qual são representantes _______________.
Qual a opção que preenche corretamente as lacunas acima?
Ⓐ Romantismo – Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu
Ⓑ Barroco – Gregório de Matos e Antonio Vieira
Ⓒ Realismo – Machado de Assis e Aluísio Azevedo
Ⓓ Parnasianismo – Olavo Bilac e Raimundo Correia
Ⓔ Simbolismo – Cruz e Sousa e Alphosnus de Guimarãens

25. (QUESTÃO - QUESTÃO) - O cultismo e o conceptismo são tendências literárias originariamente espanholas características do:
Ⓐ Parnasianismo.
Ⓑ Simbolismo.
Ⓒ Arcadismo.
Ⓓ Barroco.
Ⓔ Romantismo.

26. (FADURPE - QUESTÃO) - Considerado o maior poeta brasileiro do século XVII, Gregório de Matos (1623-1696) não só cultivou a poesia satírica e religiosa, mas também foi um crítico dos costumes do seu tempo. Quais práticas e segmentos sociais da Colônia foram alvos da sua verve literária?
1) As autoridades da colônia
2) Os mestiços
3) Os fidalgos “caramurus”
4) Os colonos alemães
5) O papado e os cardeais.
Estão corretas apenas:
Ⓐ 3, 4 e 5
Ⓑ 1, 3 e 5
Ⓒ 1, 2 e 3
Ⓓ 1, 2 e 4
Ⓔ 2, 4 e 5

27. (QUESTÃO) - Em relação ao Barroco, é correto afirmar que
Ⓐ seu início é marcado pela publicação da obra Prosopopeia, de Cláudio Manuel da Costa.
Ⓑ tem como principais autores Cláudio Manuel da Costa, Gregório de Matos Guerra e Bento Teixeira.
Ⓒ Cláudio Manuel da Costa contribuiu com a publicação de algumas obras importantes, dentre elas, Prosopopeia e Diálogos das Grandezas do Brasil.
Ⓓ o texto em prosa é uma de suas características, principalmente no que diz respeito aos sermões. O Sermão da Primeira Dominga da Quaresma demonstra a tentativa de persuadir os colonos a libertarem os indígenas.
Ⓔ Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

28. (FADURPE - QUESTÃO) - As criações literárias deixam transparecer marcas dos contextos históricos em que foram produzidas. São, assim, de certa forma, representativas de aspectos sociais e culturais de cada época, como se pode constatar na alternativa seguinte.
Ⓐ No Barroco, a literatura expressa a tensão que existia entre os interesses mundanos e os valores espirituais, entre a religiosidade e a descrença. Daí, o estilo rebuscado marcado pelas antíteses e paradoxos e outros recursos que sugerem um estado de conflito.
Ⓑ No Romantismo, a literatura reflete os processos de industrialização e urbanização além das novas concepções filosóficas e científicas da época. É natural que o ‘objetivismo’ e o ‘positivismo’ marcassem a estética desse período literário.
Ⓒ A criação literária própria do Realismo – sobretudo na prosa – gira em torno da diversidade cultural entre ‘o urbano’ e ‘o campo’, de que resultou, além do romance indianista, o romance regionalista. José de Alencar é o maior expoente dessa época.
Ⓓ A poesia do Parnasianismo, produzida no final do século XIX, inspira-se na literatura clássica, mas recupera o sentimentalismo, a idealização e a liberdade formal próprios do Romantismo. Como poetas, destacam-se Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.
Ⓔ No Modernismo, prevalece o cuidado por manter os cânones literários de valorização da forma, da métrica, da rima, da submissão à sintaxe portuguesa, como propôs, em um de seus poemas, o poeta Manuel Bandeira.

29. (QUESTÃO) - TEXTO PARA RESPONDER À QUESTÃO.

À CIDADE DA BAHIA

Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado
Rica te vi eu já, tu a mi abundante.
 
A ti trocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.
 
Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.
 
Oh se quisera Deus, que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!

À CIDADE DA BAHIA, de Gregório de Matos, produzido no contexto do século XVII, é um poema da seguinte fase literária:
Ⓐ Arcadismo.
Ⓑ Barroco.
Ⓒ Realismo.
Ⓓ Parnasianismo.
Ⓔ Quinhentismo.

30. (AOCP - QUESTÃO) - Analise o texto a seguir e assinale a alternativa que apresenta características da poesia Barroca.

Inconstância das coisas do mundo

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
Fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/gregoi10.html

Ⓐ Pastoralismo, bucolismo, ideal de vida simples junto à natureza.
Ⓑ Literatura de combate social, crítica à burguesia, ao adultério e ao clero. Análise psicológica dos personagens. Objetividade, tema contemporâneo.
Ⓒ Poesia nacionalista. Espírito irreverente, polêmico e destruidor, movimento contra. Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; paródia, humor. Liberdade de estética. Verso livre sem uso da métrica. Linguagem coloquial.
Ⓓ Rebuscamento, virtuosismo, ornamentação exagerada, jogo sutil de palavras e ideias, ousadia de metáforas, antítese e associações.
Ⓔ Literatura documental, histórica, de caráter informativo.




GABARITO

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25

02

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15 comentários:

  1. na questão 20 (a idealização da mulher amada¨)também faz parte do BARROCO

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  2. ACHO que foi levado em conta o exagero como "principal", ou seja, com mais importância do que a idealização da mulher. Visto que a questão pede as características principais.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Primeira vez vendo a matéria mais afundo. Usando os 23 exercícios como de fixação. 17/23

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