Simbolismo - 35 Exercícios com gabarito

 01. (ESA) - Leia os versos a seguir, e assinale a alternativa que os analisa corretamente:

Vozes veladas, veludosas vozes, 
Volúpias dos violões, vozes veladas, 
Vagam nos velhos  vórtices de vozes 
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

a)  os versos decassílabos apresentam os paradoxos característicos do Barroco. 

b)  a expressão objetiva aponta para a racionalidade dos poetas do Realismo. 

c)  a linguagem dos versos materializa no texto a visão bucólica do Arcadismo. 

d)  as metáforas insólitas traduzem a crítica social própria do Modernismo. 

e)  a combinação vocabular provoca a ênfase na sonoridade típica do Simbolismo. 

02. (ESA) - Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura; desejo de transcendência e integração cósmica; linguagem vaga, fluida que busca sugerir em vez de nomear. Essas são características que identificam as obras de autores 

a) naturalistas. 

b) parnasianistas. 

c) simbolistas. 

d) quinhentistas. 

e) realistas.

03. (VPNE) No Brasil, o Simbolismo surge num período marcado por conflitos políticos e sociais. O país encontra-se em plena transição do regime escravocrata para o assalariado. A virada do século traz expectativas por um "novo mundo", mas ainda são muitas as frustrações e angústias de um país em que não se atingiu a consolidação dos ideais republicanos.

São autores do simbolismo:

a) Cruz e Sousa - Alphonsus de Guimaraens - Eugênio de Castro 

b) Raimundo Corrêa - Olavo Bilac - Eugênio de Castro

c) Aluísio de Azevedo - Cruz e Sousa - Euclides da Cunha

d) Cláudio Manuel da Costa - Olavo Bilac - Cruz e Sousa

e) José de Alencar - Augusto dos Anjos - Cruz e Sousa

04. (FUVEST-SP) Encontre a alternativa em que há erro na correlação estética/característica:

a) Romantismo/sentimentalismo

b) Naturalismo/determinismo

c) Parnasianismo/descritivismo

d) Simbolismo/materialismo

e) Modernismo/nacionalismo

05. Os autores do simbolismo:

a) propunham o exercício da subjetividade contra a objetividade, retomando, de modo diferente, o individualismo romântico.

b) não acreditavam que a realidade era complexa demais para ser apreendida e descrita de maneira objetiva e racional.

c) não cultivavam a forma fixa dos sonetos.

d) não apresentavam interesse pelo inconsciente e pelas zonas profundas e desconhecidas da mente humana.

e) eram positivistas e naturalistas.

06. Entre as principais características do simbolismo estão:

a) objetivismo, otimismo, religiosidade.

b) subjetivismo, pessimismo e misticismo.

c) misticismo, individualismo e objetivismo.

d) cientificismo, racionalismo e otimismo.

d) subjetivismo, racionalismo e materialismo

07. (CESESP-PE) “O ….. está para o Parnasianismo, assim como a ….. está para o Simbolismo.”

A alternativa que não preenche as lacunas é:

a) verso de ouro/dimensão mística

b) artesanato da palavra/liturgia

c) culto da forma/musicalidade

d) lirismo exacerbado/realidade chã

e) perfeccionismo métrico/flexibilidade

08. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do Simbolismo.

a) impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo

b) hermetismo intencional, alquimia verbal, musicalidade

c) favor da forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações

d) atmosfera de imprecisão, realismo cru, religiosidade

e) complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.

09. O simbolismo caracterizou-se por ser:

a) positivista, naturalista e cientificista;

b) antipositivista, antinaturalista e anticientificista;

c) objetivista e materialista.

d) uma retomada aos modelos greco-latinos;

e) subjetivista e racionalista.

10. (FUVEST-SP)

"Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranquila,
– Perdida voz que de entre as mais se exila,
– Festões de som dissimulando a hora."

Os versos acima são marcados pela presença ..... e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ..... .

Assinale a alternativa que completa os espaços.

a) da comparação/romântica.

b) da aliteração/simbolista

c) do paralelismo/trovadoresca

d) de antítese/barroca

e) do polissíndeto/modernista

11. Os principais escritores do simbolismo brasileiro foram:

a) Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

b) Augusto dos Anjos e Teófilo Dias.

c) Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.

d) Raimundo Correia e Aluísio de Azevedo.

e) Rubem Braga e Adolfo Caminha

12. (FGV) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Simbolismo:

a) Utiliza o valor sugestivo da música e da cor.

b) Dá ênfase a imaginação e à fantasia.

c) Procura a representação da realidade do subconsciente.

d) É uma atitude objetiva, em oposição ao subjetivismo dos parnasianos.

e) No Brasil, produziu, entre outras, a poesia de Cruz e Sousa e, em Portugal, a de Antônio Nobre.

13. (PUC-RS)

"Noiva de Satanás, Arte maldita,
Mago Fruto letal e proibido,
Sonâmbula do além do Indefinido
Das profundas paixões, Dor Infinita"

A linguagem do poema situa-o no:

a) Romantismo.

b) Parnasianismo.

c) Impressionismo.

d) Simbolismo.

e) Modernismo.

14. (UFRRJ) Leia o fragmento a seguir do poema 'Evocações' de Alphonsus de Guimaraens:

Na primavera que era a derradeira,
Mãos estendidas a pedir esmola
Da estrada fui postar-me à beira.
Brilhava o sol e o arco-íris era a estola
Maravilhosamente no ar suspensa

Como se sabe, Alphonsus de Guimaraens é tido como um dos mais importantes representantes do Simbolismo no Brasil. No fragmento acima, pode-se destacar a seguinte característica da escola a qual pertence:

a) bucolismo, que se caracteriza pela participação ativa da natureza nas ações narradas.

b) intensa movimentação e alta tensão dramática.

c) concretismo e realismo nas descrições.

d) foco no instante, na cena particular e na impressão que causa.

e) tom poético melancólico, apresentando a natureza como cúmplice na tristeza.

15. (VUNESP) Assinale a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista.

a) Culto do contraste, que opõe elementos como amor e sofrimento, vida e morte, razão e fé, numa tentativa de conciliar pólos antagônicos.

b) Busca do equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-romanos, através, sobretudo, de uma linguagem simples, porém nobre.

c) Culto do sentimento nativista, que faz do homem primitivo e sua civilização um símbolo de independência espiritual, política, social e literária.

d) Exploração de ecos, assonância, aliterações, numa tentativa de valorizar a sonoridade da linguagem, aproximando-a da música.

e) Preocupação com a perfeição formal, sobretudo com o vocabulário carregado de termos científicos, o que revela a objetividade do poeta.

16. (UFPA) Na última década do século XIX surge, no Brasil, a manifestação de um estilo de época que é o:

a) Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o simbolismo.

b) Romantismo, que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade política e literária passou a exprimir.

c) Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.

d) Arcadismo, que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a natureza.

e) Simbolismo, que encontrou uma posição hostil por parte dos parnasianos, ao ponto de quase passar despercebido.

17. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do Simbolismo.

a) impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo

b) hermetismo intencional, alquimia verbal, musicalidade

c) favor da forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações

d) atmosfera de imprecisão, realismo cru, religiosidade

e) complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.

18.  (PUC-RS) A crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:

a) branca

b) negra

c) rubra

d) roxa

e) azul

19. (PUCCAMP-SP) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:

a) o jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas.

b) a busca da transcendência, a preponderância do simbolismo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações.

c) a espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre.

d) o perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário preciso.

e) o jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação

20. (UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:

a) Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves

b) Barroco, principalmente em Gregório de Matos

c) Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens

d) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira

e) Pré-Modernismo, principalmente em Jorge de Lima.

21. (FEM-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ________ que escreveu _______ e, como poeta, está vinculado ao _________.

a) Vinícius de Moraes / Sonetos e Baladas / Modernismo.

b) Álvares de Azevedo / Lira dos Vinte Anos / Romantismo.

c) Cruz e Sousa / Faróis / Simbolismo.

d) Olavo Bilac / O Caçador de Esmeraldas / Parnasianismo.

e) Cecília Meireles / Vaga Música / Modernismo.

22. (PUC-RS) Morte e ________ são temas presentes tanto na poesia de ________ quanto na de _________, considerados as duas principais matrizes do ________ no Brasil, movimento do final do século XIX, de inspiração francesa.

As lacunas podem ser correta e respectivamente preenchidas por

a) mitologia - Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens - Parnasianismo

b) melancolia - Alphonsus de Guimaraens - Raimundo Correa - Simbolismo

c) religiosidade - Cruz e Sousa - Alphonsus de Guimaraens - Simbolismo

d) amor - Olavo Bilac - Raimundo Correa - Parnasianismo

e) natureza - Cruz e Sousa - Eduardo Guimaraens - Simbolismo

23. (FMU/FIAM-SP) O poeta simbolista tem outra visão da natureza e do mundo. Para ele, o que importa é:

a) a impassibilidade, o rigor formal, a busca da perfeição

b) a valorização dos gosto burguês, o nacionalismo, a tradição

c) a realidade social, o combate ao idealismo, o racionalismo

d) o elemento pitoresco, o final inesperado, a caricatura

e) a analogia profunda entre a realidade aparente e a realidade oculta das coisas, a sugestão, a musicalidade.

24.  (PUC-PR) Assinale o que for INCORRETO a respeito da estética simbolista e da poesia de Cruz e Sousa.

a) Os poetas simbolistas se opunham ao objetivismo cientificista dos realistas/naturalistas.

b) Cruz e Sousa é o maior representante da estética simbolista no país. Porém, nas primeiras décadas do século XX, observa-se urna grande expansão do Simbolismo no Sul do Brasil, sendo o Paraná um dos estados com maior número de manifestações poéticas dessa escola, seja pelas revistas que foram criadas, seja pelos poetas que foram revelados.

c) Verifica-se na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade, um dos temas predominantes na poesia de Cruz e Sousa.

d) O Simbolismo brasileiro recupera de modo inequívoco os procedimentos e os temas do Romantismo, valorizando o sentimento nacionalista e as ideias abolicionistas.

e) Para os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.

25. (UFMA) O Simbolismo prima pelo subjetivismo, busca a sublimação e valoriza o inconsciente/ subconsciente, daí o desenvolvimento de uma linguagem específica e tem como características:

a) musicalidade, sugestão, linguagem simbólica.

b) linguagem simbólica, humanitismo, sugestão.

c) sugestão, musicalidade, culto da forma.

d) humanitismo, linguagem simbólica, denúncia.

e) culto da forma, sugestão, humanitismo.

26.  (UNIP-SP) A negação do Positivismo, do Materialismo e das estéticas neles fundamentadas; a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e ideias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:

a) Realismo

b) Simbolismo

c) Naturalismo

d) Romantismo

e) Parnasianismo

27. (UEL-PR) Assinale a alternativa que contém apenas características da estética simbolista:

a) temática social; hermetismo; valorização dos tons fortes; materialismo; antítese.

b) temática intimista; ocultismo; valorização dos tons fortes; espiritualidade; sinestesia.

c) temática intimista; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; sinestesia.

d) temática bucólica; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; antítese.

e) temática bucólica; ocultismo; valorização das tonalidades verdes; materialismo; sinestesia.

28. (UFAM) Assinale a afirmativa que NÃO se refere de modo correto ao Simbolismo:

a) Surgido da inteligência europeia, afirmou-se como uma oposição vigorosa ao triunfo do fato e das coisas sobre o sujeito.

b) É uma reação às correntes analíticas e a estilos literários objetivos que proliferaram na segunda metade do século XIX.

c) Os cultores desse estilo tinham a aspiração de integrar a poesia na vida cósmica, privilégio que tradicionalmente coube à religião e à filosofia.

d) As posturas estéticas do período almejavam a apreensão direta de valores transcendentais, como o Bem, o Verdadeiro, o Sagrado.

e) Converge para ideais antirromânticos, abrindo caminho para o exercício de uma outra linguagem, mais aderente aos sentidos e aos objetos.

29. (UEL) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.

Pode-se afirmar que a poesia ___________ não teve, entre nós, a mesma repercussão que teve na Europa. De qualquer modo, essa poética voltada para as sonoridades, os amplos espaços, o Absoluto, o desejo do infinito, e estilisticamente apoiada em sinestesias, enumerações, assonâncias e aliterações, permitiu a ___________ consagrar-se com seus versos.

a) pré-romântica - Casimiro de Abreu.

b) pré-modernista - Raimundo Correia.

c) neoclássica - Basílio da Gama.

d) simbolista - Cruz e Sousa.

e) parnasiana - Machado de Assis.

30. (UFMG) Com base na leitura de Broquéis, de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia

a) de tendência naturalista, que se compraz na descrição mórbida dos sentimentos, embora mostre otimismo em relação ao homem.

b) próxima da música, não apenas no plano temático, mas, sobretudo, no trabalho detalhista da sonoridade.

c) abstrata, pois se afasta de situações cotidianas e, além disso, exprime um intenso sentimento de dor e de angústia.

d) de atmosfera intensamente misteriosa, criada pelo forte impulso de transfiguração da realidade imediata.

31. (MACK-SP) Alphonsus de Guimaraens é um poeta identificado com um período literário cujas características são:

a) mitologia pagã e busca da natureza.

b) simbologia matemática e musical.

c) análise social de grupos humanos marginalizados e valorização do coletivo.

d) exaltação da natureza, da pátria e do índio.

e) misticismo, amor e morte.

32. (FUVEST/GV-SP) Opondo-se à razão, predominante na poesia ligada ao realismo, os poetas passam a repudiar esse vínculo e se voltam para a esfera do sonho, para o despertar das forças inconscientes que "a Arte deveria suscitar magicamente". Donde as atmosferas difusas, a predominância das cores e dos sons, a busca da correspondência dos sentidos. De que movimento literário se trata?

a) Surrealismo.

b) Romantismo.

c) Modernismo.

d) Futurismo.

e) Simbolismo.

33.  (UFMA) Sobre o Parnasianismo e o Simbolismo, na Literatura Brasileira, é correto afirmar que:

a) os estilos são absolutamente distintos quanto à técnica da versificação.

b) os dois estilos se aproximam pelas preferências temáticas.

c) à metafísica do primeiro, juntou-se o realismo do segundo.

d) os dois estilos se aproximam quanto à técnica da versificação.

e) não há proximidade entre os dois.

34. (FEI-SP) Escolha a alternativa que preencha corretamente, na ordem apresentada, as lacunas da frase seguinte.

"O Simbolismo se opõe ao ....., aproximando-se do ....., no que diz respeito à presença do subjetivismo e da emoção, segundo se observa, por exemplo, em ....., célebre autor de Broquéis."

a) (1) Realismo/ (2) Romantismo/ (3) Cruz e Sousa

b) (1) Naturalismo/ (2) Modernismo/ (3) Gonçalves Dias

c) (1) Arcadismo/ (2) Romantismo/ (3) Castro Alves

d) (1) Romantismo/ (2) Barroco/ 93) Manuel Bandeira

e) (1) Naturalismo/ (2) Modernismo/ (3) Olavo Bilac

35. (FEI-SP) Leia, com atenção, as declarações seguintes.

(1) Seus traços de relevo: o gosto pela descrição nítida, concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal da impessoalidade que partilha com os realistas do tempo.

(2) A Arte é o reflexo de todo o luxo que caracteriza a escultura e a pintura das igrejas.

(3) Os poetas recebem o nome de "nefelibatas", ou seja, "os que vivem nas nuvens". Revaloriza-se o sonho.

(4) O herói, ao contrário da concepção dos truculentos heróis medievais e antigos, é o pastor pacato e honrado, respirando a brisa balsâmica dos campos e vivendo tranquilos idílios.

Tais declarações referem-se, respectivamente, à correntes estéticas:

a) barroca; pré-modernista; romântica e simbolista.

b) pré-modernista; simbolista; romântica e parnasiana.

c) parnasiana; romântica; simbolista e pré-modernista.

d) arcádica; romântica; pré-modernista e barroca.

e) parnasiana; barroca; simbolista e arcádica.





01 - E | 06 - B | 11 - A | 16 - E | 21 - C | 26 - B | 31- E
02 - C | 07 - C | 12 - D | 17 - B | 22 - C | 27 - C | 32 - E
03 - A | 08 - B | 13 - D | 18 - A | 23 - E | 28 - E | 33 - D
04 - D | 09 - B | 14 - D | 19 - B | 24 - D | 29 - D | 34 - A
05 - A | 10 - B | 15 - D | 20 - C | 25 - A | 30 - A | 35 - E

2 comentários:

  1. Os exercícios apresentados no post é de extrema importância para o nosso aprendizado.

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