01. (VPNE - CFGS/ESA) O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Assinale a alternativa em que todos os autores são considerados do Arcadismo:
a) Cláudio Manoel da Costa - Tomás Antônio Gonzaga - Santa Rita Durão - Basílio da Gama.
b) Casimiro de Abreu - Joaquim Manuel de Macedo - Santa Rita Durão.
c) Augusto dos Anjos - Alphonsus de Guimaraens - Cláudio Manoel da Costa.
d) Aluísio Azevedo - Raul Pompeia - Casimiro de Abreu - Joaquim Manuel de Macedo.
e) Gregório de Matos - Raimundo Correia - Vicente de Carvalho - Tomás Antônio Gonzaga.
Assinale a alternativa em que todos os autores são considerados do Arcadismo:
a) Cláudio Manoel da Costa - Tomás Antônio Gonzaga - Santa Rita Durão - Basílio da Gama.
b) Casimiro de Abreu - Joaquim Manuel de Macedo - Santa Rita Durão.
c) Augusto dos Anjos - Alphonsus de Guimaraens - Cláudio Manoel da Costa.
d) Aluísio Azevedo - Raul Pompeia - Casimiro de Abreu - Joaquim Manuel de Macedo.
e) Gregório de Matos - Raimundo Correia - Vicente de Carvalho - Tomás Antônio Gonzaga.
02. (MACKENZIE) É traço relevante na caracterização do estilo de época a
que pertencem os poemas de Cláudio Manoel da Costa,
EXCETO:
a) a valorização do locus amoenus.
b) a poesia bucólica.
c) a utilização de pseudônimos pastoris.
d) a busca da aurea mediocritas.
e) a repulsa à tradição clássica da poesia
a) a valorização do locus amoenus.
b) a poesia bucólica.
c) a utilização de pseudônimos pastoris.
d) a busca da aurea mediocritas.
e) a repulsa à tradição clássica da poesia
03. (AFA) O Arcadismo alcançou, no Brasil, sua representação máxima com:
a) Santa Rita Durão e Basílio da Gama.
b) Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga.
c) Basílio da Gama e Cláudio Manuel da Costa.
d) Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.
04. (MACKENZIE) Na composição poética árcade, a natureza é tratada:
a) como uma lembrança da pátria da qual foram exilados.
b) como um refúgio da vida atribulada das metrópoles do século XIX.
c) como um prolongamento do estado emocional do poeta.
d) como um local em que se busca a vida simples, pastoril e bucólica.
e) como uma fonte para o retrato crítico às desigualdades sociais.
05. (FATEC) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:
a) tem suas fontes nos antigos autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e as formas;
b) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusa a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa;
c) nos legou os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro;
d) norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor:
e) apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos do poder da Coroa Portuguesa.
06. (USC) Por sua temática, O Uraguai, de Basílio da Gama, pode ser considerado um poema:
a) épico;
b) lírico;
c) satírico;
d) de escárnio;
e) de profecia.
a) épico;
b) lírico;
c) satírico;
d) de escárnio;
e) de profecia.
07. (UFRN)
"Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado,
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelos e dos sóis queimado.
Das brasas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs e que me visto."
Pelas características de estilo, o texto acima deve ser atribuído a autor
a) naturalista.
b) simbolista.
c) romântico.
d) moderno.
e) arcádico.
a) naturalista.
b) simbolista.
c) romântico.
d) moderno.
e) arcádico.
08. (FAMERP) Predomina neste movimento uma tônica mais
cosmopolita, intimamente ligada às modas literárias da
Europa, desejando pertencer ao mesmo passado cultural
e seguir os mesmos modelos, o que permitiu incorporar os
produtos intelectuais da colônia inculta ao universo das
formas superiores de expressão. Ao lado disso, tal
movimento continuou os esboços particularistas que
vinham do passado local, dando importância relevante
tanto ao índio e ao contato de culturas, quanto à descrição
da natureza, mesmo que fosse em termos clássicos.
(Antonio Candido.
Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
a) Romantismo.
b) Classicismo.
c) Naturalismo.
d) Barroco.
e) Arcadismo.
09. São características do Arcadismo:
a) Relato do cotidiano e nacionalismo.
b) Idealização da arte pela arte.
c) Bucolismo e idealização da mulher.
d) Dualismo e riqueza de detalhes.
e) Nacionalismo e pessimismo.
10. O Arcadismo no Brasil surgiu em 1768. Que obra marcou o seu início?
a) “Missal”, de Cruz e Souza.
b) “O Mulato”, de Aluísio de Azevedo.
c) “Fanfarras”, de Teófilo Dias.
d) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães
e) “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa.
a) “Missal”, de Cruz e Souza.
b) “O Mulato”, de Aluísio de Azevedo.
c) “Fanfarras”, de Teófilo Dias.
d) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães
e) “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa.
11. (MACK-SP) Assinale a alternativa em que aparece uma característica imprópria do Arcadismo.
a) Bucolismo.
b) Presença de entidades mitológicas.
c) Exaltação da natureza.
d) Tranquilidade no relacionamento amoroso.
e) Evasão na morte.
a) Bucolismo.
b) Presença de entidades mitológicas.
c) Exaltação da natureza.
d) Tranquilidade no relacionamento amoroso.
e) Evasão na morte.
12. (PUCC-SP)
"Acaso são estes
os sítios formosos,
aonde passava
os anos gostosos?
São estes os prados,
aonde brincava,
enquanto pastava,
o manso rebanho
que Alceu me deixou?"
Os versos acima, de Tomás Antônio Gonzaga, são expressão de um momento estético em que o poeta:
a) buscava expressão para o sentimento religioso associado à natureza, revestindo frequentemente o poema do tom solene da meditação.
b) tentava exprimir a insatisfação do mundo contemporâneo, dava grande ênfase à vida sentimental, tornando o coração a medida mais exata de sua existência.
c) buscava a "naturalidade". O que havia de mais simples, mais "natural", que a vida dos pastores e a contemplação direta da natureza;
d) tinha predileção pelo soneto, exercitando a precisão descritiva e dissertativa, o jogo intelectual, a famosa "chave de ouro";
e) acentuava a busca da elegância e do requinte formal, perdendo-se na minúcia descritiva dos objetos raros: vasos, taças, leques.
a) buscava expressão para o sentimento religioso associado à natureza, revestindo frequentemente o poema do tom solene da meditação.
b) tentava exprimir a insatisfação do mundo contemporâneo, dava grande ênfase à vida sentimental, tornando o coração a medida mais exata de sua existência.
c) buscava a "naturalidade". O que havia de mais simples, mais "natural", que a vida dos pastores e a contemplação direta da natureza;
d) tinha predileção pelo soneto, exercitando a precisão descritiva e dissertativa, o jogo intelectual, a famosa "chave de ouro";
e) acentuava a busca da elegância e do requinte formal, perdendo-se na minúcia descritiva dos objetos raros: vasos, taças, leques.
13. Os escritores seguintes são os principais autores do Arcadismo:
a) Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.
b) Pero Vaz de Caminha, José de Anchieta, Pero de Magalhães Gândavo, Manuel da Nóbrega.
c) Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz.
d) Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador, Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica.
e) Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens.
a) Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.
b) Pero Vaz de Caminha, José de Anchieta, Pero de Magalhães Gândavo, Manuel da Nóbrega.
c) Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Rachel de Queiroz.
d) Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador, Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica.
e) Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens.
14. (VPNE - CFGS/ESA) - Qual das alternativas contém apenas obras do Arcadismo?
a) Triste Bahia, Os Sermões, Prosopopeia.
b) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.
c) Os Sertões, Canaã, Urupês.
d) Caramuru, O Uraguai, Marília de Dirceu.
e) Obras Poéticas, Auto da Compadecida, A Hora da Estrela.
a) Triste Bahia, Os Sermões, Prosopopeia.
b) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.
c) Os Sertões, Canaã, Urupês.
d) Caramuru, O Uraguai, Marília de Dirceu.
e) Obras Poéticas, Auto da Compadecida, A Hora da Estrela.
15. (UM-SP) Entende-se por literatura árcade:
a) a linha europeia de produção literária com linguagem rebuscada.
b) a linha europeia de produção literária que volta aos padrões clássicos.
c) a produção de poesia lírico-amorosa da geração byroniana.
d) a produção de poesia lírica nacional com retórica aprimorada.
e) a linha europeia que prega a "arte pela arte".
a) a linha europeia de produção literária com linguagem rebuscada.
b) a linha europeia de produção literária que volta aos padrões clássicos.
c) a produção de poesia lírico-amorosa da geração byroniana.
d) a produção de poesia lírica nacional com retórica aprimorada.
e) a linha europeia que prega a "arte pela arte".
16. (F.C.CHAGAS-BA) "A ciência e o racionalismo constituem as 'luzes' com que se costuma caracterizar o século. Razão que 'ilumina', que ilustra, que esclarece os homens, que os conduz ao progresso. Daí as palavras 'Iluminismo' e 'Ilustração', que caracterizam as manifestações culturais do momento, o conjunto de tendências características do século."
O texto refere-se:
a) ao século XVI, correspondente ao florescimento da literatura informativa no Brasil.
b) ao século XVII, momento em que se cultiva a literatura barroca.
c) ao século XVIII, época que se identifica com o Neoclassicismo.
d) às primeiras décadas do século XIX, quando se instaura o Realismo na literatura brasileira.
e) à última década do século XIX, correspondente à vigência da literatura simbolista.
O texto refere-se:
a) ao século XVI, correspondente ao florescimento da literatura informativa no Brasil.
b) ao século XVII, momento em que se cultiva a literatura barroca.
c) ao século XVIII, época que se identifica com o Neoclassicismo.
d) às primeiras décadas do século XIX, quando se instaura o Realismo na literatura brasileira.
e) à última década do século XIX, correspondente à vigência da literatura simbolista.
17. (FUVEST-SP)
"Por fim, acentua o polimorfismo cultural desta época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D.João VI para o Rio de Janeiro." (Massaud Moisés)
A época histórica a que se refere o crítico é a do:
a) Simbolismo
b) Arcadismo
c) Parnasianismo
d) Realismo
e) Romantismo
"Por fim, acentua o polimorfismo cultural desta época o fato de se desenrolarem acontecimentos historicamente relevantes, como a Inconfidência Mineira e a transladação da corte de D.João VI para o Rio de Janeiro." (Massaud Moisés)
A época histórica a que se refere o crítico é a do:
a) Simbolismo
b) Arcadismo
c) Parnasianismo
d) Realismo
e) Romantismo
18. (VUNESP-SP) Há no Arcadismo brasileiro uma obra satírica de forma epistolar que suscitou dúvidas de autoria durante mais de um século. Assinale abaixo a alternativa que apresente o nome correto dessa obra e seu autor mais provável.
a) reino da estupidez e Francisco de Melo Franco
b) Viola de Gereno e Domingos Caldas Barbosa
c) desertor e Manuel Inácio da Silva Alvarenga
d) Cartas chilenas e Tomás Antônio Gonzaga
e) os Bruzundangas e Lima Barreto
a) reino da estupidez e Francisco de Melo Franco
b) Viola de Gereno e Domingos Caldas Barbosa
c) desertor e Manuel Inácio da Silva Alvarenga
d) Cartas chilenas e Tomás Antônio Gonzaga
e) os Bruzundangas e Lima Barreto
19. (UFV) – Sobre o Arcadismo no Brasil, podemos afirmar que:
a) produziu obras de estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas, que refletem o conflito entre matéria e espírito.
b) não apresentou novidades, sendo mera imitação do que se fazia na Europa.
c) além das características europeias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional.
d) apresenta já completa ruptura com a literatura europeia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira.
e) presente sobretudo em obras de autores mineiros como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Basílio da Gama, caracteriza-se como expressão da angústia metafísica e religiosa desses poetas, divididos entre a busca da salvação e o gozo material da vida.
a) produziu obras de estilo rebuscado, pleno de antíteses e frases tortuosas, que refletem o conflito entre matéria e espírito.
b) não apresentou novidades, sendo mera imitação do que se fazia na Europa.
c) além das características europeias, desenvolveu temas ligados à realidade brasileira, sendo importante para o desenvolvimento de uma literatura nacional.
d) apresenta já completa ruptura com a literatura europeia, podendo ser considerado a primeira fase verdadeiramente nacionalista da literatura brasileira.
e) presente sobretudo em obras de autores mineiros como Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Basílio da Gama, caracteriza-se como expressão da angústia metafísica e religiosa desses poetas, divididos entre a busca da salvação e o gozo material da vida.
20. (FESP) Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo:
a)Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.
b) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período.
c) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade em um quadro idealizado.
d) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político.
e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé.
a)Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.
b) Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período.
c) Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade em um quadro idealizado.
d) Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político.
e) Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada a expressão de ter ou não fé.
21. (PUCC-SP) Pode-se afirmar que Marília de Dirceu e as Cartas chilenas são, respectivamente:
a) altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII.
b) exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII.
c) exemplos do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada "terceira geração".
d) altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca.
e) expressões menores da prosa e da poesia de nosso Arcadismo, cultivadas no interior das Academias.
a) altas expressões do lirismo amoroso e da sátira política, na literatura do século XVIII.
b) exemplos da poesia biográfica e da literatura epistolar cultivadas no século XVII.
c) exemplos do lirismo amoroso e da poesia de combate, cultivados sobretudo pelos poetas românticos da chamada "terceira geração".
d) altas expressões do lirismo e da sátira da nossa poesia barroca.
e) expressões menores da prosa e da poesia de nosso Arcadismo, cultivadas no interior das Academias.
22. (UECE) Considerando que, durante o Barroco, os poetas escreviam praticamente para si mesmos e que, no Arcadismo, a intenção é divulgar as ideias em textos acessíveis ao maior número de leitores, identifique as características desses estilos, listadas a seguir, escrevendo (1) para as características do Barroco e (2) para as características do Arcadismo.
(___) Volta à Idade Média.
(___) Volta ao Renascimento.
(___) Autêntico, ainda que paradoxal.
(___) Celeste, espiritual, místico.
(___) Campestre, pastoril, bucólico.
(___) Todo conhecimento vem da experiência e da reflexão.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 2, 1, 2, 1, 2, 1.
b) 1, 2, 2, 1, 2, 2.
c) 2, 2, 1, 2, 1, 1.
d) 1, 2, 1, 1, 2, 2.
e) 2, 2, 1, 1, 2, 2.
(___) Volta à Idade Média.
(___) Volta ao Renascimento.
(___) Autêntico, ainda que paradoxal.
(___) Celeste, espiritual, místico.
(___) Campestre, pastoril, bucólico.
(___) Todo conhecimento vem da experiência e da reflexão.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 2, 1, 2, 1, 2, 1.
b) 1, 2, 2, 1, 2, 2.
c) 2, 2, 1, 2, 1, 1.
d) 1, 2, 1, 1, 2, 2.
e) 2, 2, 1, 1, 2, 2.
23. (CEETPS) Bucolismo; vida simples; refúgio na natureza; pastores, retomada de valores da antiguidade clássica greco-latina. Essas expressões caracterizam:
a) a poesia romântica, cuja expressão primeira no Brasil, está na "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias.
b) a prosa naturalista, representada pelas obras de Aluísio Azevedo.
c) a prosa modernista, especialmente o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.
d) Parnasianismo, cuja expressão máxima está na poesia de Olavo Bilac.
e) a poesia do Arcadismo, de que são representantes Cláudio Manuel da Costa e Thomás Antônio Gonzaga.
a) a poesia romântica, cuja expressão primeira no Brasil, está na "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias.
b) a prosa naturalista, representada pelas obras de Aluísio Azevedo.
c) a prosa modernista, especialmente o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.
d) Parnasianismo, cuja expressão máxima está na poesia de Olavo Bilac.
e) a poesia do Arcadismo, de que são representantes Cláudio Manuel da Costa e Thomás Antônio Gonzaga.
24. (UFViçosas-MG) Sobre o Arcadismo, anotamos:
1) desenvolvimento do gênero lírico, em que os poetas assumem postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado.
2) composição do poema "Vila Rica" por Cláudio Manoel da Costa, o Glauceste Satúrnio.
3) predomínio da tendência mística e religiosa, expressiva da busca do transcendente.
4) propagação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político, atribuídos a Tomás Antônio Gonzaga.
5) presença de metáforas da mitologia grega na poesia lírica, divulgando as idéias dos inconfidentes.
Considerando as anotações anteriores, assinale a alternativa correta.
a) Apenas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Apenas 2 e 4 são falsas.
c) Apenas 2 e 5 são verdadeiras.
d) Apenas 3 e 5 são falsas.
e) Todas são verdadeiras.
1) desenvolvimento do gênero lírico, em que os poetas assumem postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado.
2) composição do poema "Vila Rica" por Cláudio Manoel da Costa, o Glauceste Satúrnio.
3) predomínio da tendência mística e religiosa, expressiva da busca do transcendente.
4) propagação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político, atribuídos a Tomás Antônio Gonzaga.
5) presença de metáforas da mitologia grega na poesia lírica, divulgando as idéias dos inconfidentes.
Considerando as anotações anteriores, assinale a alternativa correta.
a) Apenas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Apenas 2 e 4 são falsas.
c) Apenas 2 e 5 são verdadeiras.
d) Apenas 3 e 5 são falsas.
e) Todas são verdadeiras.
25. (UFViçosa-MG) Considere as afirmações a respeito do Arcadismo brasileiro. Todas as alternativas estão corretas, exceto:
a) Empreendeu uma minuciosa análise do personagem, revelando-nos claramente os traços de seu corpo e de sua alma.
b) Vivenciou uma expressiva transformação social, sendo fortemente marcado pelos ideais político-filosóficos do enciclopedismo francês.
c) Confirmou um dos princípios ideológicos do Iluminismo, por uma forte preocupação com a ciência e com o raciocínio.
d) Sob o ponto de vista literário reagiu contra o Barroco, retomando a simplicidade e o bucolismo dos clássicos.
e) Foi o movimento literário que se desenvolveu no século XVIII, quando o "saber" assumiu uma importância fundamental.
a) Empreendeu uma minuciosa análise do personagem, revelando-nos claramente os traços de seu corpo e de sua alma.
b) Vivenciou uma expressiva transformação social, sendo fortemente marcado pelos ideais político-filosóficos do enciclopedismo francês.
c) Confirmou um dos princípios ideológicos do Iluminismo, por uma forte preocupação com a ciência e com o raciocínio.
d) Sob o ponto de vista literário reagiu contra o Barroco, retomando a simplicidade e o bucolismo dos clássicos.
e) Foi o movimento literário que se desenvolveu no século XVIII, quando o "saber" assumiu uma importância fundamental.
26. (VPNE - CFGS/ESA) - Ao contrastar a literatura árcade e a romântica, é possível observar a permanência da seguinte característica:
a) apelo à natureza como valor supremo e refúgio para o homem infeliz.
b) busca do equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-latinos, diretamente ou através dos modelos renascentistas.
c) gosto pelas formas poéticas e metros populares, como a canção e o verso redondilho.
d) visão pessoal da realidade, que varia conforme o estado de espírito do indivíduo.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
a) apelo à natureza como valor supremo e refúgio para o homem infeliz.
b) busca do equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-latinos, diretamente ou através dos modelos renascentistas.
c) gosto pelas formas poéticas e metros populares, como a canção e o verso redondilho.
d) visão pessoal da realidade, que varia conforme o estado de espírito do indivíduo.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
27. (VPNE - CFGS/ESA) - Considerando as particularidades dos estilos de época evidenciadas nos estudos da Literatura Brasileira, é CORRETO afirmar que
a) o Arcadismo caracterizou-se por sua ligação com o Iluminismo, pela imitação dos clássicos, pela celebração do racionalismo, da natureza campestre e vida pastoril.
b) o Realismo caracterizou-se pelo individualismo e subjetivismo; pelo culto à natureza, à imaginação e à fantasia; pela valorização da liberdade de expressão.
c) o Romantismo caracterizou-se pela objetividade, a verossimilhança, pela análise psicológica e social, pelo predomínio do urbano e pela busca da perfeição formal.
d) o Simbolismo caracterizou-se pela objetividade e impassibilidade; valorizava a verdade, a beleza e a forma (métrica e rima) na descrição de objetos e Antiguidade greco-romana.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
a) o Arcadismo caracterizou-se por sua ligação com o Iluminismo, pela imitação dos clássicos, pela celebração do racionalismo, da natureza campestre e vida pastoril.
b) o Realismo caracterizou-se pelo individualismo e subjetivismo; pelo culto à natureza, à imaginação e à fantasia; pela valorização da liberdade de expressão.
c) o Romantismo caracterizou-se pela objetividade, a verossimilhança, pela análise psicológica e social, pelo predomínio do urbano e pela busca da perfeição formal.
d) o Simbolismo caracterizou-se pela objetividade e impassibilidade; valorizava a verdade, a beleza e a forma (métrica e rima) na descrição de objetos e Antiguidade greco-romana.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
28. (VPNE - CFGS/ESA) - Há um elemento estético/literário COMUM ao Barroco e ao Arcadismo em:
a) Racionalismo; equilíbrio.
b) Dramaticidade; subjetivismo.
c) Culto do contraste; simplicidade.
d) Consciência do efêmero; valorização do tempo presente.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
a) Racionalismo; equilíbrio.
b) Dramaticidade; subjetivismo.
c) Culto do contraste; simplicidade.
d) Consciência do efêmero; valorização do tempo presente.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
29. (FADURPE) - Tomás Antônio Gonzaga foi um dos maiores escritores árcades da segunda metade do século XVIII no Brasil.
A sua obra encerra a poesia, um Tratado de Direito Natural e a sátira política. Dentre as obras assinaladas abaixo, quais foram frutos do seu talento literário?
a) Marília de Dirceu e Glaura.
b) Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.
c) Cartas Chilenas e o Uraguai.
d) Marília de Dirceu e o Caramuru.
e) Uraguai e o Caramuru.
A sua obra encerra a poesia, um Tratado de Direito Natural e a sátira política. Dentre as obras assinaladas abaixo, quais foram frutos do seu talento literário?
a) Marília de Dirceu e Glaura.
b) Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.
c) Cartas Chilenas e o Uraguai.
d) Marília de Dirceu e o Caramuru.
e) Uraguai e o Caramuru.
30. (FADURPE) - No Brasil, o arcadismo foi não apenas uma escola literária que predominou ao longo de toda a segunda metade do século XVIII, mas também um dos pontos mais altos da literatura em língua portuguesa. Sobre a estética árcade e a sua poética, é correto afirmar o que segue.
1) Há uma busca pelo natural e pelo simples.
2) Há uma busca por temas bucólicos.
3) Há uma busca pelo claro e pelo regular.
4) Exalta-se a natureza pátria e os valores nacionais.
5) A cidade e a vida urbana são as matérias dos poetas.
Estão corretas, apenas
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 4.
c) 2, 3 e 5.
d) 1, 2 e 3.
e) 3, 4 e 5.
1) Há uma busca pelo natural e pelo simples.
2) Há uma busca por temas bucólicos.
3) Há uma busca pelo claro e pelo regular.
4) Exalta-se a natureza pátria e os valores nacionais.
5) A cidade e a vida urbana são as matérias dos poetas.
Estão corretas, apenas
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2 e 4.
c) 2, 3 e 5.
d) 1, 2 e 3.
e) 3, 4 e 5.
01 - A 02 - E 03 - D 04 - D 05 - B 06 - A 07 - E 08 - E 09 - C 10 - E |
11 - E 12 - C 13 - A 14 - D 15 - B 16 - C 17 - B 18 - D 19 - C 20 - E |
21 - A 22 - D 23 - E 24 - D 25 - A 26 - A 27 - A 28 - D 29 - B 30 - D |
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ResponderExcluir21 DE 25!!
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ResponderExcluir22/25 pra cima
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ResponderExcluirO gabarito da questão 9 está correto?
ResponderExcluir20/25 😭
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ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho.
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