Vamos analisar cada uma das afirmações com atenção, com base no conhecimento geográfico e legal sobre a formação territorial brasileira:
Afirmativa I
"De acordo com a Constituição Federal de 1988, a faixa de até 150 km (cento e cinquenta quilômetros) de largura, ao longo das fronteiras terrestres, é conhecida como Faixa de Fronteira e é considerada fundamental para defesa do território nacional."
- Correta.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 20, parágrafo 2º, realmente define a Faixa de Fronteira como uma faixa de até 150 km de largura, considerada fundamental para a defesa do território nacional.
Afirmativa II
"O mar territorial brasileiro compreende uma faixa de doze milhas (22 km) marítima de largura, medidas a partir da linha de baixa-mar do litoral continental e insular, tal como indicada nas cartas náuticas de grande escala, reconhecidas oficialmente no Brasil."
- Correta.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), da qual o Brasil é signatário, o mar territorial é uma faixa de até 12 milhas náuticas (aproximadamente 22 km) a partir da linha de baixa-mar. A descrição está tecnicamente correta.
Afirmativa III
"A zona econômica exclusiva brasileira compreende uma faixa que se estende das doze às duzentas milhas marítimas, contadas a partir das linhas de base que servem para medir a largura do mar territorial."
- Correta.
A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil, conforme a CNUDM, vai de 12 até 200 milhas náuticas, contadas a partir das linhas de base. Nessa área, o país tem direitos para exploração econômica dos recursos naturais. Está perfeitamente descrito.
Afirmativa IV
"As fronteiras terrestres do Brasil são as maiores da América do Sul, mas não chegam a todos os países, ficando sem limites com o Chile e o Equador."
- Correta.
O Brasil tem fronteiras terrestres com 10 dos 12 países da América do Sul, não fazendo fronteira com o Chile e o Equador. Isso também é verdade.
boa revisão!!
ResponderExcluirse vim algo assim, estou safo!!
padrão🫡🪖