➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NÃO PERDERÃO A QUALIDADE QUANDO ACESSADAS NO COMPUTADOR/NOTEBOOK.

29 de setembro de 2025

(ESA 2025 - CFGS 2026 – 27) - QUESTÃO

"O elemento crucial na manufatura do açúcar foram os escravos. Suas condições de vida e trabalho são fundamentais para explicar a natureza da sociedade que se originou da economia açucareira. 
(SCHWARTZ, Stuart. Segredos internos: engenhose escravos na sociedade colonial, 1550-1835. São Paulo: Companhia das Letras. 1988. p. 122)

A escravidão foi uma das bases das atividades desenvolvidas durante o periodo colonial no Brasil, tendo deixado raizes que marcaram a sociedade brasileira mesmo após a abolição da escravatura no final do século XIX. Essa dinâmica, com o predomínio da mão de obra africana, marca um traço distintivo da colonização portuguesa. Neste sentido, diversas são as razões apontadas pelos historiadores para a escolha da mão de obra africana como base do sistema escravista colonial. Dentre os enunciados abaixo, assinale a alternativa que apresenta uma razão incorreta para este predominio: 
Ⓐ Vários setores da Igreja e da Coroa opunham-se à escravização indígena, fato que não ocorria em relação aos africanos.
Ⓑ Os africanos eram naturalmente predispostos ao cativeiro, elemento tradicional de sua cultura, ao passo que os indigenas brasileiros desconheciam qualquer forma de servidão.
Ⓒ s epidemias que afetaram a população indigena ao entrarem em contato como colonizador levou os senhores a considerarem arriscado o investimento na mão de obra nativa.
Ⓓ O tráfico negreiro gerou um lucrativo negócio cujos rendimentos iam para a metrópole, seja para os negociantes envolvidos ou seja através do pagamento de impostos à Coroa.
Ⓔ Os indigenas do sexo masculino não estavam adaptados ao trabalho na lavoura, caracterizando assim uma barreira cultural dificil de ser rompida pelo colonizador.

A alternativa incorreta entre as apresentadas é: Os africanos eram naturalmente predispostos ao cativeiro, elemento tradicional de sua cultura, ao passo que os indígenas brasileiros desconheciam qualquer forma de servidão.

Essa afirmação é incorreta e baseada em um argumento racista e anacrônico, que ignora a complexidade das sociedades africanas e indígenas. Vamos analisar por partes:

  • A ideia de que os africanos eram "naturalmente predispostos ao cativeiro" é uma falsa premissa historicamente utilizada para justificar a escravidão, mas sem qualquer base científica ou antropológica.

  • Muitas sociedades africanas eram complexas, com diferentes formas de organização social e política, e embora houvesse formas de servidão interna, elas não se assemelhavam à escravidão brutal praticada nas Américas.

  • Quanto aos povos indígenas, embora muitas tribos não tivessem uma estrutura social baseada em servidão como a europeia, algumas conheciam formas de cativeiro, como prisioneiros de guerra ou rituais. Portanto, dizer que "desconheciam qualquer forma de servidão" é uma generalização equivocada.

As demais alternativas estão corretas:

  • A) Verdadeira – De fato, havia forte resistência à escravização indígena por parte de setores da Igreja e da Coroa.

  • C) Verdadeira – As epidemias dizimaram populações indígenas, tornando o investimento em mão de obra africana mais “seguro” do ponto de vista econômico para os colonizadores.

  • D) Verdadeira – O tráfico negreiro era altamente lucrativo e beneficiava diretamente a metrópole.

  • E) Verdadeira – Havia uma percepção europeia (embora carregada de preconceito) de que os indígenas não se adaptavam bem ao trabalho agrícola forçado, o que foi usado como justificativa para a substituição por africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA