QUESTÃO

Sobre as Monções, um importante acontecimento do período colonial é correto afirmar que:

a) foram expedições que usavam o rio Tietê para penetrar no território brasileiro, que resultaram na descoberta de minas na região dos atuais estados de Mato Grosso e Goiás no século XVIII. 
b) eram incursões dos bandeirantes pelo interior do continente usando o rio São Francisco, tendo como objetivo o aprisionamento de índios no decorrer do século XVIII. 
c) eram rotas, utilizadas pelos tropeiros, para abastecer as regiões de minas de ouro em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais com produtos alimentícios e mulas para as atividades auríferas. 
d) foram um caminho, descoberto pelos bandeirantes, entre a região paulista e as minas de ouro existentes na atual região de Minas Gerais, e supervisionado pelo governo português. 
e) foram movimentos organizados pelo governo português no século XVII visando aumentar o território brasileiro e integrar novas regiões, como o centro-oeste, ricas em ouro e diamantes.

________________________________________________________
Resposta comentada
As Monções eram expedições fluviais, verificadas principalmente no século XVIII, que partindo da Capitania de São Paulo, dirigiam-se sobretudo para os atuais territórios do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e, secundariamente, Goiás. O percurso mais habitual partia de Porto Feliz, em São Paulo, descia o rio Tietê e parte do rio Paraná e subia o rio Pardo até a região de Camapuã, no atual Mato Grosso do Sul. Aí havia um “varadouro” em que as canvas eram levadas por terra até o rio Taquari, seguindo depois pelos rios Paraguai e Cuiabá até a região da atual capital mato-grossense. É importante lembrar que, ao contrário do que diz a alternativa não foi através das Monções que se descobriu ouro em Mato Grosso e Goiás. Elas, na realidade, serviram como meio de comunicação e transporte entre São Paulo e o Centro-Oeste, depois da descoberta das jazidas nessa região. 
Resposta: A


Um comentário: