QUESTÃO

Assinale o período composto por oração subordinada substantiva objetiva direta: 

a) “Mesmo quem passa por experiências de impacto decisivo, como ganhar na loteria ou perder uma perna, costuma voltar a seu estado natural de satisfação.” 
b) “Por isso, tanta gente parece feliz à toa, enquanto tantos outros não perdem uma oportunidade de reclamar da existência.” 
c) “O texto, conduzido com uma dose incomum de bom humor, inteligência e perspicácia, contradiz várias noções normalmente tidas como verdade pela maior parte das pessoas.” 
d) “Ser feliz é provavelmente o maior desejo de todo ser humano.” 
e) “Nada disso quer dizer que os cientistas tenham descoberto a fórmula mágica...”

________________________________________________________
Resposta comentada
O verbo “dizer” (na locução verbal “quer dizer”) é transitivo direto. A oração introduzida pela conjunção integrante “que” está funcionando como objeto direto desse verbo. Trata-se, pois, de oração subordinada substantiva objetiva direta. A oração anterior é principal e o período é composto por subordinação. 
Resposta: E


3 comentários:

  1. Fui por eliminação, as questões de cima não fazem sentido

    ResponderExcluir
  2. Uma oração substantiva sempre é iniciado por uma conjunção integrante e ela sempre pode ser substituída por "ISSO". Na alternativa "E" podemos reparar isso. "Nada disso quer dizer que...", "Nada disso quer dizer isso". Fazendo essa macete sempre dá para achar a oração substantiva, só é preciso que faça sentido substituir o "que" pelo "isso".

    ResponderExcluir
  3. quando vemos o verbo dizer , nos sempre perguntamos ao verbo, quer dizer '' oque?''
    assim podemos ver se e um objeto direto ou indireto , se fosso por exemplo o verbo ''assistir'' no sentido de ver , sempre se vem essa pergunta '' assistiu a oque?'' assim podemos dizer que por exemplo ''assistiu ao filme'' sendo o ''ao''=preposição a + artigo o , pois o substantivo filme e masculino... Bons estudos e nunca desista meu caro!!!

    ResponderExcluir