01. QUESTÃO - Verifica-se expressão empregada em sentido figurado no
seguinte trecho:
a) “anunciou aos quatro ventos que não atenderia”
b) “ia decidir por si todos os casos e questões”
c) “o doutor teve notícia de que um moço o procurava”
d) “Vossa excelência há de perdoar-me o incômodo”
e) “O senhor deve fazer-se recomendar”
a) “anunciou aos quatro ventos que não atenderia”
b) “ia decidir por si todos os casos e questões”
c) “o doutor teve notícia de que um moço o procurava”
d) “Vossa excelência há de perdoar-me o incômodo”
e) “O senhor deve fazer-se recomendar”
02. QUESTÃO - “Deu ordem a um contínuo que o fizesse entrar.”
Ao se transpor esse trecho para o discurso direto,
o verbo “fizesse” assume a seguinte forma:
a) fizera.
b) faria.
c) faz.
d) faça.
e) fazei.
03. QUESTÃO - “É mal de enigmas não se decifrarem a si próprios.
Carecem de argúcia alheia que os liberte de sua confusão
amaldiçoada.”
Os termos sublinhados constituem, respectivamente,
a) pronome, pronome, artigo.
b) pronome, preposição, pronome.
c) conjunção, preposição, pronome.
d) conjunção, pronome, pronome.
d) pronome, preposição, artigo.
04. QUESTÃO - Em “Aquele, todavia, em nada se assemelha às imagens
trituradas pela experiência, prisioneiras do hábito ou
domadas pelo instinto imemorial das pedras”, o termo sublinhado pode ser substituído,
sem prejuízo para o sentido do texto, por:
a) por conseguinte.
b) sem dúvida.
c) inclusive.
d) além disso.
e) não obstante.
05. QUESTÃO - “Um observador social, que observava socialmente,
não se conteve, saiu de sua observação e disse a Gazara:
– Como pode um sexagenário se humilhar de maneira
tão humilhante e se curvar de maneira tão curvante pra
conseguir que um idiota lhe empreste umas míseras gotas
de sua liquidez?”
Contribui para o humor desse trecho o recurso reiterado
a) ao paradoxo.
b) à antítese.
c) à hipérbole.
d) ao pleonasmo.
e) ao eufemismo.
06. QUESTÃO - Em “– Não foi por nada, respondeu Capitu, depois de
alguma hesitação... Para que bulir nisso?”,
o termo sublinhado está empregado na acepção de
a) “falar sobre, mencionar”, como em: “melhor é nem
bulir nesse assunto”.
b) “mover ou agitar de leve”, como em: “sem nem bulir
a cabeça, disse que não”.
c) “tocar em (algo ou alguém)”, como em: “não bula no
armário até eu voltar”.
d) “causar incômodo ou apoquentar”, como em: “deixe-o em paz, não vá bulir com ele”.
e) “fazer caçoada; brincar; zombar”, como em: “passa o
dia bulindo com o avô”.
07. QUESTÃO - “– Está bom, acabou, disse eu”
Transposto para o discurso indireto, o trecho assume a
seguinte redação:
a) Eu disse que estaria bom, que acabaria.
b) Eu disse que estaria bom, que tinha acabado.
c) Eu disse que estava bom, que acabasse.
d) Eu disse que estava bom, que tinha acabado.
e) Eu disse que estaria bom, que acabasse.
08. QUESTÃO - “Para aliviar o medo da morte e a dor de perder uma
pessoa amada, as religiões do Leste e do Oeste transformaram o fim da vida em um evento que vai muito além
da mera incapacidade de um corpo continuar a
funcionar.”
No contexto em que se insere, o trecho sublinhado
expressa ideia de
a) consequência.
b) concessão.
c) proporção.
d) causa.
e) finalidade.
09. QUESTÃO - Ao se transpor a oração “a mudança de uma forma de
vida em comum para outra não foi planejada por nenhum
desses indivíduos” para a voz ativa, a locução verbal
sublinhada assume a seguinte forma:
a) planejaram.
b) planejariam.
c) planejaria.
d) planejara.
e) planejou.
10. QUESTÃO - “Eu quero amor feinho.”
O verbo sublinhado é transitivo direto, assim como o
verbo sublinhado em:
a) “Amor feinho não olha um pro outro.”
b) “não teologa mais.”
c) “Uma vez encontrado é igual fé,”
d) “Amor feinho é bom porque não fica velho.”
e) “Planta beijo de três cores ao redor da casa”
11. QUESTÃO - “soltava a rédea ao cavalo e ele voltava direitinho para
casa”
O termo sublinhado tem sentido e função sintática
semelhantes ao termo sublinhado em:
a) Bianca sempre faz direito sua lição de casa.
b) André acordou hoje com o pé direito.
c) Carlos nunca foi um homem direito.
d) Denise considera que é seu direito rebelar-se contra um
opressor.
e) Ernesto vestiu a camisa pelo avesso porque o direito
estava sujo.
12. QUESTÃO - “O criminoso pode alegar que foi o segundo eu o autor do
crime.”
(Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas, 1990.)
Transpondo-se para a voz passiva a oração centrada na
locução verbal sublinhada, surge a forma verbal:
a) pôde ser alegado.
b) pode alegar.
c) é alegado.
d) pode ser alegado.
e) foi alegado.
13. QUESTÃO - O trecho “era um homem modesto, disse ao xá” foi construído em discurso indireto. Ao se
adaptar tal trecho para o discurso direto, o verbo “era”
assume a seguinte forma:
a) serei.
b) fui.
c) seria.
d) fosse.
e) sou.
14. QUESTÃO - “Santo Agostinho, que pregava aos homens, para
encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos
peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão
feio e abominável é, quero que o vejais nos homens.”
Nas duas ocorrências, o termo “para” estabelece relação
de
a) consequência.
b) conformidade.
c) proporção.
d) finalidade.
e) causa
15. QUESTÃO - Em “Perguntei a minha cozinheira o que pensava sobre o
assunto”, o termo em destaque constitui
a) um pronome.
b) uma conjunção.
c) um advérbio.
d) um artigo.
e) uma preposição.
16. QUESTÃO - “O décimo terceiro tiro me assassina — porque eu sou o
outro.” Em relação à oração que a precede, a oração destacada
tem sentido de
a) consequência.
b) conclusão.
c) alternância.
d) causa.
e) finalidade.
17. QUESTÃO - “Até que treze tiros nos acordam, e com horror digo tarde
demais – vinte e oito anos depois que Mineirinho nasceu
– que ao homem acuado, que a esse não nos matem.”
Os termos “a esse” e “nos” constituem, respectivamente,
a) objeto indireto e objeto direto.
b) objeto indireto e objeto indireto.
c) objeto direto preposicionado e objeto direto.
d) objeto direto preposicionado e objeto indireto.
e) objeto direto e objeto indireto.
18. QUESTÃO - Em “Assim, eles constituem uma zona fronteiriça, de
transição, menos carregada, em alguns casos, desse
europeísmo que, não obstante, mantêm como um
patrimônio necessário.”, a expressão
destacada pode ser substituída, sem prejuízo para o
sentido do texto, por
a) contudo.
b) além disso.
c) assim sendo.
d) portanto.
e) ainda bem.
19. QUESTÃO - “Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus
gestos, deram crédito às suas palavras.”
Em relação à oração que a sucede, a oração destacada tem
sentido de
a) causa.
b) conclusão.
c) proporção.
d) consequência.
e) comparação.
20. QUESTÃO - “Quanto à inveja, pregou friamente que era a virtude
principal, origem de prosperidades infinitas; virtude
preciosa, que chegava a suprir todas as outras, e ao
próprio talento.”
Os termos em destaque constituem, respectivamente,
a) um pronome e um artigo.
b) uma conjunção e um artigo.
c) um artigo e uma preposição.
d) um pronome e uma preposição.
e) um artigo e uma conjunção.
01- Resolução: A - A expressão “aos quatro ventos” é empregada em
sentido figurado, é metafórica, apresenta o campo
semântico de divulgar sem restrição de espaço e
espalhar para todos um propósito ou uma notícia.
02- Resolução: D - Em discurso direto, o pretérito imperfeito do
subjuntivo passa a imperativo:
Deu ordem a um contínuo:
– Faça-o entrar.
03- Resolução: B - O verbo “decifrar-se” é pronominal, porque vem
acompanhado de pronome, como é o caso do “se”: os
enigmas não se decifrarem a si mesmos. O “a” é
preposição exigida pelo verbo “decifrar-se”. O termo
“os” é pronome, pois retoma “enigmas” e funciona
sintaticamente como objeto direto da forma verbal
“liberte”.
04- Resolução: E - A palavra "todavia" classifica-se como conjunção
coordenada sindética adversativa, tendo significação
opositiva. Substituindo-se esse conectivo pela
expressão "não obstante", mantém-se o mesmo
sentido.
05- Resolução: D - Há pleonasmo na repetição enfática de “curvar de
maneira tão curvante”.
06- Resolução: A - O termo “bulir”, no contexto, refere-se a “falar sobre
algo”, mas antecedida de “nem”, que tem sentido negativo, significa que Capitu não deseja mais retornar
ao tópico anterior de sua conversa com Bentinho.
07- Resolução: D - Na passagem do discurso direto para o indireto, o
verbo no presente “está” passa para pretérito imperfeito “estava” e o verbo conjugado no perfeito
(acabou”), para o mais-que-perfeito (tinha acabado).
08- Resolução: E - A oração sublinhada indica ideia de finalidade, é
subordinada adverbial reduzida de infinito final.
09- Resolução: E - Na voz ativa, o verbo planejar deve ir para o pretérito
perfeito do indicativo, já que o verbo auxiliar da voz
passiva está no mesmo tempo verbal (“foi planeja da”).
10- Resolução: E - No enunciado o verbo “querer” é transitivo direto e
tem como objeto direto “amor feinho”. O mesmo
ocorre em “planta beijo”, em que “beijo” é objeto
direto do verbo “plantar”.
Em a , “um pro outro” é adjunto adverbial de lugar;
em b, “teologa” é verbo intransitivo, ou seja, não tem
complemento verbal; em c e d, os verbos são de
ligação, assim “ igual fé” e “velho” são predicativos
do sujeito.
11- Resolução: A - “Direitinho” é um advérbio que modifica o verbo
“voltar”. Sabe-se que o advérbio é palavra invariável,
portanto não deveria ter sufixo diminutivo “inho”.
Porém, no Brasil, o advérbio é muitas vezes
empregado com valor afetivo: depressinha, rapidinho
etc. É o que ocorre na frase do enunciado, sendo
também advérbio “direito” (corretamente) que
modifica o verbo “fazer”.
12- Resolução: D - Na passagem para a voz passiva analítica, deve-se
manter o tempo verbal da locução “pode alegar” e
introduzir o verbo “ser” obrigatório nessa passagem,
além do sujeito “o criminoso” passar a agente da
passiva:
Pode ser alegado pelo criminoso que foi o segundo eu
o autor do crime.
13- Resolução: E - O verbo conjugado no imperfeito do indicativo era,
passa para o presente do indicativo sou, na
transposição do discurso indireto para o direto, pois
desse modo se mantém o aspecto durativo.
14- Resolução: D - Em ambos os casos, para introduz uma oração
subordinada adverbial que indica o objetivo, a
finalidade, da oração anterior.
15- Resolução: E - O termo “a” funciona morfologicamente como
preposição, porque liga o verbo transitivo indireto ao
seu objeto indireto: “minha cozinheira”.
16- Resolução: D - A oração iniciada pela conjunção subordinativa
porque tem valor causal em relação à principal.
17- Resolução: C - A expressão preposicionada “a esse” refere-se “ao
homem acuado”, funcionando como objeto direto
preposicionado do verbo matar: não matem ao homem
acuado. O pronome oblíquo nos funciona como objeto
direto, e também completa o sentido do verbo matar,
porque a narradora se identifica com o bandido
Mineirinho e o pronome nos refere-se a ambos:
narradora e personagem.
18- Resolução: A - A oração iniciada pela conjunção coordenativa
adversativa “não obstante” pode ser substituída pela
também adversativa “contudo”.
19- Resolução: A - A oração destacada estabelece relação de causa com a
oração posterior, que é a sua consequência.
20- Resolução: C - Em “a virtude”, o a é artigo definido porque antecede
um substantivo. Em “chegava a suprir”, o a é
preposição, uma vez que se encontra em uma locução
verbal.
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