21 de fevereiro de 2026

(IDECAN 2025) - QUESTÃO

“A derrota de duas expedições [das forças federais] municiadas com canhões e metralhadoras [...], provocou uma onda de protestos e de violência no Rio de Janeiro. [...] Uma expedição sob o comando do general Arthur Oscar, constituída de 8 mil homens e dotada de equipamento moderno, arrasou o arraial em agosto de 1897, após um mês e meio de luta. Seus defensores morreram em combate e, quando prisioneiros, foram degolados. Para os oficiais positivistas e os políticos republicanos, aquela tinha sido uma luta da civilização contra a barbárie. Na verdade, havia ‘barbárie’ em ambos os lados e mais entre aqueles homens instruídos que tinham sido incapazes de pelo menos tentar entender a gente sertaneja.”

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE, 1995. pp. 257-258.)

Identifique o conflito descrito no texto, considerando o contexto da Primeira República.
Ⓐ Revolta de Canudos.
Ⓑ Guerra do Contestado.
Ⓒ Revolta da Chibata.
Ⓓ Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
Ⓔ Revolução Federalista.


O trecho que você trouxe descreve: expedições federais enfrentando resistência no sertão, mortes de defensores em combate e degolados quando prisioneiros, além da referência a “arraial” e à visão dos positivistas e políticos republicanos como uma luta da civilização contra a barbárie. Esses elementos são característicos da Revolta de Canudos (1896–1897), liderada por Antônio Conselheiro no sertão da Bahia.
  • Foi um conflito durante a Primeira República entre o governo federal e a comunidade de Canudos.

  • As forças do governo usaram canhões, metralhadoras e várias expedições, sofrendo derrotas antes da vitória final em agosto de 1897.

  • A brutalidade e o massacre dos prisioneiros também são fatos históricos associados a Canudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário