30 de janeiro de 2026

(UPF) - QUESTÃO

A Revolução Federalista (1893-1895) foi um dos mais importantes episódios ocorridos no Rio Grande do Sul e que contribuiu para consolidar a República brasileira. Sobre este movimento, é possível afirmar:
 Os federalistas tinham como principal objetivo restaurar a Monarquia no Brasil, pois a forma republicana de governo estava levando o país à bancarrota.
Ⓑ Iniciou como um conflito entre facções políticas do Rio Grande do Sul pelo controle do governo estadual e acabou se transformando em um conflito nacional quando o presidente da República, Floriano Peixoto, apoiou uma das facções em luta.
 Um fator que também contribuiu para dar caráter nacional ao conflito foi a tentativa dos rio-grandenses de vinculá-lo à Revolta de Canudos para somar esforços na luta contra a República.
Ⓓ Foi um movimento que ficou mais no plano ideológico; ao defender os valores humanistas, pensavam os federalistas em obter o apoio da população brasileira dos outros estados.
 Um dos motivos da derrota dos federalistas é que eles restringiram o movimento armado ao Rio Grande do Sul.


A Revolução Federalista (1893–1895) começou como um conflito regional, envolvendo disputas políticas no Rio Grande do Sul entre:
  • os federalistas (maragatos), opositores do governo estadual, e

  • os republicanos (pica-paus), ligados a Júlio de Castilhos, então presidente do estado.

O conflito ganhou dimensão nacional quando o presidente da República, Floriano Peixoto, decidiu intervir e apoiar o governo estadual, enviando tropas federais. Isso transformou uma guerra regional em uma questão política de alcance nacional, fortalecendo o poder do governo central e ajudando a consolidar a República.

Por que as outras estão erradas?

  • A) Os federalistas não lutavam oficialmente pela restauração da Monarquia, mas por maior autonomia estadual.

  • C) Não houve articulação com a Revolta de Canudos.

  • D) Foi um conflito armado intenso, não apenas ideológico.

  • E) O movimento não ficou restrito ao RS; atingiu também Santa Catarina e Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário