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A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NÃO PERDERÃO A QUALIDADE QUANDO ACESSADAS NO COMPUTADOR/NOTEBOOK.
Fazer questões para concurso é uma das estratégias mais eficazes para quem quer realmente aprender e passar. Eis os principais motivos: ✅ 1. Você entende como a banca cobra o conteúdo. Cada banca tem um estilo. Fazendo questões, você aprende: nível de dificuldade; pegadinhas mais comuns; forma de interpretar o enunciado. ✅ 2. Melhora a fixação do conteúdo. Responder questões obriga o cérebro a resgatar informações, o que fortalece a memória muito mais do que apenas ler ou assistir aula. ✅ 3. Identifica suas falhas. Ao errar uma questão, você descobre exatamente: quais assuntos não domina; o que precisa revisar; onde está perdendo pontos. Isso deixa o estudo mais estratégico. ✅ 4. Aumenta a velocidade e a precisão. Concursos têm tempo limitado. Treinar com questões te ajuda a: responder mais rápido; ganhar confiança; evitar travar na prova. ✅ 5. Adapta o seu cérebro ao “modo prova”. Quanto mais familiaridade você tem com o formato de prova, menos ansiedade e mais foco você terá no dia oficial. ✅ 6. Serve como revisão prática. Cada bateria de questões revisa automaticamente tudo o que você já estudou, reforçando o aprendizado.

25 de setembro de 2025

(CEV UECE) - QUESTÃO

[...]
Amá-la — foi a resposta e também acredito que ela entendeu isso. Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam. E também contra aqueles que não aceitam os que se amam. Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que a minha tristeza.
[...]
CONY, Carlos Heitor. Mila. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org.). As Cem Melhores Crônicas Brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 271–272.

No trecho: “Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam”, a expressão destacada classifica-se sintaticamente como oração subordinada
 substantiva objetiva direta.
 adjetiva restritiva.
 adjetiva explicativa.
 substantiva objetiva indireta.
 substantiva completiva nominal.

No trecho “Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam”, a expressão “que se armam” está classificando-se como uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Explicação:

  • A oração subordinada adjetiva é uma oração que tem a função de caracterizar ou qualificar um substantivo da oração principal.

  • Quando essa oração adjetiva restringe ou especifica o substantivo que ela acompanha, ela é chamada de restritiva. Nesse caso, a oração "que se armam" está qualificando o substantivo "ciladas", restringindo o significado para aquelas ciladas que estão "se armando", ou seja, a ideia de ciladas em geral é reduzida para aquelas específicas que estão sendo preparadas.

Portanto, a alternativa correta é: adjetiva restritiva.

(Comentário de IA)

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