(CURSO POSITIVO) - QUESTÃO

Qual a função da linguagem predominante no texto abaixo, adaptado de uma bula de remédio?

Durante o tratamento com Cloridrato de Benzidamina drágeas e solução oral (gotas), as pessoas mais sensíveis à benzidamina podem apresentar, ainda que raramente, ansiedade, insônia, agitação, convulsões e alterações visuais. Podem ocorrer também náusea e sensação de queimação retroesternal. Informe imediatamente o seu médico caso ocorram reações adversas desagradáveis com o uso do produto.

a) Função emotiva. 
b) Função conativa. 
c) Função referencial. 
d) Função metalinguística. 
e) Função poética.


O texto tem como objetivo transmitir informações sobre o seu referente, a droga em questão e o seu uso terapêutico. Trata-se, pois, de referente exterior à linguagem e ao processo de comunicação.

   A função referencial ou função denotativa é uma das seis funções da linguagem mais utilizadas no cotidiano. Ela se caracteriza pela mensagem centrada naquilo de que se fala. Com o compromisso com o caráter informativo da mensagem, a função referencial tem por objetivo informar, notificar, referenciar, anunciar e indicar. A função referencial é caracterizada por alguns aspectos gramaticais, como emprego da ordem direta nas frases e discurso em terceira pessoa.
   A função referencial é predominante em textos científicos, em textos jornalísticos, em textos de correspondências comerciais. Além disso, é o tipo de função presente nas redações escolares, principalmente, em texto dissertativo, em narrações não fictícias e em descrições objetivas. Outros textos nos quais a função referencial está presente são os textos didáticos, nos quais são abordados conceitos ou teorias.

(https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/funcao-referencial. Acesso em 02/11/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário