➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(UNESP 2022) - QUESTÕES

Para responder às questões de 1 a 3, leia a cena inicial da comédia O noviço, de Martins Pena.

AMBRÓSIO: No mundo a fortuna é para quem sabe adquiri-la. Pintam-na cega... Que simplicidade! Cego é aquele que não tem inteligência para vê-la e a alcançar. Todo homem pode ser rico, se atinar com o verdadeiro caminho da fortuna. Vontade forte, perseverança e pertinácia são poderosos auxiliares. Qual o homem que, resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver de responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. As leis criminais fizeram-se para os pobres... 
(Martins Pena. Comédias (1844-1845), 2007.)

01. QUESTÃO - A fala de Ambrósio contém um elogio
a) à humildade.
b) à moderação.
c) à meritocracia.
d) à justiça.
e) à burocracia.

02. QUESTÃO - “O como não importa; no bom resultado está o mérito...” O teor dessa fala aproxima-se do conteúdo da seguinte citação: 
a) “Todos julgam segundo a aparência, ninguém segundo a essência.” (Friedrich Schiller, escritor alemão, 1759- 1805.) 
b) “A virtude está toda no esforço.” (Anatole France, escritor francês, 1844-1924.) 
c) “Cuide dos meios; o fim cuidará de si mesmo.” (Mahatma Gandhi, líder político indiano, 1869-1948.) 
d) “O homem é o lobo do homem.” (Plauto, dramaturgo romano, 254 a.C.-184 a.C.) 
e) “Os fins justificam os meios.” (Ovídio, poeta romano, 43 a.C.-17 d.C.)

03. QUESTÃO - Um vocábulo também pode ser formado quando passa de uma classe gramatical a outra, sem a modificação de sua forma. É o que se denomina derivação imprópria. Na fala de Ambrósio, constitui exemplo de derivação imprópria o vocábulo sublinhado em 
a) “O como não importa”. 
b) “Mas um dia pode tudo mudar”. 
c) “No mundo a fortuna é para quem sabe adquiri-la”. 
d) “Pintam-na cega”. 
e) “Em mim se vê o exemplo”.



















01. QUESTÃO: C

A meritocracia, recompensa e reconhecimento a partir do mérito pessoal, é elogiada por Ambrósio na passagem: “O como não importa; no bom resultado está o mérito...” 

02. QUESTÃO: E

A passagem “O como não importa; no bom resultado está o mérito...” indica que o método empregado para a conquista de algo perde sua importância frente ao resultado obtido. Assim, os fins (o resultado) justificam os meios (métodos).

03. QUESTÃO: A

Derivação imprópria é a mudança da classe gramatical de uma palavra. O termo “como”, normalmente classificado como advérbio, foi empregado no trecho como substantivo, já que está antecedido de artigo: “o como”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA