(ESA/CFS 2020-21) - REDAÇÃO

TEXTO MOTIVADOR
"Sem empatia, sobra intolerância, bullying, violência. Sem gastar um segundo imaginando como o outro sê sente, de onde vem, em qual contexto foi criado, ao que foi exposto, sem se lembrar que cada um tem sua história e sem tentar entender como é estar na pele do outro, surgem os crimes de ódio, as discussões acaloradas nas redes sociais [...]. É preciso ter empatia para aprender que não existe verdade absoluta [...]"' 

http://www.diaridepernambuco.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/01/04/internas_cienciaesaude.682928/empatia-o-sentimentoque-pode-mudar-a-sociedade.shtml Acesso em 07 de mar de 2019 

A partir da leitura do texto motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 30 linhas, em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A prática da empatia no mundo moderno”. 

9 comentários:

  1. Sem empatia não há saída
    Segundo Aristóteles, "nós somos aquilo que fazemos repetidamente". Nesse viés, vale mencionar a empatia, prática de se colocar no lugar do outro para absorver e compreender sua história, origem e um dos principais modeladores do ser humano. Desse modo, pode-se afirmar que tal ação é indispensável na sociedade atual, considerando que a falta da empatia é gerada por motivos egoístas, ocasionando graves consequências.
    A priori, pode-se destacar o seriado " Todo Mundo Odeia o Chris", em que a falta de empatia é consequência do egoísmo. Na série, o personagem principal, Chris, sofre diariamente em sua escola preconceitos e agressões de Caruso, menino que pouco se importa com questões sociais e origens de seu colega de classe, o qual por ser o único estudante negro de sua escola é vítima de apelidos e de piadas. Dessa maneira, vê-se que as pessoas que não aplicam a prática da empatia no meio social são as principais causadoras de intolerância, como Caruso, que achava normal oprimir seu companheiro por ser branco e cresceu com tal pensar.
    Consequentemente, importa dizer que sem empatia sobra violência, como aconteceu no Massacre de Suzano, em São Paulo. No ocorrido, dois ex-alunos invadiram a antiga escola e cometeram um assassinato em massa, executando alunos e funcionários da instituição de ensino. Após a ocorrência, ficou confirmado pela Polícia que um dos assassinos era vítima de "bullying" e isolamento social, o que o fez cometer tal atrocidade, considerada como vingança àqueles que o intimidavam e julgavam. Logo, compreende-se que o conceito de empatia e sua reprodução têm sido difundidos atualmente, fazendo surgir crimes de ódio.
    Por conseguinte, observa-se que o conceito de empatia e sua prática estão se desvalorizando no mundo moderno. Porém, há tempo de modificar tal situação caso o ser humano passe a respeitar e se colocar no lugar do próximo, entendendo sua dor, origem, vida e situação. Assim, a frase de Aristóteles se tornará real, mostrando que o ser humano é modelado por suas ações, confirmando que sem empatia não há saída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo, compreende-se que o conceito de empatia e sua reprodução têm sido difundidos atualmente, fazendo surgir crimes de ódio. Esse trecho está incoerente como a empatia que é algo positivo pode gerar crimes de ódio, acredito que você quis dizer a ausência de empatia que causa esse ódio todo.

      Excluir
    2. Logo, compreende-se que o conceito de empatia e sua reprodução têm sido difundidos atualmente, fazendo surgir crimes de ódio. Esse trecho está incoerente como a empatia que é algo positivo pode gerar crimes de ódio, acredito que você quis dizer a ausência de empatia que causa esse ódio todo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. show, de bola irmão. curti muito você mencionar o serio do Chris, e depois dar uma prova concreta do que isso pode acarretar na vida da pessoas, se eu fosse avaliador daria um 9 no mínimo, muito bom.

      Excluir
  3. O texto em si está ótimo, porém você está usando muitas conjunções finais para iniciar seu texto e isso não é bom para os olhos do corretor. O outro erro apontado e a fugacidade do tema proposto, que na redação é considerado como crime capital. Tirando isso seus argumentos foram muito bem apresentados.

    ResponderExcluir