Simulado 25 - História do Brasil

 01. QUESTÃO  -  Preparado por uma comissão especial liderada por Bernardo Pereira de Vasconcelos, após longos debates na Assembleia Geral, foi promulgado, em 18/08/1934, o Ato Adicional à Constituição do Império, que promovia mudanças, como 

a) a criação de Conselhos de Estado em substituição às Assembleias Legislativas Provinciais. 
b) a criação de uma Regência Trina Permanente, eleita por voto indireto, para governar até a maioridade de D. Pedro de Alcântara. 
c) diminuir a autonomia que era dada às províncias. 
d) a criação do Município Neutro, independente da Província do Rio de Janeiro. 
e) a substituição da Regência Una por uma Regência Trina, sendo esta escolhida por meio de eleições gerais.

 02. QUESTÃO  - Entre as principais características do modelo político adotado no Brasil durante a República Velha (1889- 1930), destacaram-se 

a) a política do Regresso Conservador, o militarismo e o voto censitário. 
b) a “política dos governadores”, o coronelismo e o “voto de cabresto”. 
c) o “parlamentarismo às avessas”, o clientelismo e o voto a descoberto. 
d) a “política do café com leite”, o coronelismo e o voto secreto censitário. 
e) a política de valorização do café, o populismo e o voto universal.

 03. QUESTÃO  - A invasão da Península Ibérica pelas forças de Napoleão Bonaparte levou a Coroa portuguesa, apoiada pela Inglaterra, a deixar Lisboa e instalar-se no Rio de Janeiro. Tal decisão teve desdobramentos notáveis para o Brasil. Entre eles, 

a) a chegada ao Brasil do futuro líder da independência, a extinção do tráfico negreiro e a criação das primeiras escolas primárias. 
b) o surgimento das primeiras indústrias, muitas transformações arquitetônicas no Rio de Janeiro e a primeira constituição do Brasil. 
c) o fim dos privilégios mercantilistas portugueses, o nascimento das universidades e algumas mudanças nas relações entre senhores e escravos. 
d) a abertura dos portos brasileiros a outras nações, a assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses e a instalação da Imprensa Régia. 
e) a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, a abertura de estradas de ferro ligando o litoral fluminense ao porto do Rio e a introdução do plantio do café.

 04. QUESTÃO  - A criação, em território brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na época da colonização portuguesa, caracterizou-se por 

a) ser independente das demais atividades econômicas voltadas para a exportação. 
b) ser responsável pelo surgimento de uma nova classe de proprietários que se opunham à escravidão. c) ter estimulado a exportação de carne para a metrópole e a importação de escravos africanos. 
d) ter-se desenvolvido, em função do mercado interno, em diferentes áreas no interior da colônia. 
e) ter realizado os projetos da Coroa portuguesa para intensificar o povoamento do interior da colônia.

 05. QUESTÃO  - A respeito da Revolução Farroupilha (1835-1845), a mais prolongada revolta brasileira no Período Monárquico, é correto afirmar: 

a) Foi motivada por um amplo movimento abolicionista e pela influência das ideias republicanas e democráticas do século XIX. 
b) A República Rio-Grandense, fundada em 1836, estabelecia o voto censitário, preservando o controle social dos latifundiários e grandes comerciantes gaúchos. 
c) Por iniciativa de Giuseppe Garibaldi e Davi Canabarro, líderes da esquerda gaúcha, iniciou-se o primeiro processo de Reforma Agrária em terras brasileiras. 
d) Reivindicava a antecipação da maioridade de dom Pedro e a adoção de uma monarquia parlamentarista, nos moldes do Estado Britânico. 
e) Derrotados pelas forças comandadas pelo barão de Caxias, os líderes rebeldes foram deportados para a Itália e para países da região do Prata.

 06. QUESTÃO  - Entre as características do modelo econômico que passou a ser implementado no Brasil, especialmente a partir do início dos anos 90, estão a 

a) privatização e a abertura comercial. 
b) abertura comercial e a criação da CLT. 
c) estatização e a desregulamentação econômica. 
d) intervenção acentuada do Estado na economia e o rígido controle de preços. 
e) privatização e a criação de regras que dificultam a importação.

 07. QUESTÃO  - No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na

a) ocupação das áreas litorâneas.
b) expulsão do assalariado do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios.
d) fixação do escravo na agricultura.
e) expansão para o interior.

 08. QUESTÃO  - Em 1823, durante o I Reinado brasileiro, a Assembleia Constituinte foi dissolvida. Esse ato pode ser explicado, entre outras razões,

a) pela insistência da aristocracia rural do centro-sul em defender a igualdade política entre brasileiros e portugueses, o que descontentava os deputados constituintes de posição liberal radical.
b) pela oposição dos constituintes representantes das elites agrárias do centro-sul ao projeto do imperador de estabelecer a igualdade política por meio do voto universal masculino.
c) pela decisiva interferência da diplomacia britânica no Brasil, que não aceitou o modelo de monarquia constitucional federalista e o reforço à escravidão, propostos pela maioria dos constituintes.
d) pelo descontentamento do imperador com o anteprojeto constitucional – denominado Constituição da Mandioca – no qual o poder ficaria centrado no Legislativo e não nas mãos do imperador.
e) pela tentativa das elites das províncias do norte-nordeste de impor um modelo de organização política do Império a partir da fragmentação do poder central e da adoção de um federalismo.

 09. QUESTÃO  - O Rio de Janeiro, capital da República, foi sacudido no início do século XX por dois movimentos de insatisfação popular. 

Assinale-os: 
a) Revolta da Vacina e Guerra do Contestado.
b) Revolta dos 18 do Forte e Revolução de 30.
c) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.
d) Guerra de Canudos e Revolta da Chibata.
e) Revolução de 1924 e Revolta da Armada.

 10. QUESTÃO  - A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a: 

a) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida. 
b) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país. 
c) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro. 
d) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação. 
e) queda do desemprego devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.

 11. QUESTÃO  - Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta a respeito do Integralismo, movimento político surgido no Brasil em 1932. 

a) Participou de uma frente comum de organizações contra o fascismo europeu então ascendente, a cuja ideologia se opunha frontalmente. 
b) Reuniu, em sua ideologia, concepções antissocialistas, antiliberais e até mesmo antissemitas (como as defendidas por Gustavo Barroso, um de seus ideólogos). 
c) Formou-se a partir da união de intelectuais de classe média e lideranças revolucionárias de trabalhadores rurais em sua antiga luta pela reforma agrária. 
d) Combinou sua oposição ao Estado liberal com a mesma oposição feita pelos comunistas, permitindo assim uma aliança duradoura entre a AIB e o PCB. 
e) Apoiou incondicionalmente Getúlio Vargas, sobretudo nos anos que se seguiram ao golpe de novembro de 1937, o que tornou a AIB partícipe do poder no Estado Novo.

 12. QUESTÃO  - Após o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, dizendo que sua meta era combater a pobreza, a inflação e a recessão. Sobre seu governo é correto afirmar que 

a) o desemprego e a miséria diminuíram, dando alento à população. 
b) os erros políticos, administrativos e econômicos cometidos por ele geraram incertezas quanto ao futuro do país. 
c) conseguiu reduzir consideravelmente a taxa inflacionária do país, ao bloquear os ativos financeiros das pessoas físicas e jurídicas. 
d) visava a defender e recuperar as reservas internacionais do país com a decretação da moratória. 
e) buscava controlar os preços e desindexar a economia, com a criação do Plano Cruzado.





01 - D
02 - B
03 - D
04 - D
05 - B
06 - A
07 - E
08 - D
09 - C
10 - D
11 - B
12 - B

2 comentários:

  1. tem ctz que na questão 01 o Ato Adicional foi em 1934? Que eu me lembre foi durante o período regencial

    ResponderExcluir