Simulado 22 - História do Brasil

 01. QUESTÃO  -  Entre os diversos aspectos que caracterizaram a presença dos jesuítas no Brasil colonial estão: 

a) A política missionária, o alargamento das fronteiras da fé cristã e a ação educativa desenvolvida em seus colégios. 
b) A defesa da tolerância religiosa, o combate à escravização de negros africanos e o desenvolvimento de eficientes métodos pedagógicos. 
c) A aceitação das práticas religiosas indígenas, a inflexível imposição do idioma português e a perspectiva salvacionista. 
d) A defesa da escravização indígena, o combate às práticas mercantis e a mística da devotio moderna. 
e) A condenação do uso de imagens nas celebrações litúrgicas, a tradução da Bíblia para o tupi e o distanciamento das orientações do Concílio de Trento.

 02. QUESTÃO  - Sobre o Estado Novo (1937-1945), período ditatorial encabeçado por Getúlio Vargas, é correto afirmar que: 

a) tinha no DIP — Departamento de Imprensa e Propaganda — um importante veículo de propaganda ideológica que sustentava o regime e censurava manifestações contrárias a ele 
b) caracterizou-se pela montagem de um projeto de Estado liberal e não-intervencionista 
c) foi marcado por uma orientação econômica de cunho agrarista, não possibilitando o desenvolvimento industrial do país 
d) teve clara influência dos ideais socialistas, alinhando-se politicamente à União Soviética 
e) teve uma grande preocupação em integrar os trabalhadores rurais, já que estes eram a base de sustentação de Vargas

 03. QUESTÃO  - A Guerra dos Mascates, no princípio do século XVIII, analisada segundo uma perspectiva econômica, pode ser interpretada como um:

a) episódio na luta para a consolidação dos holande­ses no domínio da exploração dos engenhos.
b) conflito entre colonos produtores de açúcar e comerciantes reinóis favorecidos pelo monopólio comercial.
c) esforço realizado pelos brasileiros com vistas à penetração das terras situadas no Norte.
d) momento de disputa entre portugueses e brasileiros para o domínio do comércio das drogas do sertão.
e) choque ocorrido entre duas frentes expansionistas em conflito no interior do Nordeste: a dos bandei­rantes e a dos baianos.

 04. QUESTÃO  - A Revolta da Vacina (1904) e a Revolta da Chibata (1910) podem ser consideradas

a) resíduos absolutistas que resistiram aos governos militares do início da República.
b) exemplos de revoltas populares dirigidas por líderes operários e socialistas.
c) formas de resistência camponesa num momento em que a atenção do poder público, no Brasil, se voltava prioritariamente às cidades.
d) demonstrações do baixo grau de politização das Forças Armadas brasileiras na Primeira República.
e) resultados da precariedade dos espaços institucionais de manifestação e expressão popular durante a Primeira República.

 05. QUESTÃO  - Movimento nativista encabeçado por Manuel Beckman no Maranhão, em 1684, a Revolta de Beckman ocorreu no contexto: 

a) do reforço das restrições mercantilistas, decorrente das frágeis condições do Império português após a Restauração de 1640. 
b) das Reformas Pombalinas, na segunda metade do século XVIII, que impuseram ao Brasil uma série de mecanismos opressores. 
c) das primeiras descobertas de ouro em Minas Gerais, que geraram relações tensas entre os paulistas e os emboabas ou forasteiros. 
d) da transição das capitanias hereditárias à organização do governo-geral, no século XVI, que trouxe grande prejuízo aos senhores de terra. 
e) da exploração dos bandeirantes paulistas em terras à oeste de Minas Gerais, como Goiás e Mato Grosso, a partir de 1720.

 06. QUESTÃO  - Sobre o movimento dos Canudos, é correto afirmar:

a) Canudos criticava a república por não respeitar a titulação das terras dos pequenos lavradores.
b) Canudos criticava a concentração de terras nas mãos das Oligarquias Agrárias e a separação entre o Estado e a Igreja na República.
c) Canudos criticava a reforma agrária defendida pelo Império.
d) Canudos defendia as eleições para Presidente da República.
e) Canudos defendia as reformas de base contra a República.


 07. QUESTÃO  - O Manifesto dos Mineiros 

a) circulou clandestinamente a partir de novembro de 1935, em apoio aos militares desencadeadores da chamada Intentona Comunista. 
b) foi escrito em 1935 e publicado em 1937, defendia uma presença mais forte do Estado na atividade econômica e nos planos estratégicos. 
c) foi publicado em 1939, contou com o apoio de lideranças sindicais reformistas e defendia a imediata entrada do Brasil na guerra ao lado das forças aliadas. 
d) foi elaborado em 1941, por alguns interventores esta - duais, como Adhemar de Barros, de São Paulo, e defendia a convocação de uma assembleia constituinte. 
e) foi construído e publicado no contexto do envolvi - mento do Brasil na Segunda Guerra, em 1943, e defendia a redemocratização do Brasil.

 08. QUESTÃO  - Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro.

Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.

 09. QUESTÃO  - A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, capitanias hereditá­rias e governo-geral. Assinale a afirmativa que expres­sa corretamente uma característica desse período.

a) As capitanias, mesmo havendo processo de exploração econômica em algumas delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.
b) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.
c) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão-de-obra necessária à lavoura.
d) O governo-geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.
e) O governo-geral extinguiu as donatarias, interrom­pendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.

 10. QUESTÃO  - Em 1808, após chegar ao Brasil fugindo da invasão francesa, o regente D. João VI decidiu:

a) declarar a libertação dos escravos;
b) anistiar todos os presos das antigas rebeliões nativistas;
c) decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas;
d) proibir a entrada de produtos ingleses na colônia;
e) iniciar a política da imigração.

 11. QUESTÃO  - Extinção dos partidos políticos; censura prévia aos meios de comunicação; interventores no lugar de governadores dos Estados; criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda; outorga da Constituição conhecida como “polaca”. Esse conjunto de fatos se refere ao período da nossa História conhecido como: 

a) Regime Militar de 1964. 
d) República dos Coronéis. 
b) Estado Novo. 
e) Período Regencial. 
c) Nova República.

 12. QUESTÃO  - Caracterizou-se por encilhamento a política econômica que: 

a) levou o país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda, sem lastro-ouro e com escassos empréstimos estrangeiros, gerando inúmeras falências. 
b) pôde acomodar os primeiros anos de República à estabilização e ao investimento em políticas públicas, principalmente educacionais; 
c) levou o país a pedir empréstimos para a reorganização do parque industrial e para a exploração da borracha na região amazônica; 
d) pôde acomodar, por aproximadamente 50 anos, uma economia ainda dependente, permitindo a aplicação de recursos em serviços públicos; 
e) levou o país a receber apoio de todas as nações industrializadas para desenvolvimento de parcerias, apesar da crescente inflação decorrente dos inúmeros empréstimos pedidos.






01 - A
02 - A
03 - B
04 - E
05 - A
06 - B
07 - E
08 - C
09 - A
10 - C
11 - B
12 - A

Nenhum comentário:

Postar um comentário