Sabe-se que o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo foram movimentos literários que ocorreram na mesma época, que eles reagiam contra o sentimentalismo do Romantismo e que retratavam o mundo de modo real, observando-o e o descrevendo exatamente como ele é, sem emoção e sem sentimento.
Já o Simbolismo foi um movimento literário que reagiu contra essa forma científica de ver o mundo, resgatando um pouco a segunda fase do Romantismo (o Ultrarromantismo, o "mal do século"). Porém, os simbolistas foram mais profundos no aspecto metafísico: eles eram muito mais filosóficos.
Com a proposta de oposição ao Realismo, o Simbolismo surge na França como reação ao materialismo e ao cientificismo.
➤ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SIMBOLISMO
- Mergulho no "eu" (introspecção)
- Linguagem vaga
- Abuso de metáforas, aliterações, comparações e sinestesias
- Uso do soneto
- Misticismo
- Religiosidade
- Interesse pela loucura humana
- Retomada de elementos românticos
- Emoção
- Universo metafísico e filosófico
- Desejo de transcender o mundo e alcançar o "cosmos"
- Pessimismo (interesse pela morte, pelo oculto, pelo mistério e pela noite)
- Subjetivismo e decadência humana (retoma as características do Ultrarromantismo).
Desse modo, os simbolistas viam a realidade do mundo de uma maneira mais metafísica, usando uma linguagem cheia de metáforas, de imagens, de símbolos (daí vem o nome "Simbolismo"), de elementos sinestésicos (mistura de sensações; exemplo: visão com olfato).
➤ AUTORES BRASILEIRO DO SIMBOLISMO
No Brasil, os principais autores do Simbolismo são:
- Cruz e Souza (1861-1898) - Broquéis, Missal, Evocações, Faróis, Últimos sonetos; e
- Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) - Setenário das dores de Nossa Senhora, Câmara ardente, Dona Mística, Kiriale.
EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM
01. (FUVEST-SP) Encontre a alternativa em que há erro na correlação estética/característica:
a) Romantismo/sentimentalismo
b) Naturalismo/determinismo
c) Parnasianismo/descritivismo
d) Simbolismo/materialismo
e) Modernismo/nacionalismo
02. (VUNESP) Assinale a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista.
a) Culto do contraste, que opõe elementos como amor e sofrimento, vida e morte, razão e fé, numa tentativa de conciliar pólos antagônicos.
b) Busca do equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-romanos, através, sobretudo, de uma linguagem simples, porém nobre.
c) Culto do sentimento nativista, que faz do homem primitivo e sua civilização um símbolo de independência espiritual, política, social e literária.
d) Exploração de ecos, assonância, aliterações, numa tentativa de valorizar a sonoridade da linguagem, aproximando-a da música.
e) Preocupação com a perfeição formal, sobretudo com o vocabulário carregado de termos científicos, o que revela a objetividade do poeta.
03. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do Simbolismo.
a) impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo
b) hermetismo intencional, alquimia verbal, musicalidade
c) favor da forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações
d) atmosfera de imprecisão, realismo cru, religiosidade
e) complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.
04. (PUC-RS) A crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:
a) branca
b) negra
c) rubra
d) roxa
e) azul
05. (FEMP-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ..... que escreveu..... e, como poeta, está vinculado ao ..... .
a) Vinícius de Moraes/ Sonetos e baladas/ Modernismo
b) Álvares de Azevedo/ Lira dos vinte anos/ Romantismo
c) Cruz e Sousa/ Faróis/ Simbolismo
d) Olavo Bilac/ O caçador de esmeraldas/ Parnasianismo
e) Cecília Meireles/ Vaga música/ Modernismo.
06. (FMU/FIAM-SP) O poeta simbolista tem outra visão da natureza e do mundo. Para ele, o que importa é:
a) a impassibilidade, o rigor formal, a busca da perfeição
b) a valorização dos gosto burguês, o nacionalismo, a tradição
c) a realidade social, o combate ao idealismo, o racionalismo
d) o elemento pitoresco, o final inesperado, a caricatura
e) a analogia profunda entre a realidade aparente e a realidade oculta das coisas, a sugestão, a musicalidade.
07. (UNIP-SP) A negação do Positivismo, do Materialismo e das estéticas neles fundamentadas; a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:
a) Realismo
b) Simbolismo
c) Naturalismo
d) Romantismo
e) Parnasianismo
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Respostas:
01 - D | 02 - D | 03 - B | 04 - A | 05 - C | 06 - E | 07 - B
Muito bom sr. embora esteja difícil estudar quando sua família tenta sabotar para que vc não estude! Eu encontro paz nesses materiais.
ResponderExcluireu sei que esse comentário foi muito específico
7/7
ResponderExcluir