Rusga (1834): Província de Mato Grosso - Resumo com exercícios

Rusga foi um movimento de revolta que ocorreu durante o Período Regencial, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aconteceu em decorrência da rivalidade entre portugueses e brasileiros. A Rusga foi organizada pela Sociedade dos Zelosos da Independência, composta por elementos da elite burocrática, profissionais liberais e componentes da Guarda Nacional. O movimento tinha, inicialmente, objetivos políticos moderados, mas assumiu um caráter violento na medida em que grupos radicais exigiam a expulsão dos portugueses.

A Rusga aconteceu no dia 30 de maio de 1834, durante a tarde a ala dos radicais liberais reuniram no Campo do Ourique, e esquematizaram para a noite a maior matança de portugueses já ocorrida no país até então.

Assim, na noite de 30 maio de 1834, próximo da meia noite, oitenta revoltosos instalaram a situação de horror das ruas, e ouviam-se pelas ruas de Cuiabá os barulhos de machados que arrombavam as portas e gritos dos portugueses sendo degolados e violentados de maneira cruel e desumana, e "os rusguentos" levavam como troféu as orelhas dos "bicudos" mortos. 

 “Bicudo” era um termo pejorativo dado aos portugueses que foi inspirado pelo nome do bandeirante Manuel de Campos Bicudo, primeiro homem branco que se fixou na região.

Para evitar conflitos com a força policial, os revoltosos tomaram o Quartel dos Guardas Municipal, e assim executavam todos os inimigos sem confronto e com maior liberdade. Durante o acontecimento, sangue corria em todas as casas de comércio, e ouviam-se gritos de guerras dizendo: "que morram todos os bicudos".

Após a matança, instalou-se um quadro caótico em Cuiabá, os revoltosos foram presos e encaminhados para julgamento. Em 1836 o ex-governador provisório, João Poupino Caldas, antes de embarcar para o Rio de Janeiro foi assassinado pelas costas por uma bala de prata, (pois para o povo cuiabano, ele foi o traidor que entregou os nomes dos líderes, e fazia parte da tradição cuiabana: "que todos os traidores deveriam ser assassinados com uma bala de prata"). 

Como vimos, a Rusga foi um movimento social ocorrido em 1834 na província de Mato Grosso, durante o período regencial, diante da instabilidade política, da formação e das facções dos partidos políticos. O fato histórico é bastante semelhante aos que ocorreram nas outras regiões do país como: Cabanagem (1835), Farroupilha (1835), Sabinada (1837) e a Balaiada (1838). Apesar das ações de violência, em síntese, o movimento não defendia nenhuma alteração significativa nas relações de trabalho, no regime político ou mesmo no processo eleitoral. No entanto, A Rusga foi também impulsionada pela questão da cor, pois os revoltosos, em sua maioria mulatos ou crioulos, sentiam-se inferiorizados em relação à população branca.

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. (UNEMAT) - Quanto à Rusga, revolta que se desenvolveu em Mato Grosso durante a Regência, pode-se afirmar.

a) Foi composta majoritariamente pelos Caramurus, grupo político que desejava o retorno de Dom Pedro I e a volta do Brasil à condição de colônia.
b) Havia uma forte articulação dos revoltosos com movimentos semelhantes que se desenvolviam no Pará, na Bahia e no Rio Grande do Sul.
c) Foi um movimento popular, tendo sido plural em suas reivindicações, como a defesa da abolição da escravatura.
d) Os liberais radicais, liderados por Poupino Caldas, desejavam, com a Rusga, expulsar da província e exterminar o poder dos grandes comerciantes, proprietários de terras e de escravos.
e) Foi organizada pela Sociedade dos Zelosos da Independência, composta por elementos da elite burocrática, profissionais liberais e componentes da Guarda Nacional.

02. Foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui-se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros:

a) Rusga
b) Confederação do equador
c) Balaiada
d) Sabinada
e) Cabanagem

03. Analise os fragmentos a seguir.

I. Movimento político e social ocorrido em 1834 na província de Mato Grosso, tendo origem na disputa pelo poder entre os liberais e os conservadores. Esta disputa transformou-se em conflito após a revolta que colocou no governo interino da província o coronel João Poupino Caldas, considerado um defensor dos interesses dos “brasileiros”.
II. Luta política entre as oligarquias nortistas e sulistas na condução política do Estado de Mato Grosso, em torno das lideranças do Partido Republicano Conservador e do Partido Republicano Mato-Grossense, resultando em intervenção do governo federal, em 1917, durante a Presidência de Venceslau Brás.

Os fragmentos acima descrevem, respectivamente, os seguintes episódios da história mato-grossense:
a) Coluna Prestes e Rusga.
b) Balaiada e Tanque Novo.
c) Farroupilhas e Sabinada.
d) Cabanagem e Tenentismo.
e) Rusga e Caetanada.

04. Rebelião ocorrida em Cuiabá, em 1834, durante a Regência, objetivando a retirada do poder político das mãos dos conservadores para cedê-lo aos liberais:

a) Caetanada
b) Tanque Novo
c) Rusga
d) Setembrada
e) Sabinada

_________________________________________________________________________________
Gabarito
01 - E | 02 - A | 03 - E | 04 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário