Romantismo - 30 Exercícios gabaritados

01. (UNIFESP) Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque 
a) apoia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações. 
b) exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo. 
c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem. 
d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa. 
e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade.

02. (F.C.CHAGAS) O movimento romântico, cujas origens estão na Alemanha e na Inglaterra, adquiriu na literatura brasileira um reflexo extraordinário porque:
A) nossas letras contavam, à época, com artistas do talento de um Machado de Assis e de um Raul Pompéia;
B) coincidiu com o momento decisivo de definição da nossa nacionalidade e de valorização do nosso passado histórico;
C) prosperavam, entre nós, os sentimentos nativistas elevados ao mais alto plano estético, como demonstram os poemas "O Uruguai" e "Caramuru";
D) nosso complexo cultural de colonizadores encontrava na prosa intimista sua expressão mais adequada e natural;
E) nossos homens de letras e de ciências criaram teorias em que se demonstrava a flagrante superioridade do pensamento anglo-germânico sobre o de outros povos.

03. (PUC) Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem dotado de sua geração, Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?
A) Conde Lopo;
B) Macário;
C) espumas Flutuantes;
D) Noite na Taverna;
E) Pedro Ivo.

04. (U.FORTALEZA)
"Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
– Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro."

Os versos acima exemplificam:
a) a utilização de metáforas grandiosas para expressar a indignação com as injustiças sociais que caracteriza a obra de Castro Alves;
b) a temática a procura da morte como solução para os problemas da existência em que se encontra em Álvares de Azevedo;
c) tratamento ao mesmo tempo irônico e lírico a que Carlos Drummond de Andrade submete o cotidiano;
d) a presença da natureza como cenário para o encontro do pastor com sua amada, como ocorre em Tomás Antônio Gonzaga;
e) a exploração de ecos, assonâncias, aliterações em busca de uma sonoridade válida por si mesma, como se vê na obra de Cruz e Sousa.

05. (FEI) Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:

1. primeira geração
2. segunda geração
3. terceira geração

( ) abolicionismo
(  ) condoreirismo
(  ) autocomiseração exacerbada
(  ) obsessão pela morte
(  ) indianismo
(  ) nacionalismo

Agora, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta dos numerais:
A) 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1;
B) 1 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3;
C) 3 - 2 - 2 - 1- 2 - 2;
D) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1;
E) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1;

06. (F.C.CHAGAS) A palavra de Castro Alves seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta à realidade da nação, indignando-se o poeta com o problema do escravo e entusiasmando-se com o progresso e a técnica que já atingiam o meio rural. 

Esse último aspecto permite afirmar que Castro Alves
A) identifica-se aos poetas da segunda geração romântica no que se refere à concepção da natureza como refúgio.
B) afasta-se, nesse sentido, de outros poetas, como Fagundes Varela, que o consideram o campo um antídoto para os males da cidade;
C) trata a natureza da mesma forma que o poeta árcade que o antecedeu;
D) antecipa o comportamento do poeta parnasiano que se entusiasma com a realidade exterior;
E) idealiza a natureza da pátria, buscando preservar a sua simplicidade e pureza, tal como Gonçalves Dias.

07. (FUVEST) "Sua ambição literária era, contudo, imensa e pode ser aferida, não só por sua produção romanesca, como pelo projeto gigantesco que delineara de maneira bem significativa, na sua indiscutidíssima introdução ao romance Sonhos d'Ouro. Está fora de dúvida que (o romancista) considerava sua obra como fator primacial da criação realmente orgânica de nossa literatura". (Eugênio Gomes).
O romancista a que se refere o crítico é:
A) João Guimarães Rosa;
B) Joaquim M. de Macedo;
C) Bernardo Guimarães;
D) José de Alencar;
E) Manuel Antônio de Almeida.

08. (FUVEST) Entre as obras mais comentadas do Visconde de Taunay estão: O Encilhamento, A Retirada da Laguna e, principalmente, o romance:

A) A Moreninha;
B) Inocência;
C) Clarissa;
D) Rosa;
E) A Escrava Isaura

09. (UFPI) Em que alternativa o conjunto de obras é de José de Alencar?

A) As Minas de Prata, O Gaúcho, Senhora.
B) A Mortalha de Alzira, Encarnação, A Pata da Gazela
C) Lucíola, A Retirada da Laguna, Sonhos d'Ouro
D) Seminarista, A Luneta Mágica, O Tronco do Ipê
E) Moço Loiro, Iracema, A Escrava Isaura

10. (ITA-SP) O tema do excerto abaixo relaciona-se à representativa tendência de um determinado estilo literário. Assinale, então, a opção cujos autores pertencem à tendência e ao estilo em questão:

"Amei-te sempre: – e pertencer-te quero
Para sempre também, amiga morte.
Quero o chão, quero a terra - esse elemento
que não se sente dos vaivéns da sorte."

A) Casimiro de Abreu, Visconde de Taunay, José de Alencar.
B) Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire.
C) Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Basílio da Gama.
D) Castro Alves, Gonçalves Dias, Manuel Antônio de Almeida.
E) Gregório de Matos, Padre Vieira, Bernardo Guimarães.

11. (FUVEST-SP) Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:
A) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais.
B) é um composto resultante de formas originais do conto.
C) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
D) representa contestação política ao domínio português.
E) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.

12.  (UFPR) Qual das informações sobre José de Alencar é correta?
A) Alencar inaugurou a ficção brasileira com a publicação de sua obra Cinco minutos.
B) Alencar foi um romancista que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na linguagem clássica.
C) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, onde podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.
D) A obra de Alencar, objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.
E) indianismo de José de Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo.

13. (UCP-PR) Coube a ..... atingir o ponto mais alto do teatro romântico brasileiro. Numa linguagem simples e correta, retratou os variados tipos da sociedade do século XIX:
A) Martins Pena.
B) Procópio Ferreira.
C) Joaquim Manuel de Macedo.
D) Machado de Assis.
E) Cornélio Pena.

14. (UCP-PR) O desejo de morrer e a sentimentalidade doentia são características da poesia do autor de Lira dos vinte anos. Trata-se de:
A) Gonçalves Dias.
B) Castro Alves.
C) Gonçalves de Magalhães.
D) Casimiro de Abreu.
E) Álvares de Azevedo.

15. (PUC-RS)

"Era a virgem do mar! na escuma fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!"

A estrofe demonstra que a mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:
A) sensual.
B) concreta.
C) próxima.
D) natural.
E) inacessível.

16.  (UFRN) O emotivo predomina sobre o racional e as personagens de ficção possuem características extraordinárias. Foi um movimento que teve início, no Brasil, com a obra Suspiros Poéticos e Saudades. Essa escola literária se identifica com:
A) Romantismo – José de Alencar - Iracema
B) Realismo – Raul Pompéia – O Ateneu.
C) Naturalismo – Aluísio Azevedo – O Cortiço.
D) Realismo – Jorge Amado – Fogo Morto.
E) Naturalismo – Aluísio Azevedo - Jubiabá.

17. (UFES)

"Minha terra não tem palmeiras...
E em vez de um mero sabiá,
Cantam aves invisíveis
Nas palmeiras que não há."
(Mário Quintana)
O texto deve ser considerado uma:
A) reafirmação da estética romântica e seus principais dogmas.
B) negação da estética romântica, questionando seu olhar que se detém mais na paisagem que no social.
C) paródia de um texto de Oswald de Andrade, que assim se inicia: "minha terra tem palmares/ Onde gorjeia o mar.".
D) releitura acrítica da célebre "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias.
E) releitura não crítica das estéticas nacionalistas e sentimentalistas.

18. (U.F. Juiz de Fora-MG) Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são verdadeiras. Exceto:
A) expressão do nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
B) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
C) desenvolvimento do teatro nacional.
D) expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
E) caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.

19. (FMABC-SP) Assinale a alternativa em que se encontram três características do movimento literário ao qual se dá o nome de Romantismo:
A) predomínio da razão, perfeição da forma, imitação dos antigos gregos e romanos
B) reação anticlássica, busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação
C) anseio de liberdade criadora, busca de verdades absolutas e universais, arte pela arte
D) desejo de expressar a realidade objetiva, visão materialista do universo
E) preferência por temas medievais, rebuscamento de conteúdo e de forma, tentativa de expressar a realidade inconsciente.

20. (FMU/FIAM-SP) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como:
A) um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
B) um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
C) um cenário sem importância nenhuma; é apenas pano de fundo para as emoções humanas.
D) confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
E) um cenário idealizado, onde todos são felizes e os poetas são pastores.

21.  (OSEC-SP)
"Do tamarindo a flor jaz entreaberta,
Já solta o bogari mais doce aroma,
Também meu coração, como estas flores,
melhor perfume ao pé da noite exala!"

É possível reconhecer, na estrofe acima, um exemplo da corrente:
A) barroca, pela imagem que evoca a natureza como símbolo da transitoriedade da vida;
B) arcádica, pois o poeta revela seu amor a uma natureza idealizada;
C) romântica, pela identificação dos sentimentos humanos com aspectos da natureza;
D) parnasiana, pela apresentação da natureza como imagem da perfeição;
E) simbolista, pois a natureza é apenas um recurso que o poeta transcende, atingindo um nível de espiritualidade plena.

22. (UNIP-SP) Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:
A) artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;
B) importante é o culto da forma, a arte pela arte;
C) a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa;
D) enfatiza-se a auto expressão, o subjetivismo, o individualismo;
E) a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

23. (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa:
A) Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
B) Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado nos modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.
C) Romantismo, como estilo de época, consistiu basicamente num fenômeno estético-literário desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século XVIII.
D) Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.
E) Romantismo caracterizou-se por um complexo de características, como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.

24. (UCP-PR) Livros indianistas de José de Alencar:
A) Iracema, Ubirajara, Inocência
B) guarani, Iracema, A escrava Isaura
C) A Moreninha, Iracema, Lucíola
D) Memórias de um sargento de milícias, O Guarani, O tronco do ipê
E) Ubirajara, O guarani, Iracema.

25. (MACK-SP) Um romance romântico brasileiro, envolvendo aspectos regionalistas, fugindo da temática urbana, é:
A) Senhora.
B) Memórias Póstumas de Brás Cubas.
C) Inocência.
D) Dom Casmurro.
E) Macunaíma.

26. (MACK-SP) Apesar de encaixado na segunda geração da poesia romântica brasileira, esse poeta já mostra traços do condoreirismo, o que o aproxima da terceira geração.

Assinale a alternativa em que se encontra o nome de tal poeta.
A) Fagundes Varela
B) Álvares de Azevedo
C) Casimiro de Abreu
D) Basílio da Gama
E) Castro Alves

27. (VUNESP-SP) Leia atentamente os versos seguintes:
"Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
– Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro."

Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:
A) revolta diante da morte.
B) aceitação da vida como um longo pesadelo.
C) aceitação da morte como a solução
D) tristeza pelas condições de vida.
E) alegria pela vida longa que teve.

28. (CEFET-MG) Poesia de caráter extremamente subjetivo, com predominância da dúvida, amor, morte, dando-se muitas vezes a criações de aspectos mórbidos e desesperados. Poesia cheia de equívocos e angustiada, principalmente, pelo dualismo – aspiração e temor à morte.

Esta afirmativa caracteriza a obra de:
A) Artur Azevedo.
B) Junqueira Freire.
C) Laurindo Rabelo.
D) Álvares de Azevedo.
E) Fagundes Varela.

29. (FEI-SP) Assinale o item que contém somente características românticas:
A) Subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.
B) subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
C) Culto à natureza, nacionalismo, culto ao contraste.
D) Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.
E) Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.

30. (UA-AM) Pertencente ao 2º momento romântico brasileiro, o chamado "mal-do-século", ele não teve tempo de se realizar plenamente como poeta, já que morreu muito jovem, com apenas 20 anos de idade. Apesar disso, no seu livro Lira dos Vinte Anos estão alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.

A afirmativa feita acima diz respeito a:
A) Fagundes Varela.
B) Álvares de Azevedo.
C) Junqueira Freire.
D) Castro Alves.
E) Casimiro de Abreu.






01. b) exalta terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo. 
02. B) coincidiu com o momento decisivo de definição da nossa nacionalidade e de valorização do nosso passado histórico;
03. D) Noite na Taverna;
04. b) a temática a procura da morte como solução para os problemas da existência em que se encontra em Álvares de Azevedo;
05. E) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1;
06. B) afasta-se, nesse sentido, de outros poetas, como Fagundes Varela, que o consideram o campo um antídoto para os males da cidade;
07. D) José de Alencar;
08. B) Inocência;
09. A) As Minas de Prata, O Gaúcho, Senhora.
10. B) Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire.
11. C) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
12. C) Alencar, apesar de todo o idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social e individual, onde podemos detectar um pré-realismo ainda inseguro.
13. A) Martins Pena.
14. E) Álvares de Azevedo.
15. E) inacessível.
16. A) Romantismo – José de Alencar - Iracema
17. D) releitura acrítica da célebre "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias.
18. B) análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
19. B) reação anticlássica, busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação
20. D) confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
21. C) romântica, pela identificação dos sentimentos humanos com aspectos da natureza;
22. B) importante é o culto da forma, a arte pela arte;
23. A) Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
24. E) Ubirajara, O guarani, Iracema.
25. C) Inocência.
26. A) Fagundes Varela
27. C) aceitação da morte como a solução
28. D) Álvares de Azevedo.
29. E) Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.
30. B) Álvares de Azevedo.

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