01. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (a de São Paulo, 1922).
A) Ruptura radical e audaciosa em relação às posições estéticas do passado, quebra total da rotina literária.
B) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores.
C) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.
D) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de "errar".
E) apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.
02. (FGV-SP)
Poema do Jornal
O fato ainda não acabou de acontecer
E já a mão nervosa do repórter
o transforma em notícia.
O marido está matando a mulher.
A mulher ensanguentada grita.
Ladrões arrombam o cofre.
A polícia dissolve o meeting.
A pena escreve.
Vem da sala de linotipos a doce música mecânica.
(Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia)
Dentre os traços próprios do Modernismo indicados
abaixo, o único que o poema de Drummond não
apresenta é:
a) registro enfático da velocidade.
b) expressão da simultaneidade dos acontecimentos.
c) apego aos aspectos do cotidiano.
d) ruptura dos limites entre prosa e poesia.
e) paródia da poesia parnasiana antecedente.
03. (UNIFESP) Sobre Manuel Bandeira, é correto afirmar que
a) a insistência em temas relacionados ao sonho e à
fantasia aponta para uma concepção de vida fugidia e
distanciada da realidade. Dessa forma, entende-se o
poeta na transição entre o Realismo e Modernismo.
b) sua obra é muito pouco alinhada ao Modernismo,
pois sua expressão exclui por completo a linguagem
popular, priorizando a erudição e a contenção criadora.
c) o desapego aos temas do cotidiano o aponta como
um poeta que, embora inserido no Modernismo, está
muito distanciado das causas sociais e da busca de
uma identidade nacional, como fizeram seus
contemporâneos.
d) o movimento modernista teve com seu trabalho e
com o de poetas como Oswald e Mário de Andrade
a base de sua criação. Bandeira recriou literariamente suas experiências pessoais, com temas como
o amor, a morte e a solidão, aos quais conferiu um
valor mais universal.
e) o poeta trata de temas bastante recorrentes ao
Romantismo, como a saudade, a infância e a solidão.
Além disso, expressa-se como os românticos, já que
tem uma visão idealizada do mundo. Daí seu
distanciamento dos demais modernistas da primeira
fase.
04. (MACKENZIE)
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava
[no morro da
Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu
[afogado.
Manuel Bandeira
Sobre a poesia de Manuel Bandeira, é INCORRETO
afirmar que o autor:
a) exprimiu sentimentos humanos profundos com grande
simplicidade.
b) explorou a brasilidade da vertente antropofágica.
c) fez uso tanto do verso livre quanto da versificação
tradicional.
d) expôs fatos da vida cotidiana com intenso lirismo.
e) trouxe com grande constância as temáticas da humildade, da paixão e da morte.
05. (PUC-RS) O livro de Cecília Meireles que evoca os "tempos do ouro" denomina-se:
A) Romanceiro da Inconfidência.
B) Balada para el-Rei.
C) Vaga música.
D) Retrato natural.
E) Romance de Santa Clara.
06. (UCP-PR) A poesia modernista revela:
a) nacionalismo crítico.
b) valorização do popular.
c) versos livres.
d) Estão corretas as afirmações a e c.
e) Estão corretas as afirmações a, b e c.
07. (MACKENZIE)
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava
[no morro da
Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu
[afogado.
Manuel Bandeira
A partir de Poema tirado de uma notícia de jornal é
correto afirmar que:
a) o texto poético é formado por frases imperativas,
típicas do gênero jornalístico.
b) a função emotiva da linguagem é predominante no
texto poético, o que amplia a sensação de dor do leitor
quando da morte de João Gostoso.
c) o poema é composto apenas por um ponto final, indicador do desapego linguístico dos poetas da Primeira
Geração do Modernismo brasileiro.
d) o relato dos acontecimentos, de forma impessoal,
aproxima o poema do gênero jornalístico tradicional.
e) a função expressiva da linguagem é predominante no
texto poético, o que reafirma a condição social de João
Gostoso.
08. (UCP-PR) A poesia modernista revela:
a) ritmo psicológico.
b) cotidianismo.
c) sintaxe e pontuação revolucionárias.
d) Estão corretas as afirmações a e c.
e) Estão corretas as afirmações a, b e c.
09. (UFPA) Os escritores .................. e ................ participaram ativamente do 1º momento da ficção modernista. É da autoria do segundo o romance............. .
A) Mário de Andrade, Oswald de Andrade; Macunaíma.
B) Manuel Bandeira, Jorge Amado; Dona Flor e seus dois maridos.
C) Oswald de Andrade, Mário de Andrade; Amar, verbo intransitivo.
D) Graciliano Ramos, José Lins do Rego; Menino de engenho
E) Mário de Andrade, Manuel Bandeira; Itinerário de Pasárgada.
10. (MACKENZIE)
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava
[no morro da
Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu
[afogado.
Manuel Bandeira
Sobre a primeira fase do Movimento Modernista, ao qual
a crítica vincula Manuel Bandeira, todas as alternativas
estão corretas, EXCETO:
a) buscava inspiração nas ideologias concretistas para
simplificação poética.
b) objetivava o rompimento com as estruturas artísticas
do passado.
c) apresentava, em um primeiro momento, um caráter
anárquico e destruidor.
d) valorizava a língua “brasileira”.
e) a postura nacionalista, do final dos anos 1920, apresentava uma vertente crítica e uma vertente ufanista.
11. (UNESP) Em 1924, uma caravana formada por Mário de
Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e o poeta
franco-suíço Blaise Cendrars, entre outros, percorreu as
cidades históricas mineiras e acabou entrando para os
anais do Modernismo.
O movimento deflagrado em 1922 estava se reconfigurando.
(Ivan Marques. “Trem da modernidade”. Revista de História da
Biblioteca Nacional, fevereiro de 2012. Adaptado.)
Entre as características da “reconfiguração” do Modernismo, citada no texto, podemos incluir
a) a politização do movimento, o resgate de princípios
estéticos do parnasianismo e o indigenismo.
b) a retomada da tradição simbolista, a defesa da
internacionalização da arte brasileira e a valorização
das tradições orais.
c) a incorporação da estética surrealista, o apoio ao
movimento tenentista e a defesa do verso livre.
d) a defesa do socialismo, a crítica ao barroco brasileiro
e a revalorização do mundo rural.
e) a maior nacionalização do movimento, o declínio da
influência futurista e o aumento da preocupação
primitivista.
12. (MACK-SP) Sobre Graciliano Ramos é incorreto afirmar que:
A) mostra-se interessado pelo comportamento, atitudes e conduta humana.
B) é o introdutor do ciclo do cacau na literatura brasileira.
C) tem uma visão panorâmica de seus personagens, daí resultando a conciliação da psicologia com o regionalismo.
D) sua obra destaca-se pela concisão e sobriedade de estilo.
E) reproduz muitas vezes a comunicação dos sertanejos e descreve a vida desolada de seres subumanos e animalizados.
13. (UCP-PR) Dada uma sequência de romancistas, formada por Machado de Assis, Lima Barreto e Jorge Amado, aponte a alternativa que apresenta, obedecendo a essa disposição, uma obra de cada autor.
A) Dom Casmurro; Casa de pensão; Tenda dos milagres.
B) Esaú e Jacó; Triste fim de Policarpo Quaresma, Terras do sem-fim.
C) Memorial de Aires; Urupês; Gabriela , cravo e canela.
D) Memórias póstumas de Brás Cubas; Recordações do escrivão Isaías Caminha; A bagaceira.
E) Quincas Borba; Iaiá Garcia; Tieta do Agreste.
14. (USF-SP) A respeito de Guimarães Rosa é correto afirmar que:
A) transmitiu ao nosso regionalismo valores universais, ao abordar dúvidas do próprio homem, numa linguagem recriada poeticamente.
B) continuou a tradição das obras regionalistas anteriores, especialmente as do ciclo da cana-de-açúcar, que denunciam a injustiça social.
C) foi mais valorizado como poeta, pela retomada dos recursos expressivos da língua, com sua linguagem plena de sonoridades e figuras literárias.
D) retomou a influência científica e a linguagem objetiva e enxuta de Euclides da Cunha, autor de Os sertões, para explicar a psicologia do sertanejo.
E) foi um autor de vanguarda que procurou mostrar as várias regiões do país, a partir de uma visão subjetiva e extremamente poética.
15. (MACKENZIE) Considere as seguintes afirmações acerca da poesia
modernista brasileira.
I. Valorizou a concepção idealizada da figura feminina.
II. No tratamento de alguns temas, manteve um diálogo irreverente com a tradição literária.
III. Recuperou a imagem da “mulher fatal”, enaltecida
pelos clássicos, mas em versos livres e brancos.
IV. Adotou uma linguagem prosaica, cujo ritmo fluente
revela a marca da oralidade.
Assinale:
a) se apenas I estiver correta.
b) se apenas IV estiver correta.
c) se apenas I e III estiverem corretas.
d) se apenas I e IV estiverem corretas.
e) se apenas II e IV estiverem corretas.
16. (CENTEC-BA) "No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo de Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma.
Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava:
– Ai! que preguiça!..."
O trecho acima pertence a uma obra que representa um marco do:
A) Naturalismo.
B) Parnasianismo.
C) Simbolismo.
D) Pré-Modernismo.
E) Modernismo.
17. (FATEC) Leia atentamente as características literárias que seguem.
I. Visão de mundo centrada no indivíduo; liberdade de criação; sentimentalismo; evasão no tempo, no espaço e na morte; mal-do-século; eleição de heróis grandiosos; subjetividade; supervalorização do amor.
II. Concepção mística da vida; interesse maior pelo particular do que pelo universal; ênfase na imaginação e na fantasia; conteúdo relacionado com o espiritual, o místico, o subconsciente e o inconsciente.
III. Quanto à poesia: utilização de versos livres, livre associação de ideias, valorização de fatos e coisas do cotidiano, humor; quanto à prosa: emprego de períodos curtos, utilização da fala coloquial, preocupação com a realidade.
IV. Objetividade; semelhanças das personagens com o homem comum; condicionamento das personagens ao meio físico e social; detalhismo; crítica ao presente; valorização da inteligência e da razão.
Essas características gerais referem-se, respectivamente, aos estilos;
A) Árcade; Barroco/ Parnasiano; Romântico.
B) Barroco; Modernista; Realista/Naturalista; Simbolista.
C) Parnasiano; Romântico; Árcade; Modernista.
D) Romântico; Simbolista; Modernista; Realista/naturalista.
E) Romântico; Barroco; Modernista; Simbolista.
18. (U.F. do R.G. do Sul) Considere as seguintes afirmações sobre o Modernismo.
I. A crítica explícita contida no poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira, satiriza abertamente os processos formais perfeccionista dos poetas parnasianos.
II. Oswald de Andrade pensava o fazer poético como uma criação livre de quaisquer limitações, que valorizasse tanto o falar brasileiro como os temas da vida cotidiana.
III. Os vários manifestos e o número expressivo de revistas de caráter estético, lançados na década de 20, revelam processos de continuidade das ideias defendidas durante a realização da Semana de Arte Moderna.
Quais estão corretas?
A) Apenas I
B) Apenas II
C) Apenas III
D) Apenas I e II
E) I, II e III.
19. (U.F. do Mato Grosso) Em relação ao Modernismo brasileiro em sua primeira fase, todas as afirmações seguintes são consideradas corretas, menos uma:
A) "A poesia aproximou-se, na estrutura rítmica, vocabular e temática, da prosa."
B) Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti del Picchia são nomes que bem representam "os iconoclastas do momento inicial".
C) O poema "José", de Carlos Drummond de Andrade, é tido como um dos mais populares desse tempo.
D) Nesse momento histórico, estavam no poder os senhores rurais, "fortalecidos então pela vigorosa economia do café, que girava em torno do eixo São Paulo-Minas Gerais."
E) "Esse sentido destruidor da literatura passadista processa-se no período que vai desde a realização da Semana de Arte Moderna até o ano de 1930, aproximadamente."
20. (U.E. de Londrina) Na primeira fase do Modernismo no Brasil,
A) impuseram-se os nomes pioneiros de Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e Coelho Neto.
B) firmou-se uma nova tendência do romance regionalista, com Graciliano Ramos e José Lins do Rego.
C) propuseram-se ideias e obras revolucionárias, como Macunaíma e Memórias Sentimentais de João Miramar.
D) promoveu-se o surgimento de ficcionistas renovadores, mas em nada foi afetada a linguagem dos poetas.
E) propiciou-se a renovação da linguagem, não ocorrendo o mesmo com a música e a pintura.
01. E) apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.
02. e) paródia da poesia parnasiana antecedente.
03. d) o movimento modernista teve com seu trabalho e com o de poetas como Oswald e Mário de Andrade a base de sua criação. Bandeira recriou literariamente suas experiências pessoais, com temas como o amor, a morte e a solidão, aos quais conferiu um valor mais universal.
04. b) explorou a brasilidade da vertente antropofágica.
05. A) Romanceiro da Inconfidência.
06. e) Estão corretas as afirmações a, b e c.
07. d) o relato dos acontecimentos, de forma impessoal, aproxima o poema do gênero jornalístico tradicional.
08. e) Estão corretas as afirmações a, b e c.
09. C) Oswald de Andrade, Mário de Andrade; Amar, verbo intransitivo.
10. a) buscava inspiração nas ideologias concretistas para simplificação poética.
11. e) a maior nacionalização do movimento, o declínio da influência futurista e o aumento da preocupação primitivista.
12. B) é o introdutor do ciclo do cacau na literatura brasileira.
13. B) Esaú e Jacó; Triste fim de Policarpo Quaresma, Terras do sem-fim.
14. A) transmitiu ao nosso regionalismo valores universais, ao abordar dúvidas do próprio homem, numa linguagem recriada poeticamente.
15. e) se apenas II e IV estiverem corretas.
16. E) Modernismo.
17. D) Romântico; Simbolista; Modernista; Realista/naturalista.
18. E) I, II e III.
19. C) O poema "José", de Carlos Drummond de Andrade, é tido como um dos mais populares desse tempo.
20. C) propuseram-se ideias e obras revolucionárias, como Macunaíma e Memórias Sentimentais de João Miramar.
excelente!!!
ResponderExcluir