Literatura - Revisão de Conteúdos para ESA - 50 Questões Gabaritadas

01. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A forma fixa caracterizada por versos heroicos ou alexandrinos dispostos em duas quadras e dois tercetos é chamada:
(A) haicai. 
(B) oitava. 
(C) soneto. 
(D) décima. 
(E) espinela.

02. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Em poesia, para determinar a medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de
(A) redondilha. 
(B) dístico. 
(C) escansão. 
(D) métrica. 
(E) quintilha.

03. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Os textos dramáticos podem ser definidos como aqueles em que:
(A) a “voz narrativa” está entregue a um narrador onisciente.
(B) uma “voz particular” manifesta a expressão do mundo interior
(C) uma “voz particular” pertence a um personagem que conta a história.
(D) a “voz narrativa” está entregue às personagens.
(E) a “voz narrativa” exalta os feitos de um povo e de um herói.

04. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Quanto à Literatura Brasileira, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta.
(A) O gênero lírico foi amplamente utilizado no Trovadorismo, com várias espécies de cantigas.
(B) A prosa começou a ser desenvolvida no Humanismo a partir do estilo vicentino.
(C) O romance é uma invenção da civilização antiga, especificamente no Arcadismo, com Dirceu.
(D) O gênero dramático foi desenvolvido, sobretudo, nos movimentos de transição do século XIX.
(E) No Modernismo, prevaleceu a prosa poética, com autores como Carlos Drummond de Andrade.

05. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Assinale a alternativa em que a definição do gênero literário e a sua respectiva definição correspondem.
(A) Narrador = é a voz do ser abstrato que fala no poema.
(B) Verso = o número de sílabas poéticas apresentadas.
(C) Drama = grandes relatos narrativos de feitos heroicos.
(D) Ritmo = poema que têm estrutura fixa de construção.
(E) Épico = narrava a mitologia e na poesia havia epopeia.

06. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A respeito do vigoroso simbolismo criado pelos gregos, é correto afirmar que ele
(A) explica a relação causa-efeito existente entre o abafamento climático e o humor humano.
(B) está relacionado ao humor nos dias atuais.
(C) se vincula à natureza do ser humano.
(D) busca a explicação para o comportamento humano nos astros.
(E) procura explicar as alterações climáticas.

07. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que
(A) os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil.
(B) toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens.
(C) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.
(D) os textos dessa época têm grande valor literário.
(E) registra apenas o choque cultura entre colonizadores e colonizados.

08. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava. A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que
(A) alguns dos representantes dessa geração literária foi Padre José de Anchieta e Gil Vicente.
(B) Portugal era um país tão atrasado inicialmente que precisou se lançar nas expansões ultramarinas em busca de novos mercados produtores. 
(C) o processo de aculturação pode ser observado na forma diferente de indumentária, por exemplo, no chapéu.
(D) era tênue a margem entre realidade e ficção nos escritos dessa época.
(E) apesar de o encontro ter sido conflituoso num primeiro momento, houve entendimento linguístico depois

09. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Nessa estrofe, o eu lírico expressa uma construção de linguagem típica do Barroco, conhecida como:
(A) conceptismo.
(B) cultismo.
(C) cubismo.
(D) gongorismo.
(E) maneirismo.

10. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - O Arcadismo brasileiro originou-se e teve maior expressão em (no):
(A) Rio de Janeiro. 
(B) Minas Gerais. 
(C) Ceará. 
(D) Mato Grosso do Sul. 
(E) São Paulo.

11. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Em “a arte _______________ é a expressão das contradições e do conflito espiritual do homem da época.”, Qual a alternativa que completa corretamente a lacuna?
(A) clássica 
(B) barroca
(C) romântica 
(D) árcade
(E) parnasiana

12. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Nessa estrofe, o eu lírico revela um lema típico do Neoclassicismo, presente na expressão latina:
(A) locus amoenus.
(B) inutilia truncat.
(C) memento mori.
(D) aurea mediocritas.
(E) carpe diem.

13. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - As obras exploram um lado mais doloroso e cruel da vida humana. Há atração por cenas trágicas e aspectos grotescos do cotidiano, bem como escatologia. A noção de efemeridade da vida leva a uma proximidade com a morte. Esse é o movimento literário do:
(A) Quinhentismo.
(B) Arcadismo.
(C) Romantismo.
(D) Barroco.
(E) Realismo.

14. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - O movimento no Brasil confunde-se com a própria Inconfidência Mineira. Pautaram-se em ideias iluministas que os influenciaram tanto na produção literária quanto na atitude antilusitana. Revelaram postura nativista por meio da descrição da natureza nacional e da construção do heroísmo épico. Essas são características que identificam as obras de autores
(A) árcades.
(B) barrocos.
(C) parnasianos.
(D) simbolistas.
(E) modernistas.

15. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Sobre o Arcadismo no Brasil, é correto afirmar que
(A) a noção de efemeridade da vida leva a uma aproximação com a morte e algumas obras exploram lados mais sombrios, dolorosos e deformados.
(B) o desenvolvimento inevitável do real em direção a estados mais aperfeiçoados é um modelo explicativo fundamental para a transformação natural.
(C) o eu lírico assume uma outra identidade como pastor, vaqueiro ou alguma atividade ligada ao campo, como é o caso de Dirceu.
(D) procurou-se conciliar as ideias de reforma social com procedimentos da poesia, o que tornou a sua arte engajada e a sua linguagem grandiosa.
(E) idealizado por Mário de Sá Carneiro, propunha basicamente a justaposição caótica de imagens, imagens insólitas e expressão descontínua.

16. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - O movimento literário que se caracterizou pelo pioneirismo na busca pela nacionalização da literatura por meio da valorização da paisagem e da cultura da nossa terra, opondo-se aoNeoclassicismo, foi o:
(A) Classicismo.
(B) Arcadismo.
(C) Romantismo.
(D) Parnasianismo.
(E) Simbolismo.

17. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - O poeta da Segunda Geração Romântica que soube utilizar, de forma sensível e surpreendente, os temas e as formas estereotipados do Ultrarromantismo, bem como poetizar figuras e imagens retiradas do cotidiano mais banal foi
(A) Gonçalves Dias
(B) José de Alencar
(C) Álvares de Azevedo
(D) Machado de Assis
(E) Castro Alves

18. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Nessa estrofe, o eu lírico expressa um procedimento temático típico da terceira geração do Romantismo, que seria
(A) o uso de questões como a desigualdade, a pobreza e os conflitos entre o povo e o governo.
(B) a adoção de uma identidade como pastor, vaqueiro ou alguma atividade ligada ao campo.
(C) a linguagem grandiosa, eloquente e acentuada por metáforas de liberdade.
(D) a preocupação com a métrica e a versificação, empregando o verso alexandrino.
(E) o psicologismo e a sondagem interior do eu lírico, preocupado em se afogar no mar.

19. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A natureza como espaço idílico, paradisíaco. Constituição das identidades nacionais a partir da exaltação da natureza. Na lírica, também produziu poemas religiosos, explorando a manifestação de Deus na natureza. Esses são aspectos que se remete a que autor e movimento?
(A) Gonçalves de Magalhães do Arcadismo.
(B) Joaquim Manuel de Macedo do Romantismo.
(C) Manuel Antônio de Almeida do Naturalismo.
(D) José Constantino de Alencar do Realismo.
(E) Gonçalves Dias do Romantismo.

20. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Um período de transição, preocupado em conciliar as ideias de reforma social com procedimentos da poesia, o que tornou a sua arte engajada. A linguagem usada era grandiosa, eloquente e acentuada de hipérboles e espaços amplos. Essas são características que 
identificam as obras de autores
(A) indianistas.
(B) condoreiristas.
(C) ultrarromânticos.
(D) quinhentistas.
(E) naturalistas.

21. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Obedecendo à estética ultrarromântica, assinale a alternativa INCORRETA quanto à imagem que faz da mulher o eu lírico desse poema.
(A) Dilacerada.
(B) Idealizada.
(C) Abatida.
(D) Consternada.
(E) Enlutada.

22. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Marque a alternativa que apresenta informação correta sobre autor e  obra representativos da literatura brasileira
(A) Aluísio de Azevedo escreveu “O Cortiço”, obra em que fica evidente a zoomorfização das personagens.
(B) Machado de Assis escreveu “Dom Casmurro”, romance idealista sobre a experiência do amor inacessível.
(C) Raul Pompéia escreveu “Lira dos Vinte Anos”, e é um representante do mal-do-século no Romantismo.
(D) Gregório de Matos escreveu peças teatrais populares e de conteúdo religioso para catequizar os indígenas.
(E) Olavo Bilac escreveu “Navio Negreiro” e “Vozes da África”, poemas com evidentes intenções abolicionistas.

23. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Sobre as obras e os autores do Realismo-Naturalismo no Brasil é correto afirmar que
(A) o teatro dessa época teve muitos adeptos dentre os quais podemos citar José de Alencar.
(B) Aluízio Azevedo e Machado de Assis produziram obras numa linha naturalista bem definida.
(C) Raul Pompéia é um autor significativo dessa época, porém suas obras mostram apenas traços impressionistas.
(D) o principal autor desse período é Adolfo Caminha que trabalhou dentro de uma linha realista mais definida.
(E) a parte mais significativa da obra de Machado de Assis é representada por seus romances e contos.

24. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A obra literária que marca o final do romantismo e o início do realismo no Brasil é 
(A) “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães. 
(B) “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo. 
(C) “O Guarani”, de José de Alencar. 
(D) “O Ateneu”, de Raul Pompéia. 
(E) “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.

25. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A literatura deve ser uma espécie de documento da sociedade, deve fazer refletir sobre a realidade social. O descritivismo e uma visão positivista marcavam os temas e estilos desse movimento. Essas são características que identificam as obras de autores
(A) trovadores.
(B) românticos.
(C) árcades.
(D) realistas.
(E) naturalistas.

26. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Esse poema de Machado de Assis se enquadra em qual fase e por quê?
(A) Fase madura, por causa de seu psicologismo.
(B) Fase excelente, devido à sua adjetivação.
(C) Fase romântica, haja vista o seu sentimentalismo.
(D) Fase mediana, graças à denúncia social.
(E) Fase realista, observada no estilo rebuscado.

27. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - O Naturalismo brasileiro teve maior expressão com:
(A) Aluísio de Azevedo, na história baseada em fatos reais, Casa de pensão.
(B) Adolfo Casais Monteiro, no romance O Bom-Crioulo.
(C) Machado de Assis, na sua fase primeva, com Helena.
(D) Eça de Queirós, em sua obra O crime do padre Amaro. 
(E) Antero de Quental, no livro O primo Basílio.

28. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Marque a alternativa que apresenta informação correta sobre autor e obra representativos da Literatura Brasileira.
(A) Raul Pompéia escreveu “O ateneu”, uma obra autobiográfica que conta uma experiência pré-adolescente.
(B) Álvares de Azevedo escreveu “Noite na taverna”, uma obra da segunda geração escrita na forma de teatro.
(C) José de Alencar escreveu romance histórico, caracterizado por “Ubirajara”, e prosa urbana, como “Guerra dos Mascates”.
(D) Mário Quintana é um escritor de contos populares e folclóricos, conhecido pelo “Auto da Compadecida”.
(E) Clarice Lispector inovou a forma do poema, passando da métrica rígida para o poema-piada, um gênero essencialmente curto.

29. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Leia os versos a seguir, e assinale a alternativa que os analisa corretamente:
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices de vozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

(A) os versos decassílabos apresentam os paradoxos característicos do Barroco.
(B) a expressão objetiva aponta para a racionalidade dos poetas do Realismo.
(C) a linguagem dos versos materializa no texto a visão bucólica do Arcadismo.
(D) as metáforas insólitas traduzem a crítica social própria do Modernismo.
(E) a combinação vocabular provoca a ênfase na sonoridade típica do Simbolismo.

30. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura; desejo de  transcendência e integração cósmica; linguagem vaga, fluida que busca sugerir em vez de nomear. Essas são características que identificam as obras de autores
(A) naturalistas.
(B) parnasianistas.
(C) simbolistas.
(D) quinhentistas.
(E) realistas.

31. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Quanto à análise do poema e ao movimento literário no qual ele está inserido, é INCORRETO afirmar que
(A) está representado o interesse pelas zonas profundas da mente e pela transcendência.
(B) é estabelecida a invocação de uma substância concreta por parte do eu lírico.
(C) o eu lírico trabalha com a sugestão e os símbolos e há figuras de linguagem de som.
(D) há tentativa de integração cósmica mediante a inclusão de astros celestes.
(E) apela-se para o recurso da musicalidade inclusive citando instrumentos.

32. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Esse poema de Alberto de Oliveira conserva características predominantes da estética parnasiana, EXCETO:
(A) zona do inconsciente.
(B) descrição detalhada.
(C) busca pela perfeição.
(D) uso de forma fixa.
(E) mitologia clássica.

33. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Em relação ao Parnasianismo, que se desenvolveu no fim do século XIX e no início do XX, marque a alternativa incorreta em relação às características desse movimento literário. 
(A) Os temas da poesia são próximos do cotidiano, buscando descrevê-los de maneira detalhada, analisando sob diversos ângulos, inspirando-se no método científico. 
(B) Os poetas produzem obras fortemente detalhadas, muitas vezes descrevendo objetos ou situações com precisão. 
(C) A obra poética deve ser trabalhada para ser o mais perfeita possível no campo da forma. 
(D) Interesse pelas noções de inconsciente e pela investigação da mente humana, tangenciando assuntos como a loucura e o subconsciente. 
(E) A influência do pensamento científico na poesia parnasiana está na rigidez formal e na formalidade da linguagem.

34. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Das características presentes no movimento Simbolismo, assinale a predominante no texto.
(A) Cientificismo.
(B) Perfeccionismo.
(C) Teocentrismo.
(D) Mitologia.
(E) Musicalidade.

35. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A alternativa que contém obra literária com forte apelo jornalístico sobre evento militar marcante na História do Brasil, ocorrido no sertão baiano, é:
(A) Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade.
(B) Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira.
(C) São Bernardo, de Graciliano Ramos.
(D) Canaã, de Graça Aranha.
(E) Os Sertões, de Euclides da Cunha.

36. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - O ______ é uma vanguarda  que lida com as seguintes características: velocidade; apologia das máquinas: recusa da tradição; elogio do ritmo de vida moderna; valorização dos grandes centros urbanos. Um dos escritores foi Álvaro de Campos.
(A) expressionismo.
(B) cubismo.
(C) futurismo.
(D) surrealismo.
(E) dadaísmo.

37. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Entre os estilos de vanguarda presentes no trecho, o predominante é:
(A) cultismo.
(B) cubismo.
(C) art nouveau.
(D) dadaísmo.
(E) sensacionismo.

38. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A partir da metáfora de “cair no molho da macarronada”, o que se representa é:
(A) desigualdade.
(B) antropofagia.
(C) tropicalismo.
(D) anarquia.
(E) heroísmo.

39. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Entre os temas explorados por Manuel Bandeira neste poema, o que NÃO se verifica é:
(A) mitologia clássica.
(B) experimentalismo.
(C) cientificismo.
(D) pessimismo.
(E) ironia trágica.

40. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Essa obra ao lado foi pintada pela modernista Tarsila do Amaral dialoga com uma tradição da literatura no mesmo período, no que consiste na conquista da valorização de uma linguagem mais próxima do cotidiano, porque na cena roupas lavadas penduradas no varal podem ser observadas. Nesse sentido, a tendência mencionada é:
(A) hibridismo.
(B) pontilhismo.
(C) teocentrismo.
(D) prosaísmo.
(E) bucolismo.

41. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Em 1924, o escritor francês André Breton escreveu um manifesto, do qual se destaca o seguinte trecho:
“Talvez o meu sonho da noite passada tenha dado prosseguimento ao da noite anterior e continue na próxima noite 
com rigor meritório.”
Esse trecho caracteriza o seguinte movimento de vanguarda europeia:
(A) surrealismo.
(B) futurismo
(C) impressionismo
(D) determinismo.
(E) condoreirismo.

42. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Marque a alternativa que apresenta informação correta sobre autor e obra representativos da literatura brasileira.
(A) João Cabral de Melo Neto se insere no Modernismo de 45 e escreveu O cão sem plumas.
(B) Escritor e tradutor, Mário Quintana classifica-se no Pré-Modernismo e publicou Sapato furado.
(C) A poetisa Florbela Espanca tematizou o sofrimento em sua famosa obra chamada Livro de mágoas.
(D) Lima Barreto é um escritor do Naturalismo e escreveu Triste fim de Policarpo Quaresma.
(E) Ícone do Realismo, Machado de Assis escreveu um livro de contos intitulado Casa de pensão.

43. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Levando em conta o contexto do conto, em qual das alternativas há um sentido semelhante ao de “que nessas artes não vadiava”?
(A) “que estudou aquele artesanato”
(B) “que era um preguiçoso”
(C) “que era um especialista”
(D) “que não entendia daquele assunto”
(E) “que simplesmente ignorava a questão”

44. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Quanto às figuras de linguagem nesse poema, assinale a alternativa que apresentar a interpretação INCORRETA.
(A) “para o meu sonho naufragar” = metáfora
(B) “e a cor que escorre de meus dedos” = sinestesia
(C) “O vento vem vindo de longe” = assonância
(D) “a noite se curva de frio” = personificação
(E) “meus olhos secos como pedras” = comparação

45. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Neste pequeno excerto, pode ser observada uma alegoria de:
(A) um sistema político em que os embaixadores e diplomatas são mais importantes.
(B) uma crítica ao consumismo exacerbado que deixou as pessoas sem palavras.
(C) uma sociedade oprimida por um jugo autoritário e sem liberdade de expressão.
(D) um planejamento arquitetônico hierárquico no qual prevalecem castas.
(E) uma pressão psicológica imposta por mecanismos modernos de depressão.

46. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Quanto à análise desse poema do modernista Mário Quintana, pode-se presumir que
(A) a metafísica é o traço principal do poema, e o eu lírico resgata memórias de infância.
(B) o poeta estabelece intertextualidade com Manuel Bandeira, com a linguagem jornalística.
(C) a forma breve é herança do Modernismo, uma vez que o poema se limita a uma estrofe.
(D) as reflexões metalinguísticas permitem com que o eu lírico reflita sobre o sentido da linguagem.
(E) o discurso de ódio da humanidade está no verso “enlouquece os homens ante a insuportável”.

47. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A crônica é um gênero textual que oscila entre a Literatura (ficcional) e o Jornalismo (não ficcional). Entre os temas explorados no trecho acima, NÃO se encontra o(a):
(A) humor.
(B) metafísica.
(C) antecipação.
(D) filosofia.
(E) subentendido.

48. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - O fragmento apresenta uma tendência
“A vida é noite: o sol tem véu de sangue:
Tacteia a sombra a geração descrita... 
Acorda-te, mortal! É no sepulcro
Que a larva humana se desperta à vida!”

(A) romântica: mal-do-século
(B) simbolista: transcendência
(C) árcade: “aurea mediocritas”
(D) social: arte engajada
(E) parnasiana: antirromântica

49. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - Em função do que é dito nos versos do poema (Texto de Interpretação), observa-se que o “eu lírico”
(A) deseja ser mau e mórbido, por isso faz suas viagens pelas estrelas.
(B) tem fome e pouco dinheiro, logo não gasta com comidas que não alimentam.
(C) viaja, não só fisicamente, mais também por meio de seus pensamentos.
(D) é um homem agitado, que leva uma vida de passageiro com luxo e mordomias.
(E) é uma voz que clama por tranquilidade e brada contra a poluição do ar.


50. (QUESTÃO - CFGS/ESA) - A expressão “viajar indefinidamente”, no Texto de Interpretação, só NÃO significa
(A) passear de modo errante, a esmo.
(B) sair por aí sem definir o nome das pessoas conhecidas.
(C) viajar sem se preocupar com o tempo de chegar.
(D) não ter a preocupação de saber o lugar para onde se vai.
(E) aventura-se pelo mundo sem ter um objetivo definido.



01. C) soneto. 
02. C) escansão. 
03. D) a “voz narrativa” está entregue às personagens.
04. A) O gênero lírico foi amplamente utilizado no Trovadorismo, com várias espécies de cantigas.
05. E) Épico = narrava a mitologia e na poesia havia epopeia.
06. C) se vincula à natureza do ser humano.
07. C) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.
08. C) o processo de aculturação pode ser observado na forma diferente de indumentária, por exemplo, no chapéu.
09. A) conceptismo.
10. B) Minas Gerais.
11.  B) barroca
12. E) carpe diem.
13. D) Barroco.
14. A) árcades.
15. C) o eu lírico assume uma outra identidade como pastor, vaqueiro ou alguma atividade ligada ao campo, como é o caso de Dirceu.
16. C) Romantismo.
17. C) Álvares de Azevedo
18. C) a linguagem grandiosa, eloquente e acentuada por metáforas de liberdade.
19. E) Gonçalves Dias do Romantismo.
20. B) condoreiristas.
21. B) Idealizada.
22. B) Machado de Assis escreveu “Dom Casmurro”, romance idealista sobre a experiência do amor inacessível.
23. E) a parte mais significativa da obra de Machado de Assis é representada por seus romances e contos.
24. E) “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
25. E) naturalistas.
26. C) Fase romântica, haja vista o seu sentimentalismo.
27. A) Aluísio de Azevedo, na história baseada em fatos reais, Casa de pensão.
28. A) Raul Pompéia escreveu “O ateneu”, uma obra autobiográfica que conta uma experiência pré-adolescente.
29. E) a combinação vocabular provoca a ênfase na sonoridade típica do Simbolismo.
30. C) simbolistas.
31. B) é estabelecida a invocação de uma substância concreta por parte do eu lírico.
32. A) zona do inconsciente.
33. D) Interesse pelas noções de inconsciente e pela investigação da mente humana, tangenciando assuntos como a loucura e o subconsciente. 
34. E) Musicalidade.
35. E) Os Sertões, de Euclides da Cunha.
36. C) futurismo.
37. B) cubismo.
38. B) antropofagia.
39. A) mitologia clássica.
40. D) prosaísmo.
41. A) surrealismo.
42. A) João Cabral de Melo Neto se insere no Modernismo de 45 e escreveu O cão sem plumas.
43. D) “que não entendia daquele assunto”
44. C) “O vento vem vindo de longe” = assonância
45. C) uma sociedade oprimida por um jugo autoritário e sem liberdade de expressão.
46. D) as reflexões metalinguísticas permitem com que o eu lírico reflita sobre o sentido da linguagem.
47. D) filosofia.
48. A) romântica: mal-do-século
49. C) viaja, não só fisicamente, mais também por meio de seus pensamentos.
50. B) sair por aí sem definir o nome das pessoas conhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário