Durante o período colonial brasileiro, houve diversos movimentos anticoloniais, que foram manifestações de resistência à dominação portuguesa e buscavam, em diferentes contextos, mais autonomia ou a independência do domínio colonial. Nesse sentido, o movimento ocorrido em Minas Gerais, em 1789, liderado por intelectuais, militares e membros da elite local descontentes com a carga tributária e com a opressão colonial, com o objetivo de alcançar a independência e a criação de uma república, é denominado de:
a) conjuração Mineira;
b) revolução Mineira;
c) guerra dos Canudos;
d) inconfidência Mineira;
e) guerra do Contestado.
A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.
O movimento, porém, foi descoberto antes do dia marcado para a eclosão por conta de uma delação. Com isso, seus líderes foram presos e condenados.
Questão com dupla possibilidade (A) e (D)
ResponderExcluirapenas uma possibilidade, pois o nome conjuração se refere à conjuração baiana, embora tenham semelhanças nas causas.
ResponderExcluirmassa!!!
ResponderExcluir