➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(ESA/CFS 2022-23) - QUESTÃO

 Leia um fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha, a seguir. (A imagem é meramente ilustrativa)

“Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.” 

(Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.)

Nesse trecho, o relato de Caminha alinha-se ao projeto colonizador da Coroa Portuguesa para a nova terra, pois, essencialmente,

a) demarca a superioridade europeia, para enfatizar a miséria dos indígenas.
b) evidencia a ausência de trabalho dos povos autóctones (povos nativos)
c) descreve a exuberância das terras, para impressionar a Coroa Portuguesa.
d) informa sobre o potencial econômico e a oportunidade de conversão católica.
e) realça somente a possibilidade da catequese para os povos nativos.





Resposta da banca: A carta de Pero Vaz de Caminha ressalta a importância da catequese dos índios para os portugueses, bem como informa sobre o potencial econômico nas terras, “Porém a terra em si é de muito bons ares [...]”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA