No contexto da Expansão Ultramarina Europeia dos séculos XV e XVI, pode-se afirmar que:
a) ao longo do século XV, a exploração do litoral africano rendeu poucos lucros aos mercadores portugueses.
b) os espanhóis, ao chegarem à América, perderam o interesse de continuar buscando uma rota para a China.
c) os cristãos novos não puderam participar da expansão portuguesa porque esta era uma atividade desenvolvida somente por quem tinha posse de terras.
d) em finais do século XIV, a atividade comercial passou a ser importante fonte de renda em Portugal.
e) os nobres portugueses, associados aos cristãos novos, desenvolveram uma mentalidade burguesa e capitalista ao longo do século XVI.
Veja também:
A Revolução de Avis foi um conflito político e bélico que ocorreu entre 1383 e 1385 entre o Reino de Portugal e o Reino de Castela.
Como uma das consequências da Revolução de Avis, com o Estado centralizado, os nobres satisfeitos e a burguesia apoiando, Portugal inicia a expansão do seu território, não por terra, mas pelo mar. Primeiro para o norte da África, em seguida para os arquipélagos e depois em expedições culminariam na chegada à América e Ásia. Portanto, em finais do século XIV, a atividade comercial passou a ser importante fonte de renda em Portugal.
COMENTÁRIO DA BANCA (ESA)
ResponderExcluirAlternativa correta: em finais do século XIV, a atividade comercial passou a ser importante fonte de renda
em Portugal.
SOLUÇÃODA QUESTÃO: no final do século XIV, o comércio tornou-se importante fonte de renda para burguesia e também para a nobreza mercantil portuguesas