(Mackenzie) - QUESTÃO

O episódio conhecido como "A Noite das Garrafadas", briga entre portugueses e brasileiros, relaciona-se com:

a) a promulgação da Constituição da Mandioca pela Assembleia Constituinte.

b) a instituição da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de alfândega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros.

c) o descontentamento da população do Rio de Janeiro contra as medidas saneadoras de Oswaldo Cruz.

d) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à sociedade "Colunas do Trono" que apoiavam Dom Pedro I.

e) a vinda da Corte Portuguesa e o confisco de propriedades residenciais para alojá-la no Brasil.


A Noite das Garrafadas caracterizou-se pelo conflito entre portugueses residentes no Rio de Janeiro, partidários do imperador, e brasileiros, insatisfeitos com a administração do monarca nos idos de 1831. Esse acontecimento prenunciou a renúncia de D. Pedro I, que abdicou do trono em 7 de abril de 1831.

4 comentários:

  1. Entre as causas da abdicação do trono por parte de D. Pedro I, está:

    a) a União Ibérica, entre Portugal e Espanha.
    b) revoltas locais, como Revolução Farroupilha.
    c) a crise financeira de 1829, que ocasionou o fechamento do Banco do Brasil.
    d) a crise de legitimidade pelo não uso do Poder Moderador.
    e) o processo de Impeachment protocolado por senadores da época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta: C
      O caso financeiro durante o Primeiro Reinado era grave. As reservas de ouro depositadas por D. João VI, quando este ainda estava no Brasil, no período de 1808 a 1821, foram por ele retiradas quando voltou para Portugal. Dom Pedro I, já imperador, teve que tomar medidas para compensar o deficit. Uma dessas medidas consistiu em imprimir papel-moeda (sem a correspondência real com o tesouro em reserva), o que fez com que a moeda brasileira se desvalorizasse e o banco do Brasil quebrasse em 1829. Esse fato contribuiu para a impopularidade do Imperador, que abdicou do trono dois anos depois.

      Excluir
  2. Em 1831, quando o imperador D. Pedro I estava na iminência da abdicação, houve um acontecimento na cidade do Rio de Janeiro que envolveu portugueses (residentes na cidade), apoiadores do imperador, e brasileiros, contrários. Esse episódio ficou marcado pela quebra de garrafas e de luminárias. Que nome foi dado a tal fato?

    a) Guerra dos vitrais
    b) Embates políticos na Corte
    c) Noite do Quebra-quebra
    d) Noite das Garrafadas
    e) Conflitos luso-brasileiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta: D
      Em 1831, D. Pedro I tentou estabelecer contato com as lideranças liberais do Brasil em viagem a Minas Gerais. Porém, com a má recepção, retornou ao Rio de Janeiro. Ao saberem de seu retorno, os portugueses que o apoiavam resolveram preparar uma festa para recebê-lo, acendendo luminárias nas janelas das casas. Os brasileiros, irritados com tal gesto, começaram a quebrar as luminárias, ao que os portugueses responderam atirando-lhes garrafas.

      Excluir