(ESA/CFS 2021-22) - QUESTÃO

Nas últimas décadas, o Brasil vem passando por significativas mudanças estruturais em sua composição demográfica. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. 

a) o envelhecimento da população brasileira se mantém em níveis baixíssimos, seguindo a tendência mundial 
b) A taxa de fecundidade, que indica o número de nascidos vivos, tem apresentado expressivo aumento neste século 
c) O brasil permanece como um país cuja maior parte da população vive no campo, onde a taxa de natalidade é muito baixa 
d) Os avanços na medicina ainda não foram suficientes para reduzir a taxa de mortalidade ao longo dos anos 
e) Paralelamente à redução da natalidade, a esperança de vida ao nascer tem aumentado no Brasil


As mudanças na estrutura da composição demográfica brasileira, são percebidas a partir de dois fatores: no aumento da expectativa de vida, como consequência de melhorias médicas e na redução das taxas de fecundidade, como consequência da maior entrada da mulher no mercado de trabalho e da elevação dos custos de vida.

Comentário da banca:
Entre 1950 e 1980, a população brasileira cresceu em média 2,8% ao ano, índice que projetava sua duplicação em 25 anos. Em 2008, o crescimento populacional tinha caído para 1,0% ao ano. Paralelamente a essa acentuada redução da natalidade, vem aumentando a esperança de vida.

3 comentários:

  1. exatamente , isso se deve ao descaso do governo com o ensino de educação sexual nas escolas , as pessoas passam a não ter filhos , logo cadê a mão de obra barata ???? . Para incentivar empresas a vir ao Brasil , necessitamos disto , assim evitando as mulheres de trabalharem e gerando uma nova geração de trabalhadores .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas o que não ter filhos tem a ver com educação sexual ?? Olha como tá a situação do país hoje, você ter filhos sem ter uma vida completamente estruturada é pedir pra passar sufoco

      Excluir
    2. arthur, as pessoas passam a não ter filhos por conta do aumento de custo de vida, da participação das mulheres no mercado de trabalho e a própria mudança ideológica da população ("mulher dona de seu próprio corpo" e o fim dos casamentos juvenis), a urbanização (antigamente, era comum a prática rural de ter muitos filhos para gerar mão-de-obra nas propriedades) e o avanço da ciência nos métodos contraceptivos.

      Excluir