Literatura Brasileira - 109 Questões de Revisão para o Concurso da ESA (em PDF)

(01. QUESTÃO)
- O Modernismo Brasileiro foi complexo e contraditório, com linhas centrais e linhas secundárias, mas iniciou uma era de transformações essenciais. O escritor considerado figura central do modernismo foi:
a) Mário de Andrade.
b) José de Alencar.
c) Machado de Assis.
d) Oswald de Andrade.
e) Monteiro Lobato 

(02. QUESTÃO) - Uma das características seguintes não pertence ao Realismo:
a) Personagens reais, tirados do cotidiano.
b) Preocupação formal.
c) Volta ao passado.
d) Crítica à burguesia.
e) Objetivismo. 

(03. QUESTÃO) - Assinale a alternativa correta:
a) A prosa realista, com o intuito moralizador, desmascara o casamento por interesse, tão comum no século XIX, para defender uma relação amorosa autêntica, segundo princípios filosóficos do platonismo.
b) A prosa romântica analisa mais profundamente a natureza humana, evitando a apresentação de caracteres padronizados em termos de paixões, virtudes e defeitos.
c) A prosa realista põe em cena personagens tipificados que, metamorfoseados em heróis valorosos, correspondem à expressão da consciência e valores coletivos.
d) A prosa realista, apoiando-se em teorias cientificistas do século XIX, empreende a análise de instituições burguesas, como o casamento, por exemplo, denunciando as bases frágeis dessa união.
e) A prosa romântica recria o passado histórico com o intuito de ironizar os mitos nacionais. 

(04. QUESTÃO) - Leia as características e marque a alternativa devida.
“Ênfase no lado mais animalesco do homem: a fome, o instinto, a parte não civilizados, a sexualidade, a zoomorfização das personagens. Determinismo: o indivíduo não é mais sujeito, mas um figurante da história, resultado das influências do meio. O homem é entendido como produto das leis naturais. As obras deste período trazem à tona tópicos como as taras sexuais, os vícios, as doenças, o incesto, o adultério. Preferência por temas cotidianos, priorizando as relações e vivências das classes inferiores.”
a) Arcadismo.
b) Modernismo.
c) Romantismo.
d) Simbolismo.
e) Naturalismo. 

( -------------------------------------------------------------------------- )


Nenhum comentário:

Postar um comentário