Como fazer a Redação da prova da ESA?

Na Redação para ESA, o candidato deverá produzir um texto dissertativo, primando pela coerência e coesão. Os interessados em conquistar uma vaga na Escola de Sargentos das Armas, deve se preparar com aptidão a fim de obter uma boa nota.

Praticar a escrita é um ótimo exercício.


É importante saber que a parte discursiva de Português no concurso da ESA é constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir, com base no tema indicado na questão discursiva, uma redação com extensão mínima de 20 (vinte) e máxima de 30 (trinta) linhas, sem contar o título, primando pela coerência, correção e coesão. Será distribuída ao candidato uma folha de rascunho para que, caso assim deseje, possa fazer anotações, organizar suas ideias e/ou elaborar o esboço de sua redação. Contudo, tal rascunho deverá ser passado a limpo na Folha de Redação e a caneta. 

IMPORTANTE: Somente o texto produzido na Folha de Redação será corrigido.

Normalmente, na folha da redação, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Em caso de utilização de caneta de tinta de outra cor ou lápis, a redação não será corrigida e será atribuída ao candidato a pontuação 0,000 (zero vírgula zero zero zero) nessa parte da prova.

Para o concurso da ESA, o candidato será reprovado ou eliminado do Concurso de Admissão quando for considerado inapto na questão de Redação (nota inferior a 5,000 - cinco vírgula zero zero zero).

- MOTIVOS PARA DESCONSIDERAR A CORREÇÃO DA REDAÇÃO (GRAU ZERO)

  1. Fuga total ao tema proposto;
  2. Modalidade textual diferente da pedida;
  3. Linguagem e/ou texto incompreensível;
  4. Ilegível;
  5. Em forma de poema ou outra que não em prosa;
  6. Texto com menos de 20 ou mais de 30 linhas;
  7. Com marcas ou rasuras na Folha de Redação que possam identificar o candidato; e 
  8. Não utilização de caneta esferográfica azul ou preta.

- CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

  1. Ausência de Título - será descontado, caso o candidato não atribua título à sua redação.
  2. Tema - ponto de vista suficientemente abrangente de acordo com a proposta apresentada.
  3. Coerência nos parágrafos - condução racional às conclusões sintetizadas num ponto de vista ou opinião.
  4. Argumentação - utilização de variados recursos que conquistem a adesão do leitor às ideias defendidas.
  5. Coesão na linguagem - relacionamento sintático e semântico entre palavras, orações e períodos, com clareza, correção, propriedade, concisão e fluência.
  6. Modalidade textual - a) estrutura geral: introdução, desenvolvimento e conclusão. b) estrutura das partes: parágrafos, períodos e orações.
  7. Seleção lexical - amplitude, elegância e harmonia do conjunto de vocábulos utilizados no texto na variedade culta da língua.
  8. Apresentação - estética do texto, observando-se título, caligrafia, margens e limpeza.
  9. Gramática/Ortografia - ortografia, regência, concordância, colocação, pontuação, acentuação e outras.

Como vimos, a Redação será avaliada conforme os critérios a seguir:

  • Interpretação, reflexão, não tangenciamento, desvio ou fuga parcial do tema;
  • Estrutura dissertativa com introdução, desenvolvimento e conclusão, sem características de texto de relato (recorrência ou predominância de verbos no pretérito);
  • Utilização da norma culta da língua;
  • Construção de períodos gramaticalmente íntegros, coesos, coerentes e claros; e
  • Estética do texto (título, caligrafia, margens e limpeza). 
DICAS IMPORATNES:

  1. Na maioria das provas, é exigida a dissertação argumentativa, o que requer conhecimento de mundo e habilidades da parte do candidato.
  2. Em se tratando de texto argumentativo, por coerência, os temas têm, em geral, vínculo com a contemporaneidade. Por isso, é importante que o candidato se mantenha atualizado com as grandes questões sociais de seu tempo. A leitura de algum grande jornal (ou revista), pelo menos uma vez por semana, é imprescindível.
  3. Observar temas de concursos anteriores também ajuda muito.  O ideal é que o candidato faça redações sobre alguns desses temas e que as submeta à apreciação de algum professor. O bom desempenho requer treinamento constante.
  4. Boas ideias não garantem uma boa redação.  É preciso que o candidato saiba organizá-las. Para isso, ideal é que ele leia textos argumentativos (em jornais, por exemplo), a fim de que observe como tais textos são comumente esquematizados.
  5. É preciso que o candidato tenha contato com técnicas de redação, as quais envolvem como começar um texto, como desenvolvê-lo e como concluí-lo. Estudar os mecanismos de coesão referencial e sequencial é de extrema utilidade. Os elementos coesivos são importantes, não há dúvida, mas mais importante é o conteúdo a ser escrito entre eles.  É preciso haver coerência sempre.
  6. Lembrar sempre que a boa redação deve apresentar simplicidade + coerência + clareza + correção gramatical.  A linguagem tem de estar de acordo com a norma culta, o que não impede que o linguajar seja simples. O ideal é que a redação esteja correta e simples, fácil de ser entendida.
  7. Ao fazer uma redação, é importante a leitura prévia do tema e dos textos de apoio, se houver. O primeiro grande passo é, no rascunho, definir a tese; em seguida, dois ou três argumentos. Levando-se em consideração uma dissertação em 30 linhas, o ideal é que o candidato selecione dois ou três argumentos, pois esse número corresponde ao número de parágrafos do desenvolvimento. No total, a redação fica com quatro ou cinco parágrafos, o que é bastante coerente. Não esquecer que não há como, num texto de trinta linhas, por exemplo, esgotar o tema, e a banca não quer isso.  O que se avalia é simplesmente a capacidade de o candidato ser correto, claro e coerente na transmissão de suas ideias.
  8. Faça, primeiramente, o rascunho de seu texto, em seguida faça as demais provas, cuidando do tempo sempre.

É importante que o candidato ao concurso da ESA leia o edital para não ter surpresas. As dicas e informações acima poderão sofrer pequenas mudanças, dependendo do concurso de cada ano.

Poderá praticar alguns temas de redação AQUI


VEJA TAMBÉM:



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: https://www.qconcursos.com/artigos/10-passos-para-uma-redacao-perfeita/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pes-dinamica (acesso em 28/11/2020)

3 comentários:

  1. Eu tenho que expor minha opinião na redação ?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Queria saber se posso encontrar o número que cada critério vale. Por exemplo: Argumentação, 2 pontos possíveis;
    Coesão, 2 pontos possíves.

    ResponderExcluir