Apesar da derrota militar das forças paulistas após quase três meses de combates, muitos historiadores, como Boris Fausto, apontam que São Paulo obteve uma "vitória política" a médio prazo. Essa afirmação justifica-se porque, após o conflito, Getúlio Vargas:
Ⓐ Renunciou imediatamente à presidência da República, entregando o cargo aos paulistas.
Ⓑ Anulou todas as leis trabalhistas criadas desde 1930 para agradar os industriais de São Paulo.
Ⓒ Manteve o calendário de reconstitucionalização, convocando eleições para a Assembleia Constituinte em 1933 e nomeando, posteriormente, um interventor civil e paulista.
Ⓓ Extinguiu o Exército Brasileiro, transferindo o monopólio da força para a Força Pública de São Paulo.
Ⓔ Indenizou financeiramente todos os fazendeiros que perderam lucros com a queima do café.
Conforme o historiador Boris fausto: embora Vargas tenha vencido militarmente a revolta, ele entendeu a necessidade de pacificar o estado economicamente mais poderoso do país. Para isso, o governo federal cumpriu a promessa de realizar eleições para a Assembleia Constituinte (que resultaria na Constituição de 1934) e buscou a conciliação política nomeando um interventor civil e paulista, Armando de Salles Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário