(AVANÇA-SP) - QUESTÃO

De acordo com as regras gramaticais, qual alternativa apresenta a colocação pronominal adequada para a frase abaixo?
"O gerente me entregou o relatório ontem.".
a) Me entregou o relatório, ontem.
b) Me entregou ontem o relatório.
c) Entregou o relatório para mim ontem.
d) Entregou-me o relatório ontem.
e) Entregou o relatório ontem para mim.

a)  Me entregou o relatório, ontem.

Não se pode iniciar período com pronome átono. 

b)  Me entregou ontem o relatório.

Não se pode iniciar período com pronome átono. 

c)  Entregou o relatório para mim ontem.

Farse correta: Entregou o relatório a mim ontem. 

d)  Entregou-me o relatório ontem.

Alternativa correta. Está correto o emprego do pronome átono me em: Entregou-me o relatório ontem.

e)  Entregou o relatório ontem para mim.

Farse correta: Entregou o relatório ontem a mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário