(UFPE) - QUESTÃO

O Mycobacterium leprae é um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos. Os indivíduos portadores de muitos bacilos, sem tratamento específico, são importantes transmissores da(o)
a) Tuberculose.
b) Tétano.
c) Leishmaniose.
d) Hanseníase.
e) Toxoplasmose.



   A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
   O Mycobacterium leprae é transmitido por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com doentes que ainda não iniciaram tratamento e estão em fases adiantadas da doença. Por isso todas as pessoas que convivem ou conviveram com o doente devem ser examinadas. 
   Os nervos dos membros inferiores, superiores e face vão sendo lentamente comprometidos, por isso as alterações podem passar despercebidas, muitas vezes só são detectadas quando já estão avançadas:
  • Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato:
  • Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
  • Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
  • Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
  • Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
  • Coceira ou irritação nos olhos;
  • Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.
________________________________________________________________________________________
Fonte: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Hanseniase#:~:text=A%20hansen%C3%ADase%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,e%20pode%20gerar%20incapacidades%20permanentes. Acesso em 17/12/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário