➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(ESA/CFS 2023-24) - QUESTÃO

O 3º Sargento Carlos, servindo no 1º Batalhão de Engenharia de Construção, foi destacado para montar um acampamento em uma localidade no interior do estado do Ceará, onde o Batalhão irá construir um açude para o abastecimento de água para a população. Ao coletar informações sobre a localidade, o Sargento Carlos anotou a seguinte observação:

“O tipo de agricultura que prevalece na localidade é voltado para as necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores e de seus dependentes. Por falta de assistência técnica e de recursos, ao perceber o esgotamento do solo em uma área cultivada, a família desmata uma área próxima e pratica a queimada para acelerar o plantio, dando início à degradação de uma nova área, que será brevemente abandonada”.

O tipo de agricultura observado pelo militar caracteriza-se como:
a) agricultura patronal intensiva
b) agricultura patronal extensiva
c) agricultura itinerante
d) agricultura de jardinagem
e) "plantation"
 


A agricultura itinerante se caracteriza pelo uso de técnicas tradicionais, muitas vezes rudimentares e arcaicas, e com isso acaba ocorrendo um desgaste do solo – o que leva à necessidade de “itinerar”, em busca de outras terras que ainda permitam produzir. É um modo de agricultura extensiva em que a mão de obra é predominantemente familiar – ou seja, não é um modelo agrícola patronal.
 
- Agricultura patronal

De forma diferente ao sistema anterior, na agricultura patronal (ou empresarial) a produção não é voltada para o consumo da família, e sim para o mercado interno e para a exportação.

Para isso, existe um alto investimento em otimização da gestão da lavoura, com contratação de trabalhadores qualificados e utilização de diferentes insumos, manejos e tecnologias que assegurem a rentabilidade do negócio.

Assim, é possível aumentar a produtividade do campo. Esse modelo é utilizado em médias e grandes propriedades e que possuem um grande potencial produtivo.
 
-  Agricultura de jardinagem
 
A agricultura de jardinagem é um exemplo de agricultura de subsistência. Ou seja, ela é voltada ao abastecimento interno e alimentação das famílias ou das comunidades do meio rural. Ela ocorre principalmente em países da Ásia, como o Vietnã, Índia, Tailândia e China. E especialmente em estações de monções de verão (chuvas abundantes) e monções de inverno (clima seco, frio e alto período de estiagem).

- Plantation
 
O plantation foi um sistema de produção agrícola utilizado pelas nações colonizadoras da Europa. Foi introduzido no Brasil, no século XVI, junto do cultivo da cana-de-açúcar. Seus quatro pilares nesse período foram: latifúndio, monocultura, mão de obra escravizada e atendimento do mercado exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA