(ESA/CFS 2023-24) - QUESTÃO

Um pelotão da Brigada Paraquedista realizará um salto na cidade de Rio Branco, capital do Acre, em comemoração aos 119 anos de incorporação daquele estado ao território nacional. O avião conduzindo o pelotão partiu do Rio de Janeiro às 08:00 horas da manhã no horário de Brasília e, após duas horas e meia de voo, fez uma escala de duas horas em Brasília para abastecimento e manutenção. Considerando-se o fuso horário brasileiro, e que o tempo de voo de Brasília até o ponto em que ocorrerá o salto é de três horas e meia, a que horas estará previsto o salto do pelotão no horário local da cidade de Rio Branco?
a) 16 horas
b) 15 horas e 30 minutos
c) 15 horas
d) 14 horas e 30 minutos
e) 14 horas
 


O avião que saiu do Rio de Janeiro fez a primeira parada às 10h30 em Brasília, e lá permaneceu por 2 horas (assim, o voo saiu de Brasília para Rio Branco às 12h30). Como a viagem foi de 3 horas e meia, o horário de chegada foi às 16h, no horário de Brasília. 
É importante lembrar que o Acre está no fuso -5, enquanto Brasília e o Rio de Janeiro estão no fuso -3. Logo, ao final da viagem, é necessário acertar o relógio para o horário local, diminuindo a diferença de fusos. Por isso, o horário local da chegada em Rio Branco é 14h.

2 comentários:

  1. Questão fácil, que a falta de atenção derruba.

    ResponderExcluir
  2. não entendi pq do 16h, sendo que se somar tudo vai dar 13,6 e não 16

    ResponderExcluir