REDAÇÃO - TEMA PROPOSTO

TEXTO MOTIVADOR

Na China, um cidadão afirma “sou rico porque tenho muitos amigos”, enquanto um etíope questiona: “se não tivermos amigos, como podemos sobreviver sozinhos?”. Com essas mensagens de desconhecidos de todo o mundo, a ONU comemora nesta quarta-feira (30) o Dia Internacional da Amizade e lembra da importância da solidariedade humana especialmente nesse momento de tanta violência e conflitos.

Lançando um apelo de solidariedade mundial, o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon frisou que o Dia Internacional da Amizade em 2014 recobra uma importância especial neste momento de desconfianças, violência e guerras generalizadas em muitas partes do mundo.

“Seja qual for a causa, e por mais forte que sejam as forças de animosidade e violência armada, o espírito humano é potencialmente muito mais forte. É o nosso dever solene fazer com que ele prevaleça”, disse Ban.

O chefe da ONU concluiu lembrando que nestes tempos difíceis e imprevisíveis é “vital estender a mão para o outro de forma a prevenir o conflito e construir bases de longo prazo para uma paz duradoura” e recordar os “laços que nos unem, independente da raça, religião, gênero, orientação sexual ou fronteiras.”

Em maio de 2011, a Assembleia Geral da ONU adotou de forma unanime a resolução designando o dia 30 de julho como o Dia Internacional da Amizade, em reconhecimento ao potencial da amizade para construir aos esforços da comunidade mundial de promover o diálogo entre as civilizações, o entendimento mútuo e a reconciliação.

O conceito de amizade é um dos princípios fundadores da Família ONU, incluído na Carta das Nações Unidas que proclama que um dos propósitos da Organização é “desenvolver relações amistosas entre as nações”.

Disponível em: https://nacoesunidas.org/pedindo-solidariedade-entre-povos-para-o-fim-de-conflitos-onu-marca-dia-internacional-da-amizade/

Elabore um texto dissertativo, com no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, sobre o tema: “Solidariedade entre povos”. Dê um título para sua redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário