O Arcadismo brasileiro originou-se e teve maior expressão em (no)
a) Rio de Janeiro
b) Minas Gerais
c) Ceará
d) Mato Grosso do Sul
e) São Paulo
O movimento árcade no Brasil originou-se em Minas Gerais e teve como grande representante Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costal.
Em são paulo já que cada estado fala um pouco diferende do outro por isso são em país muito diferenciado pir ter cido o primeiro a a começar com o arcadismo.
ResponderExcluirQuestão bem específica, acertei num chute meio que estudando as possibilidades. Realmente bem difícil perto das questões de Literatura de modo geral.
ResponderExcluir(MACKENZIE) Na composição poética árcade, a natureza é tratada:
ResponderExcluira) como uma lembrança da pátria da qual foram exilados.
b) como um refúgio da vida atribulada das metrópoles do século XIX.
c) como um prolongamento do estado emocional do poeta.
d) como um local em que se busca a vida simples, pastoril e bucólica.
e) como uma fonte para o retrato crítico às desigualdades sociais.
Resolução: D
ExcluirO Arcadismo resgata os temas clássicos do locus amoenus, inutilia truncat e fugere urbem, que estabelecem com a vida campesina o ideal de harmonia, simplicidade e tranquilidade possíveis longe dos centros urbanos.
Resolução: D
ResponderExcluirO Arcadismo resgata os temas clássicos do locus amoenus, inutilia truncat e fugere urbem, que estabelecem com a vida campesina o ideal de harmonia, simplicidade e tranquilidade possíveis longe dos centros urbanos.
(UNIFESP)
ResponderExcluirA conhecida pintura de Pedro Américo (1840-1905), remete a um fato histórico relacionado à seguinte escola literária brasileira:
a) Barroco.
b) Arcadismo.
c) Naturalismo.
d) Realismo.
e) Romantismo.
Resolução: B
ExcluirO Arcadismo ou Neoclassicismo brasileiro (1768-1836) transcorreu no contexto do final do período colonial, em que houve a Conjuração Mineira, reprimida fortemente pela metrópole portuguesa. Tiradentes foi o mártir desse movimento, sendo enforcado em 1792.
Beabo
ExcluirNessa questão era importante saber relacionar o arcadismo ao movimento da inconfidência mineira.
ResponderExcluirTranquileba
ResponderExcluir