Em “Você que ama a velocidade, agora pode chegar ao finalmente.”, a palavra sublinhada foi formada por:
a) derivação prefixal e sufixal
b) derivação prefixal
c) composição por justaposição
d) derivação regressiva
e) derivação imprópria
Na derivação imprópria, há a mudança de classe gramatical, sem que haja modificação na forma da palavra. A palavra “finalmente”, em outros contextos, é advérbio e na frase da questão passa a ser substantivo.
Resposta: E
por que não pode ser a alternativa C , pois não é a junção da palavra Final + Mente.
ResponderExcluirFinalmente é um adverbio. O mesmo foi substantivado (virou um substantivo) sem alterar sua escrita pelo artigo O. [ao finalmente] a + o finalmente. "O finalmente". Ou seja, sempre quando uma palavra de determinada classe gramatical virar outra classe gramatical sem alterar sua forma de palavra é derivação impropria. exemplo: determinar - verbo. o determinar - substantivo
ResponderExcluirPq tem o artigo "o" tornando o adverbio de tempo finalmente um substantivo. Sendo outra questão sem ter o artigo o finalmente seria sim a alternativa C.
ResponderExcluirpara ser composição tem que ter dois radicais
ExcluirE nesse caso -mente é um sufixo formador de advérbios .
ExcluirÉ porque teria que vir com um substantivo, já que é prescendido de artigo, mas foi uma advérbio FINALMENTE
ResponderExcluiressa questao facilmente cabe recurso, ja que mesmo substantivada, a parte sublinhada e apenas o finalmente, tendo assim, duas respostas
ResponderExcluirOk, mas se parar pra observar existe o ´´em´´, logo limitando a interpretação apenas ao contexto e a palavra FINALMENTE é formada por derivação sufixal ( alternativa que não possui na questão) não por composição por justaposição.
ExcluirVeritas in scientia et fide!
Não teria que ser sufixal? Pois final é uma palavra que existe
ResponderExcluir