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A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA NÃO PERDERÃO A QUALIDADE QUANDO ACESSADAS NO COMPUTADOR/NOTEBOOK.
Fazer questões para concurso é uma das estratégias mais eficazes para quem quer realmente aprender e passar. Eis os principais motivos: ✅ 1. Você entende como a banca cobra o conteúdo. Cada banca tem um estilo. Fazendo questões, você aprende: nível de dificuldade; pegadinhas mais comuns; forma de interpretar o enunciado. ✅ 2. Melhora a fixação do conteúdo. Responder questões obriga o cérebro a resgatar informações, o que fortalece a memória muito mais do que apenas ler ou assistir aula. ✅ 3. Identifica suas falhas. Ao errar uma questão, você descobre exatamente: quais assuntos não domina; o que precisa revisar; onde está perdendo pontos. Isso deixa o estudo mais estratégico. ✅ 4. Aumenta a velocidade e a precisão. Concursos têm tempo limitado. Treinar com questões te ajuda a: responder mais rápido; ganhar confiança; evitar travar na prova. ✅ 5. Adapta o seu cérebro ao “modo prova”. Quanto mais familiaridade você tem com o formato de prova, menos ansiedade e mais foco você terá no dia oficial. ✅ 6. Serve como revisão prática. Cada bateria de questões revisa automaticamente tudo o que você já estudou, reforçando o aprendizado.

31 de agosto de 2017

QUESTÃO - CESGRANRIO

Indique o período em que o sinal de dois-pontos está sendo usado com a mesma finalidade da que ocorre em: 

Ademilton praticou uma atividade fundamental para a convivência: a arte de se colocar no lugar do outro. 

a) O motorista disse: “Fiquei apreensivo com a experiência”. 
b) O escritor desenvolveu uma ótima ideia: a mistura entre realidade e ficção. 
c) Ele comprou um automóvel novo: o antigo estava sempre na oficina. 
d) A criança chorava sem parar: a mãe não queria fazer todas as suas vontades. 
e) A moça chegou perto do marido, eufórica: “Ganhamos na loteria!”. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: B

Em “Ademilton praticou uma atividade fundamental para a convivência: a arte de se colocar no lugar do outro.”, os dois-pontos introduzem um aposto – a expressão “a arte de se colocar no lugar do outro” esclarece o sentido de “uma atividade fundamental para a convivência”. 

A) Item errado – O motorista disse: “Fiquei apreensivo com a experiência”. Os dois-pontos introduzem uma citação (discurso direto). 
B) Item correto – O escritor desenvolveu uma ótima ideia: a mistura entre realidade e ficção. Os dois-pontos introduzem um aposto: a expressão “mistura entre realidade e ficção” esclarece o sentido de “uma ótima ideia”. 
C) Item errado – Ele comprou um automóvel novo: o antigo estava sempre na oficina. Os dois-pontos introduzem uma justificativa do que foi enunciado: o fato de o antigo carro estar na oficina foi o motivo de ele ter comprado um carro novo.
D) Item errado – A criança chorava sem parar: a mãe não queria fazer todas as suas vontades. Os dois-pontos introduzem uma justificativa do que foi enunciado: a justificativa dada para a criança chorar sem parar foi o fato de a mãe não lhe querer fazer todas as suas vontades. 
E) Item errado – A moça chegou perto do marido, eufórica: “Ganhamos na loteria!”. Os dois-pontos introduzem uma citação (discurso direto).  

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