(VPNE/CFGS - ESA) - SIMULADO 12 - Teoria musical

(01. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto abaixo. 
______________ é um ornamento sem forma definida. É constituído por uma ou mais notas, cujo número pode variar indeterminadamente.
a) Floreio 
b) Trinado 
c) Apogiatura 
d) Portamento
e) Arpejo

(02. QUESTÃO) - Compassos simples são aqueles cuja unidade de tempo é representada por uma figura divisível por:
a) 2
b) 3
c) 5
d) 7
e) 8

(03. QUESTÃO) – Assinale a única alternativa INCORRETA.
a) Acento métrico é constituído pelas acentuações fortes e fracas dos tempos dos compassos.
b) É por meio do acento métrico que podemos reconhecer pelo ouvido, se o compasso é binário, ternário ou quaternário.
c) Nos compassos simples, os tempos se dividem em 2 partes, sendo forte a 1ª parte e fraca a 2ª parte (em qualquer tempo).
d) O acento métrico no compasso ternário faz-se da seguinte forma: 1° tempo – forte, 2° tempo – fraco e 3° tempo – fraco.
e) Acento métrico é constituído somente pelas acentuações fortes dos tempos dos compassos.

(04. QUESTÃO) - Assinale a alternativa que identifica a formação do intervalo do acorde perfeito menor.
a) 3ª menor e 5ª aumentada. 
b) 3ª maior e 5ª justa. 
c) 3ª menor e 5ª justa.
d) 3ª maior e 5ª aumentada. 
e) 3ª aumentada e 5ª justa.

(05. QUESTÃO) - Assinale a única alternativa INCORRETA.
a) A síncope é regular quando as notas que a formam tem a mesma duração.
b) A síncope é um som articulado sobre tempo fraco ou parte fraca do tempo e prolongado até o tempo forte ou parte forte do tempo. 
c) A síncope caracteriza-se pela desarticulação dos acentos normais do compasso, resultando numa tensão causada pala ausência do acento esperado. 
d) A síncope é irregular quando as notas que a compõem não tem a mesma duração. 
e) A síncope produz efeito de modificação das acentuações naturais.

(06. QUESTÃO) - Os tons vizinhos guardam entre si certa relação de maior ou menor afinidade. De acordo com esta afinidade os tons vizinhos se classificam como: 
a) diretos e indiretos 
b) maiores e menores 
c) diferenciais e característicos 
d) maiores e diretos 
e) superiores e inferiores

(07. QUESTÃO) - As notas cromáticas das escalas menores, com exceção da alteração do VII grau, que pertence ao tom homônimo, têm origem nos tons: 
a) da dominante e superdominante 
b) da subdominante e da dominante 
c) da tônica e mediante 
d) da tônica e dominante 
e) da tônica e sensível

(08. QUESTÃO) - Complete a lacuna do texto abaixo e assinale a alternativa correta.
As quiálteras ______________ se subdividem em 2 grupos: quiálteras regulares e quiálteras irregulares.
a) simples 
b) aumentativas 
c) ímpares 
d) pares
e) diminutivas

(09. QUESTÃO) - Segundo a Professora Maria Luisa de Mattos Priolli, a figura de maior duração e tomada como unidade na divisão proporcional dos valores e a única que compreende todas as demais é a:
a) mínima
b) semínima
c) colcheia
d) semibreve
e) semifusa

(10. QUESTÃO) - Segundo a Professora Maria Luisa de Mattos Priolli, um ponto colocado à direita de uma figura serve:
a) para aumentar a metade do valor de duração dessa figura, e é por isso chamado ponto de aumento;
b) para aumentar o dobro do valor de duração dessa figura, e é por isso chamado ponto de aumento; 
c) para aumentar a terça parte do valor de duração dessa figura, e é por isso chamado ponto de aumento;
d) para aumentar o tripo do valor de duração dessa figura, e é por isso chamado ponto de aumento;
e) para reduzir a metade do valor de duração dessa figura, e é por isso chamado ponto de redução.

(11. QUESTÃO) - Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(   ) Tonulação é a passagem de um para outro tom. 
(   ) A palavra modulação vem do grego e significa moldar. 
(   ) Às vezes modula-se mesmo que a melodia não apresente alterações características de uma nova tonalidade. 
( ) Na música atonal, só pode ser usada modulação passageira. 
a) V – V – F – F 
b) V – F – V – V 
c) F – F – F – V 
d) V – F – V – F
e) F – F – V – F

(12. QUESTÃO) - O “staccato”, palavra de origem italiana, tem uma função 
na execução musical e é chamado de 
a) cadência interrompida. 
b) ponto de diminuição. 
c) som curto. 
d) leveza.
e) Reforçando o som.








01 - A
02 - A
03 - E
04 - C
05 - E
06 - A
07 - B
08 - B
09 - D
10 - A
11 - D
12 - B

Um comentário: