01. (FEMPERJ) Intertextualidade é a presença de um texto em outro; o pensamento abaixo que NÃO se fundamenta em intertextualidade é:
a) “Se tudo o que é bom dura pouco, eu já deveria ter morrido há muito tempo.”
b) “Nariz é essa parte do corpo que brilha, espirra, coça e se mete onde não é chamada.”
c) “Une-te aos bons e será um deles. Ou fica aqui com a gente mesmo!”
d) “Vamos fazer o feijão com arroz. Se puder botar um ovo, tudo bem.”
e) “O Neymar é invendável, inegociável e imprestável.”
02. (Vunesp) No trecho – Para especialistas, fica uma questão: até que ponto essa exuberância econômica no Brasil é sustentável ou é apenas mais uma bolha? – o termo em destaque tem como antônimo:
a) fortuna;
b) opulência;
c) riqueza;
d) escassez;
e) abundância.
03. (FCC) A frase em que
a palavra destacada está empregada de
modo equivocado é:
a) Inerme diante da ofensiva tão violenta, não
lhe restou nada a fazer senão render-se.
b) Há quem proscreva construções linguísticas de cunho popular.
c) Fui informado do diferimento da reunião
em que o fato seria analisado.
d) A descriminalização de algumas drogas é
questão polêmica.
e) A flagrância do perfume inebriava a todos os convidados.
04. (UFMT) Assinale o
trecho em que há exemplo de conotação.
a) uma equipe que analisou centena de milhares de textos literários ocidentais
b) reassuma sua estatuesca e inimitável majestade de Vênus tropical
c) Ninguém gosta de saber desses acontecimentos tristes
d) a maioria concordaria em que mulher
tem que ter cintura
e) elas procuram sempre posar curvando os
quadris para um lado
05. (UFMT) Assinale a
alternativa em que mesmo possui sentido semelhante ao que revela no trecho:
mesmo as descinturadas por uma malhação perversa.
a) Sinto o mesmo que você.
b) Mesmo que seja convidado, não irei.
c) Qualquer um pode se candidatar, mesmo
eu ou você.
d) E que padrão de beleza é esse, será mesmo “natural”?
e) Seria bom que todas as escolas tivessem
o mesmo nível de qualidade.
06. Marque a alternativa cuja frase apresenta
palavra(s) empregada(s) em sentido figurado:
a) O homem procura novos caminhos na
tentativa de fixar suas raízes.
b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
c) “... os planejadores fizeram dele a meta e
o ponto de partida.”
d) “Pode estabelecer regras que conduzam
a um viver tranquilo. ..”
e) “Evidentemente, (...) as transformações
serão mais rápidas.”
07. (FEC) Observe as frases.
I. O paciente submeteu-se a SESSÕES de sangria, utilizando-se de sanguessugas.
II. Encontrou, na SEÇÃO de remédios, o que procurava para o seu alívio.
O par de palavras SESSÃO/SEÇÃO relaciona-se ao estudo da:
a) homonímia;
b) sinonímia;
c) paronímia;
d) antonímia;
e) polissemia.
08. O item em que o termo sublinhado está
empregado no sentido denotativo é:
a) “Além dos ganhos econômicos, a nova
realidade rendeu frutos políticos.”
b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”
c) “Os genéricos estão abrindo as portas do
mercado...”
d) “...a indústria disparou gordos investimentos.”
e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”
09. (Cesgranrio) Na frase “foi criado sinteticamente em laboratório para replicar essas moléculas encontradas na natureza.”, a palavra
destacada pode ser substituída, sem alterar o significado do trecho, por:
a) reestruturar;
b) reproduzir;
c) reservar;
d) restaurar;
e) retirar.
10. (Cesgranrio) O emprego da palavra/expressão
destacada está INCORRETO em:
a) Estava mau-humorado quando entrou no escritório.
b) Indaguei a razão por que se empenhou tanto na disputa pelo cargo.
c) Ninguém conseguiu entender aonde ela pretendia chegar com tanta pressa.
d) Não almejava mais nada da vida, senão dignidade.
e) Ultimamente, no ambiente profissional, só se fala acerca de eleição.
11. Assinale o segmento em que NÃO foram
usadas palavras em sentido figurado:
a) Lendo o futuro no passado dos políticos
(...)
b) As fontes é que iam beber em seus ouvidos.
c) Eram 75 linhas que jorravam na máquina
de escrever com regularidade mecânica.
d) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
e) (...) capaz de cortar com a elegância de
um golpe de florete.
12. (Cesgranrio) A sentença em que
o verbo tocar está usado com o mesmo sentido que se verifica na sentença “Como acontece
com todos os poetas e compositores, ele tocou cada pessoa de modo diferente.” é:
a) Ele tocava na orquestra da capital.
b) O sino da igreja vai tocar às seis horas.
c) A equipe tocou o projeto rapidamente.
d) Não toque em nada que está sobre a mesa.
e) O sorriso de uma criança sempre me toca.
13. (FCC) O segmento cujo sentido está corretamente expresso em outras palavras é:
a) se multiplicaram de maneira prodigiosa = cresceram ilusoriamente.
b) as duas espécies se regalaram = os dois gêneros se empanturraram.
c) uma família singular = um conjunto variegado.
d) que selou o destino = que indigitou a fatalidade.
e) empenhou-se na procura = dedicou-se com afinco à busca.
14. Marque o item em que se classificou erradamente o par de exemplos:
a) SESSÃO / SEÇÃO = homônimos homófonos
b) EFÊMERO / BREVE = sinônimos
c) RETIFICAR / RATIFICAR = homônimos homógrafos
d) CALMO / AGITADO = antônimos
e) INFLIGIR / INFRINGIR = parônimos
15. (Cesgranrio) Estabelece relação de hiperonímia/hiponímia, nessa ordem, o seguinte par de palavras:
a) estrondo – ruído;
b) pescador – trabalhador;
c) pista – aeroporto;
d) piloto – comissário;
e) aeronave – jatinho.
16. (Cesgranrio) É melhor começar a exercitar a linguagem, _________ o seu relacionamento pode acabar mal. / A pesquisa recentemente realizada pela empresa foi _________ do estresse emocional do trabalhador. /
Expliquei-lhe as exigências do atual mercado _________ ele se adaptasse melhor.
A sequência que completa corretamente as frases acima é:
a) se não – a cerca – a fim de que;
b) se não – acerca – afim de que;
c) se não – acerca – a fim de que;
d) senão – acerca – a fim de que;
e) senão – a cerca – afim de que.
17. Marque a única frase que se preenche
adequadamente com a primeira das opções colocadas entre os parênteses:
a) Durante as atividades, o trabalhador
mostrou-se (indefeso, indefesso) realizando tudo a contento.
b) O motorista foi preso por cometer uma
(infração, inflação).
c) Todos farão suas tarefas, (se não, senão) o
pagamento será suspenso.
d) Houve muito (reboliço, rebuliço) durante
o acidente de trânsito.
e) Todos os condôminos pagarão uma (tacha, taxa) extra neste mês.
18. (Cesgranrio) Ao redigir respostas para “Por que quero
conseguir um trabalho novo?”, cometeu-se, segundo o registro culto e formal da língua, um
erro de ortografia em:
a) Não quero passar a minha vida inteira só cumprindo ordens sem nunca entender por quê.
b) Alguns constrangimentos porque venho passando me obrigam a considerar outras
opções.
c) Para mim, a realização profissional, no momento presente, é importante porque implica
melhoria de vida.
d) Desse modo, eu poderei saber o motivo por que o sucesso de ontem não nos garante o de
amanhã.
e) Um dia, atingindo o meu objetivo, eu talvez possa contar-lhe o porquê.
19. Está mal empregado o elemento sublinhado no item:
a) Medicina e Odontologia são duas carreiras afins.
b) Viemos a São Paulo a fim de conseguirmos
emprego.
c) Os motivos por que não voltei à terra
natal já foram esclarecidos.
d) Não gosto de entrar no mar porque é
muito perigoso.
e) A cerca de poluição ninguém quis falar
durante os debates.
20. Marque o item cuja lacuna se preenche
com 1º elemento entre os parênteses:
a) Para não permanecer com o erro, o funcionário __________.(retificou-o / ratificou-o)
b) O prefeito não __________ o requerimento. (diferiu / deferiu)
c) Ele ficará preso para __________ sua
culpa. (espiar / expiar)
d) Por sua conduta, ele sempre revelou um
bom _______. (censo / senso)
e) As autoridades tentam combater o ____
______ de tóxico. (tráfego / tráfico)
21. Assinale o item que deve ser preenchido
com o vocábulo à direita:
a) Era intenso o _______ de veículos na
Avenida 13 de maio. (tráfego)
b) Os estrangeiros que vêm para o nosso
país são __________, de acordo com as
nossas leis. (emigrantes)
c) Aquela pesquisa detalhada não irá ____
______ efeito positivo. (sortir)
d) Por lutar corajosamente com o animal, ele
foi considerado um elemento ________
(intemerato)
e) Todos saíram da ________ de cinema às
sete horas. (cessão)
22. (Cesgranrio) Em “... esse futuro que concebemos deve estar sempre em congruência com nosso eu.”, o vocábulo destacado pode ser substituído,
sem alteração de sentido, por:
a) dissonância;
b) resistência;
c) correspondência;
d) relutância;
e) controvérsia;
23. (Cesgranrio) Em “Devemos deixar de nos conformarmos em saber executar apenas uma atividade e conhecer várias outras, nas quais com interesse e dedicação podemos ser diferenciados”, o vocábulo destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
a) indiscriminados;
b) inatingíveis;
c) preteridos;
d) disseminados;
e) destacados.
24. (Cesgranrio) Dentre os trechos abaixo, aquele em que a palavra “até”
tem um significado diferente do que apresenta nos demais é:
a) “... descobrir se o nome de um sujeito era com q ou com k às vezes demandava até
pesquisa telefônica.”
b) “os dicionários, enciclopédias e até papiros deteriorados estão a um par de cliques de
distância...”
c) “Há cada vez mais felizardos que trabalham de bermuda, sem camisa e até à beira de
uma piscina...”
d) “... se torna, para a turma mais radical, um risco desnecessário, uma coisa até meio
passée...”
e) “Com certeza não chegarei até lá...”
25. (Cesgranrio) O valor semântico atribuído ao verbo dar, apresentado entre parênteses, está INCORRETO na frase:
a) Lamentavelmente, deu pouco tempo do seu dia para uma reflexão. (dedicar).
b) Embora tivesse magoado algumas pessoas, não se deu conta. (percebeu).
c) Daqui a um tempo, dará por terminado o seu problema maior. (considerar).
d) O seu primeiro erro se deu quando tentou ajudar um amigo em apuros. (concedeu).
e) No presente, a vida se dá tão pessimista. (apresenta).
26. (Cesgranrio) O vocábulo destacado, quanto ao seu significado, está empregado, adequadamente, na seguinte frase:
a) Ações malsucedidas prenunciam um fracasso eminente.
b) Para acender profissionalmente, é preciso perseverança.
c) O profissional de sucesso descrimina as etapas de suas ações.
d) A expectativa do triunfo motiva o empreendedor.
e) É preciso saber deferir o amor do ódio.
27. (FCC) Identificam-se parônimos no par de expressões transcritas em:
a) importância capital // importância fundamental;
b) tráfico de pessoas // tráfego de pessoas;
c) tecnologias de informação // comunicação tecnológica;
d) violações cometidas // violações reprimidas;
e) vida com liberdade // vida com dignidade.
28. (FDC) Assinale a única frase que se completa com a segunda forma entre parênteses:
a) Os culpados __________ as leis. (infringiram / infligiram).
b) O ___________ do senador termina no próximo ano. (mandado / mandato).
c) Não saia, pois a chuva está ___________. (iminente / eminente).
d) Ladrão foi apanhado em __________. (flagrante / fragrante).
e) Os requintes de educação caracterizam um perfeito ___________. (cavalheiro / cavaleiro).
29. (FUNRIO) Os vocábulos Emergir e Imergir são parônimos: empregar um pelo outro acarreta grave confusão no que se quer expressar. Nas alternativas abaixo, só uma apresenta uma frase em que se respeita o devido sentido dos vocábulos, selecionando convenientemente o parônimo adequado à frase elaborada. Assinale-a.
a) descoberta do plano de conquista era eminente.
b) O infrator foi preso em flagrante.
c) O candidato recebeu despensa das duas últimas provas.
d) O metal delatou ao ser submetido à alta temperatura.
e) Os culpados espiam suas culpas na prisão.
GABARITO | ||||||||||||||
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
E | D | E | B | C | A | A | B | B | A | D | E | E | C | E |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
D | B | B | E | A | A | C | E | E | D | D | B | B | B |
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