O papel da Enfermagem na central de material esterilizado (CME) - 30 Questões Gabaritadas

01. (VUNESP) - Marisa trabalha na Central de materiais e recebeu um conjunto de instrumentos cirúrgicos para processar. Ela avalia o material e prepara uma solução de detergente enzimático para iniciar o processo. A imersão do instrumental nesse tipo de solução tem como objetivo
a) desinfetar o material em alto nível.
b) esterilizar o instrumental.
c) facilitar a remoção de sujidades aderidas.
d) substituir a remoção mecânica de sujidades.
e) formar o biofilme que protege o instrumental.

02. (VUNESP) - No Centro de Material Esterilizado (CME), deve-se encaminhar os materiais limpos, embalados em grau cirúrgico, nas caixas organizadoras, ao HEC, para
a) reciclagem.
b) impressão.
c) descarte.
d) prensagem.
e) esterilização.

03. (IBADE) - A estocagem e prazo de validade dos materiais esterilizados é bastante variável e depende do tipo de invólucro, da eficiência do empacotamento, do local de estocagem quanto a umidade e se são prateleiras abertas ou fechadas que indicará a circulação de poeira. Para papel grau cirúrgico ou polietileno em armário fechado a duração é de:
a) 7 dias.
b) 15 dias.
c) 3 meses.
d) 6 meses.
e) Sem prazo determinado.

04. (CONSUPLAN) - São consideradas atribuições do profissional responsável pelo serviço de saúde em uma Central de Materiais para Esterilização (CME), EXCETO:
a) Coordenar todas as atividades relacionadas ao processamento de produtos para saúde.
b) Prover meios para garantir a rastreabilidade das etapas do processamento de produtos para saúde.
c) Participar do dimensionamento de pessoal, bem como da definição da qualificação dos profissionais para atuação na CME.
d) Participar do processo de capacitação, educação continuada e avaliação do desempenho dos profissionais que atuam na CME.
e) Avaliar as etapas dos processos de trabalho para fins de qualificação da empresa processadora, quando existir terceirização do processamento.

05. (FCC) - Sobre a Central de Material e Esterilização (CME), considerando as recomendações da RDC no 15/2012, o técnico de enfermagem deve saber que
a) as embalagens para esterilização de produtos para saúde são invólucros que permitem a entrada de ar e impedem saída do agente esterilizante, do ar e de microrganismos.
b) os produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e inalatória devem ser submetidos à desinfecção por imersão química líquida, utilizando saneantes à base de aldeídos.
c) as leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas, no mínimo, uma vez ao ano.
d) a barreira física é o conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde que visa à prevenção da contaminação cruzada entre ambiente sujo e ambiente limpo, em caso de ausência de barreiras estruturais.
e) a desinfecção de nível intermediário é o processo físico ou químico que destrói microbactérias, fungos e esporos bacterianos presentes em artigos semicríticos.

06. (FURB) - Um profissional de enfermagem recebeu os seguintes artigos hospitalares na Central de Material e Esterilização: Tubos de látex, Cuba rim, Endoscópio, Espéculo nasal e Estetoscópio.
Destes artigos hospitalares, é classificado como semi-crítico:
a) Endoscópio.
b) Espéculo nasal.
c) Estetoscópio.
d) Tubos de látex.
e) Cuba rim.

07. (ÁPICE) - É o procedimento que remove a sujidade e detritos para manter em estado de asseio os artigos e reduzir a população microbiana (Santos; Costa, 2015). O enunciado refere- se à qual processo?
a) Esterilização;
b) Descontaminação;
c) Desinfecção;
d) Limpeza;
e) Ebulição.

08. (IBFC) - Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(__) Centro de material e esterilização (CME) é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde.
(__) Centro de material e esterilização de funcionamento centralizado é uma unidade de processamento de produtos para saúde que atende a mais de um serviço de saúde do mesmo gestor.
(__) Desinfecção de alto nível é o processo físico ou químico que destrói todos os microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos.
(__) Desinfecção de nível intermediário é o processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.
Estão corretas as afirmativas:
a) V - V - F - V
b) V - V - V - V
c) V - V - F - F
d) F - V - F - V
e) F - V - V - F

09. (VUNESP) - Em um centro de material e esterilização, há a divisão entre artigos críticos e semicríticos, para que sejam destinados a diferentes tipos de processamento de materiais. O que determina esta classificação?
a) Presença ou não de extremidades perfuro-cortantes.
b) Utilização em centros/unidades de terapia intensiva (UTIs).
c) Contato com o sistema vascular e com mucosa ou pele não íntegra, respectivamente.
d) Contato com pessoas diagnosticadas com covid-19.
e) Risco de contaminação química ou radioativa.

10. (FCC) - No ambulatório, alguns materiais são lavados, desinfetados e esterilizados. Para garantir a eficácia dos processos é necessário observar algumas normas, como por exemplo
a) dispor os materiais na autoclave de modo a NÃO ocupar 100% do seu espaço interno.
b) imergir as pinças de curativo fechadas na solução desinfetante ou enzimática, após a lavagem.
c) colocar o material ensaboado na solução desinfetante.
d) deixar que os instrumentais sequem naturalmente, após o enxague.
e) deixar o material, a ser desinfetado, imerso na solução química por 15 minutos.

11. (CONSUPLAN) - Quanto ao processamento de materiais e o funcionamento de uma Central de Material e Esterilização, é INCORRETO afirmar que
a) após a recepção dos materiais contaminados, é no próprio expurgo que deve ocorrer a lavagem dos mesmos.
b) na área de preparo os funcionários deverão inspecionar, montar, acondicionar e identificar o material para ser esterilizado.
c) o material, depois de esterilizado, deve ser encaminhado para a área de arsenal para ser acondicionado e distribuído.
d) as técnicas de processamento de material devem ser padronizadas, assegurando melhor qualidade, redução de riscos e otimização do tempo.
e) introduzir ar no interior das embalagens de papel grau cirúrgico, antes da selagem, ajuda a manter o pacote íntegro durante a esterilização.

12. (IBFC) - Leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I- A limpeza consiste na remoção da sujidade da superfície de artigos e equipamentos, através da ação mecânica utilizando água e detergente, com posterior enxágue e secagem.
II- A esterilização é o processo de destruição de microrganismos como bactérias na forma vegetativa (não esporulada), fungos, vírus e protozoários. Este processo não destrói esporos bacterianos.
III- A desinfecção de alto nível é o processo utilizado para completa destruição de microrganismos, incluindo todas as suas formas, inclusive as esporuladas, com a finalidade de prevenir infecções e contaminações decorrentes de procedimentos cirúrgicos e invasivos com utilização de artigos críticos.
a) Apenas as frases I e III estão corretas.
b) Todas as frases estão corretas.
c) Apenas a frase I está correta.
d) Apenas a frase III está correta.
e) Todas as frases estão incorretas.

13. (FEPESE) - Na Central de Material Esterilizado, cabe ao técnico de enfermagem:
a) estabelecer rotinas para a manutenção preventiva dos equipamentos existentes no CME; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados, entre outras atribuições.
b) prever os materiais necessários para prover as unidades consumidoras; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados; preparar caixas cirúrgicas, entre outras atribuições.
c) realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados; fazer listagem e encaminhamento de artigos e instrumental cirúrgico para conserto, entre outras atribuições.
d) realizar os testes necessários e emitir pareceres técnicos antes da aquisição de novos artigos e equipamentos; realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados, entre outras atribuições.
e) elaborar os relatórios mensais estatísticos, tanto de custo quanto de produtividade; receber e limpar os artigos; receber e preparar roupas limpas; preparar e esterilizar artigos e instrumentais cirúrgicos; guardar e distribuir todos os artigos esterilizados; realizar cuidados com artigos endoscópicos, entre outras atribuições.

14. (NUCEPE UESPI) - As áreas dos serviços de saúde são classificadas, em relação ao risco de transmissão de infecções, com base nas atividades realizadas em cada local. Assim sendo, nas unidades de saúde, a área ocupada por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas denomina-se:
a) área sensível.
b) área não crítica.
c) área semicrítica.
d) área crítica.
e) área sem contaminação.

15. (UNICENTRO) - É um processo físico ou químico, que elimina todas as formas de vida microbiana, principalmente os microorganismo. O texto esta se referindo a:
a) Limpeza.
b) Esterilização.
c) Desinfecção.
d) Assepsia.
e) Antissepsia.

16. (COPEVE-UFAL) - Na Central de Material e Esterilização, a equipe de enfermagem que integra a unidade desempenha assistência indireta ao paciente, tão relevante quanto à direta. Dadas as atribuições do auxiliar de enfermagem,
I. Elaboração e emissão de relatórios mensais estatísticos, de custo quanto de produtividade e coordenação do setor.
II. Recebimento e limpeza de artigos para processamento.
III. Preparação e esterilização de artigos e instrumentais cirúrgicos.
IV. Organização e distribuição de artigos esterilizados.
verifica-se que estão corretas apenas
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

17. (IBFC) - O processo de remoção de microrganismos patogênicos de objetos, tornando-os seguros para o manuseio é denominado:
a) Desinfecção de baixo nível
b) Esterilização
c) Limpeza
d) Desinfecção de alto nível
e) Descontaminação

18. (FGV) - O método físico de esterilização que contém somente água no estado gasoso, considerado a forma mais efetiva de vapor para esterilização, é denominado
a) vapor saturado úmido.
b) calor seco.
c) vapor saturado seco.
d) radiação.
e) vapor saturado superaquecido.

19. (FCC) - No centro de material e esterilização, o conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde visando à prevenção de contaminação cruzada entre o ambiente sujo e o ambiente limpo, na ausência de barreiras físicas, é denominado barreira
a) de desinfecção de alto nível.
b) de controle de qualidade.
c) de qualificação de desempenho.
d) técnica.
e) de precaução padrão.

20. (FCC) - Ao preparar um instrumental a ser esterilizado, o técnico de enfermagem não realizou a limpeza adequadamente. Nessa situação hipotética,
a) a esterilização em óxido de etileno é o processo indicado.
b) a matéria orgânica não altera o processo de esterilização.
c) o tempo de esterilização do instrumental deve ser aumentado.
d) o tipo de embalagem escolhida influenciará no processo de esterilização.
e) a matéria orgânica impede que o agente esterilizante entre em contato com o instrumental.

21. (PUCPR) - Dentro da Central de Material Estéril (CME), há o arsenal onde ficam armazenados todos os materiais estéreis. A validade de esterilização é o prazo de segurança em que o conteúdo do pacote mantém a sua condição de esterilidade. Existem alguns fatores que interferem no estabelecimento desse prazo, como
a) o método de selagem e tipo de embalagem empregados.
b) a temperatura da autoclave.
c) os tipos de instrumentais.
d) o gerenciamento do controle de materiais da CME.
e) o processo de consignação.

22. (CEFETBAHIA) - Há diversos métodos de esterilização e uma diversidade tecnológica de métodos inovadores, que, a cada ano, vem sendo apresentada à comunidade científica.
Sobre os meios físicos e químicos essenciais para alcançar a esterilização dos artigos hospitalares, é correto afirmar que
a) o calor úmido é um meio químico.
b) o Cobalto 60 pode ser utilizado na esterilização.
c) o óxido de etileno é um líquido capaz de esterilizar os vírus.
d) o calor seco é um meio químico, sendo comum o uso de parafórmico.
e) a radiação ainda está em fase de testes, não sendo muito utilizada no Centro de Material Esterilizado.

23. (AMAUC) - O processo para a esterilização de material em autoclave envolve várias passos sequenciais que são:
I- Limpar
II- Embalar
III- Enxaguar
IV- Secar
V - Esterilizar

A sequência correta é:
a) I, II, V, III e IV
b) I, III, IV, II e V
c) I, II, III, IV e V
d) II, I, IV, III e V
e) III, I, II, IV e V

24. (AOCP) - Na Central de Materiais e Esterilização (CME), os testes biológicos consideram todos os parâmetros de esterilização. A esterilização monitorada por indicadores biológicos utiliza monitores e parâmetros críticos, tais como
a) penetração, volatilidade e volume.
b) incidência, prevalência e criticidade.
c) umidade, penetração e formas vegetativas.
d) temperatura, pressão e tempo de exposição.
e) indicador biológico, carga bacteriana e presença de esporos.

25. (FEPESE) - Analise as afirmativas abaixo em relação à desinfecção e esterilização de materiais.
1- Barreira técnica é o conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde visando à prevenção de contaminação cruzada entre o ambiente sujo e o ambiente limpo, na ausência de barreiras físicas.
2- Produtos para saúde críticos são aqueles que entram em contato com pele não íntegra ou mucosas íntegras colonizadas.
3- Desinfecção de alto nível é o processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive microbactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.
4- A Central de Material Esterelizado Classe I é aquela que realiza o processamento de produtos para a saúde não críticos, semicríticos e críticos de conformação não complexa, passíveis de processamento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

26. (IDHTEC) - São atribuições do auxiliar/técnico de enfermagem na Central de Material e Esterilização (CME), EXCETO:
a) Receber e conferir os materiais.
b) Prever e solicitar os materiais/instrumentais necessários para as unidades consumidoras.
c) Receber e preparar as roupas.
d) Comunicar o enfermeiro sobre as intercorrências assim como registrá-las em impresso próprio.
e) Zelar pelo funcionamento da autoclave, incubadora e seladora.

27. (QUESTÃO) - O Técnico de Enfermagem recebeu na Central de Material Esterilizados (CME), os seguintes artigos médico hospitalares:
I- Instrumental cirúrgico.
II- Esfigmomanômetro.
III- Ambú.
IV- Endoscópio.
V- Espéculo Vaginal.
Dentre os itens apresentados acima, são classificados como artigos críticos:
a) apenas II e III.
b) apenas I e IV.
c) apenas I, III e IV.
d) apenas II, IV e V.
e) apenas I II e IV.

28. (CPCON) - De acordo com os Protocolos Ministeriais para Central de Material Esterelizado (CME), tendo como base as funções específicas do técnico de enfermagem para este setor de saúde, marque a alternativa CORRETA.
a) Elaborar relatórios mensais estatísticos, tanto de custo quanto de produtividade.
b) Monitorar efetiva e continuamente cada lote ou carga nos processos de esterilização.
c) Planejar e fazer anualmente o orçamento do CME com antecedência de 04 a 06 meses.
d) Elaborar e manter atualizado o manual de normas, rotinas e procedimentos do CME, que deve estar disponível para a consulta dos colaboradores.
e) Desenvolver pesquisas e trabalhos científicos que contribuam para o crescimento e as boas práticas de enfermagem, participando de tais projetos e colaborando com seu andamento.

29. (CETREDE) - Na esterilização, há necessidade de procedimentos para validação do processo e seu controle que poderá ser feito por meio de alguns mecanismos. O teste de Bowie e Dick é um indicador
a) mecânico.
b) físico.
c) biológico.
d) químico.
e) patológico.

30. (GSA) - O fornecimento de artigos livres de micro-organismos patogênicos é a principal meta de uma Central de Material e Esterilização (CME).
Sobre a classificação dos artigos médico hospitalares, é correto afirmar que:
a) As máscaras de nebulização são classificadas como artigos não críticos.
b) O jarro é classificado como artigo crítico.
c) Os espéculos vaginais são classificados como artigos semi-críticos.
d) O bisturi é classificado como um artigo semi-crítico.
e) O Ambú é classificado como um artigo não crítico.


Poderá ver também:



01. c) facilitar a remoção de sujidades aderidas.
02. e) esterilização.
03. d) 6 meses.
04. b) Prover meios para garantir a rastreabilidade das etapas do processamento de produtos para saúde.
05. c) as leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas, no mínimo, uma vez ao ano.
06. b) Espéculo nasal.
07. d) Limpeza
08. a) V - V - F - V
09. c) Contato com o sistema vascular e com mucosa ou pele não íntegra, respectivamente.
10. a) dispor os materiais na autoclave de modo a NÃO ocupar 100% do seu espaço interno.
11. e) introduzir ar no interior das embalagens de papel grau cirúrgico, antes da selagem, ajuda a manter o pacote íntegro durante a esterilização.
12. c) Apenas a frase I está correta.
13. c) realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição dos artigos, de acordo com o solicitado; fazer leitura dos indicadores biológicos, de acordo com as rotinas da instituição; receber, conferir e preparar os artigos consignados; fazer listagem e encaminhamento de artigos e instrumental cirúrgico para conserto, entre outras atribuições.
14. c) área semicrítica.
15. b) Esterilização.
16. e) II, III e IV.
17. e) Descontaminação
18. c) vapor saturado seco.
19. d) técnica.
20. e) a matéria orgânica impede que o agente esterilizante entre em contato com o instrumental.
21. a) o método de selagem e tipo de embalagem empregados.
22. b) o Cobalto 60 pode ser utilizado na esterilização.
23. b) I, III, IV, II e V
24. d) temperatura, pressão e tempo de exposição.
25. d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
26. b) Prever e solicitar os materiais/instrumentais necessários para as unidades consumidoras.
27. b) apenas I e IV.
28. b) Monitorar efetiva e continuamente cada lote ou carga nos processos de esterilização.
29. d) químico.
30. c) Os espéculos vaginais são classificados como artigos semi-críticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário