Deontologia e Exercício Profissional da Enfermagem - 20 Questões Gabaritadas

01. (APICE) - De acordo com o art. 12 da Lei nº 7.498/1986, qual das atividades listadas o técnico de enfermagem não pode realizar?
a) Participar da equipe de saúde;
b) Participar da orientação e da supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;
c) Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro;
d) Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de perder a vida;
e) Participar da programação da assistência de enfermagem.

02. (FCC) - De acordo com a Lei no 7.498/1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, ao técnico de enfermagem cabe
a) participar da programação da assistência de enfermagem.
b) acompanhar a evolução e o trabalho de parto, enquanto integrante da equipe de saúde.
c) planejar e executar os serviços da assistência de enfermagem.
d) prevenir e controlar sistematicamente a infecção hospitalar, enquanto integrante da equipe de saúde.
e) prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.

03. (CP/CAP - MB) - Um dos princípios fundamentais do código de ética dos profissionais de enfermagem prevê que a enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. Sendo assim, assinale a opção correta no que diz respeito aos deveres do profissional de enfermagem.
a) Recusar-se a exercer atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e a coletividade.
b) Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.
c) Comunicar formalmente ao Conselho Regional de Enfermagem e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos éticos legais e que possam prejudicar o exercício profissional e a segurança à saúde da pessoa, família e coletividade.
d) Registrar e assinar as ações de enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional.
e) Ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.

04. (CP/CAP - MB) - Um dos princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem prevê que o cuidado da Enfermagem fundamenta-se no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas e é executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, educar e pesquisar. Sendo assim, assinale a opção correta no que diz respeito aos deveres do profissional de Enfermagem.
a) Exercer a Enfermagem com liberdade, autonomia, segurança técnica, científica e ambiental, e ser tratado sem discriminação de qualquer natureza, segundo os princípios e pressupostos legais, éticos e dos direitos humanos.
b) Participar da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais.
c) Formar e participar da Comissão Ética de Enfermagem, bem como de Comissões Interdisciplinares da instituição em que trabalha.
d) Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional.
e) Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

05. (CP/CAP - MB) - De acordo com a Lei 7498 de 25 de junho de 1986, regulamentada pelo Decreto nº 94406 de 08 de junho de 1987, que trata do Exercício Profissional de Enfermagem, o Técnico de Enfermagem exerce a atividade de nível médio. Assinale a opção que NÃO apresenta uma atividade do técnico de enfermagem.
a) Participar da equipe de saúde.
b) Participar da programação da assistência de Enfermagem.
c) Orientação e acompanhamento de Enfermagem em grau auxiliar.
d) Executar ações assistenciais de Enfermagem, incluindo as privativas do Enfermeiro, observando o disposto no parágrafo único do Art.11 da Lei 7498 de 25 de junho de 1986, quando o mesmo estiver ausente.
e) Participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

06. (CP/CAP - MB) - De acordo com a Resolução COFEN 564/2017 do Código de ética dos Profissionais de Enfermagem, conforme o artigo 18 da Lei 5905 de 12 de julho de 1973, correlacione as penalidades com suas respectivas definições e assinale a opção correta.
 
PENALIDADES
(1) Advertência Verbal
(2) Multa
(3) Censura
(4) Suspensão do exercício profissional
(5) Cassação do direito ao exercício profissional
 
DEFINIÇÕES
(__) Consiste na proibição do exercício profissional de Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema COFEN/ Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicadas aos órgãos empregadores.
(__) Consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional a qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.
(__) Consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.
(__) Consiste na perda ao direito do exercício da Enfermagem por um período de até 30 (trinta) anos e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema COFEN/ Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
(__) Consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema COFEN/ Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

a) (4) (2) (1) (5) (3)
b) (1) (2) (3) (4) (5)
c) (3) (5) (1) (2) (4)
d) (5) (4) (3) (2) (1)
e) (4) (5) (1) (2) (3)

07. (CP/CAP - MB) - De acordo com o artigo 118 de Código de Ética dos profissionais de enfermagem, analise a opção correta que apresenta as penalidades a serem impostas pelos Conselho Federal e Regionais.
a) Censura, demissão e cassação do direito ao exercício profissional.
b) Demissão, advertência verbal e suspensão do exercício profissional.
c) Multa, censura, prisão, demissão e advertência verbal.
d) Censura, Cassação ao direito do exercício profissional e prisão.
e) Cessação do direito ao exercício profissional, censura e multa.

08. (CP/CAP - MB) - Como se classifica o ato de NÃO administrar a medicação prescrita para um paciente?
a) Imperícia.
b) Imprudência.
c) Negligência.
d) Inobservância.
e) Ilicitude.

09. (CP/CAP - MB) - Conforme o Decreto nº 7.498 de 25 de junho de 1986, assinale a opção correta referente às atividades do Técnico de enfermagem.
a) Aplicar oxigenioterapia, nebulização, enteroclisma, enema, aplicar calor ou frio e elaborar a prescrição de enfermagem.
b) Prescrever medicamentos ao paciente.
c) Observar, reconhecer e diagnosticar as patologias.
d) Assistir ao Enfermeiro na prestação de cuidados diretos de enfermagem aos pacientes graves.
e) Planejar, supervisionar e avaliar a assistência de enfermagem prestada ao paciente, na ausência do enfermeiro.

10. (AOCP) - Sobre a Lei nº 7.498/1986, é correto afirmar que
a) regulamenta o cumprimento de prescrição médica à distância.
b) prevê o quantitativo de profissionais de enfermagem de acordo com índices de segurança técnica.
c) afirma que cabe privativamente ao enfermeiro a prescrição da assistência de enfermagem.
d) destaca que a enfermagem é exercida privativamente e apenas pelo enfermeiro e pelo técnico em enfermagem.
e) cria o Conselho Regional de Enfermagem (COREN), constituindo uma autarquia, vinculada ao Ministério do Trabalho e à Previdência Social.

11. (PSC) - São atribuições específicas do Técnico de Enfermagem e do Técnico em Enfermagem Saúde da Família:
I. Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.);
II. Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe;
III. Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
IV. Realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.

Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente os itens I, III, IV estão corretos.
b) Somente os itens I, II estão corretos.
c) Somente os itens I, II, III estão corretos.
d) Somente os itens II, IV estão corretos.
e) Todos os itens estão corretos.

12. (SSPM) - De acordo com a Lei 7498 de 25 de junho de 1986, regulamentada pelo Decreto nº 94406 de 08 de junho de 1987, que trata do Exercício Profissional de Enfermagem, o Técnico de Enfermagem exerce a atividade de nível médio. Assinale a opção que NÃO apresenta uma atividade do técnico de enfermagem.
a) Participar da equipe de saúde.
b) Participar da programação da assistência de Enfermagem.
c) Orientação e acompanhamento de Enfermagem em grau auxiliar.
d) Executar ações assistenciais de Enfermagem, incluindo as privativas do Enfermeiro, observando o disposto no parágrafo único do Art.11 da Lei 7498 de 25 de junho de 1986, quando o mesmo estiver ausente.
e) Participar da orientação e supervisão do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar.

13. (IBADE) - De acordo com a Lei no 7.498/86 que regulamenta o exercício profissional de enfermagem, é correto afirmar que:
I – o auxiliar de enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão;
II - a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no conselho regional de enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício;
III - a enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação;
IV - o técnico de enfermagem exerce atividade de nível superior, envolvendo consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem e prescrição de enfermagem.
Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) II e III.
e) I, II e IV.

14. (COSEAC) - O técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio que envolve orientação, acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar e participação no planejamento da assistência de enfermagem. Cabe a esse profissional, especialmente:
a) Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente; participar ativamente das medidas de diagnóstico e terapêuticas do paciente.
b) Executar ações de tratamento simples; participar ativamente das medidas de diagnóstico e terapêuticas do paciente.
c) Participar da equipe de saúde; executar tarefas de assistência simples ao paciente acamado.
d) Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar; executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro.
e) Envolver-se no planejamento da assistência ao paciente acamado; auxiliar a enfermeira(o) sempre que necessário.

15. (UEPB) - Dentre as competências do Técnico de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde:
I- Acompanha as visitas domiciliares com maior frequência e, entre as atribuições está às ações educativas na unidade.
II- Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS.
III- Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário.
Acerca do exposto, é VERDADE o que se afirma apenas em:
a) I e II.
b) II.
c) III.
d) I.
e) I e III.

16. (IBADE) - Cada uma das ações desempenhadas pelos profissionais que compõem a equipe de enfermagem, antes de se constituir em uma tarefa que finda em si mesmo, faz parte de um projeto maior de atenção à saúde, o que engloba vigilância e assistência. Cada profissional desenvolve papel de apoiar sua equipe, assistir às pessoas que necessitam de cuidados, organizar o funcionamento do seu processo de trabalho e planejar ações juntamente à comunidade a qual atua. No caso do Técnico de Enfermagem, assinale a alternativa correta:
a) ainda que tenha conhecimento e experiência na área em que atua, necessita ter a presença e aval do enfermeiro na execução de suas tarefas.
b) realiza procedimentos básicos e de baixa complexidade de forma rotineira e independente mesmo no momento de ausência de outros profissionais.
c) tem como seu superior hierárquico somente o médico.
d) tem autonomia para realizar todas as atividades de vigilância em saúde.
e) tem autonomia para realizar as atividades de assistência à saúde.

17. (METROCAPITAL) - No que se refere à Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, assinale a alternativa que compete ao técnico de enfermagem:
a) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
b) Cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida.
c) Chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
d) Participação na programação da assistência de enfermagem.
e) Prescrição da assistência de enfermagem.

18. (VUNESP) - Observando o previsto na Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, o enfermeiro pode contar com a ajuda do técnico de enfermagem para
a) prescrever a assistência de enfermagem.
b) prestar cuidados de maior complexidade técnica.
c) emitir parecer técnico sobre matéria de enfermagem.
d) avaliar os serviços de assistência de enfermagem.
e) orientar e supervisionar o trabalho de enfermagem.

19. (FCC) - O Conselho Federal de Enfermagem destaca algumas diretrizes que devem ser seguidas na elaboração das anotações de enfermagem para se certificar de que as informações relacionadas aos cuidados prestados ao paciente sejam comunicadas correta e integralmente. Uma dessas diretrizes é a concisão, que corresponde
a) à informação exata, com dados prioritariamente objetivos e detalhadamente discriminados.
b) a uma anotação curta e bem redigida, que é mais facilmente assimilada do que uma longa e irrelevante.
c) a sempre anotar em prontuário, logo após a realização do procedimento.
d) à organização dos dados em ordem cronológica.
e) a informações transmitidas mediante o entendimento de que tais dados não serão divulgados a pessoas não autorizadas.

20. (FEPESE) - O Técnico de Enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe:
a) Prestar de forma autônoma os cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave.
b) Realizar prescrição da assistência de enfermagem.
c) Prestação de assistência à parturiente e ao parto normal.
d) Realizar planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.
e) Assistir ao enfermeiro na prevenção e no controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica.


01. d) Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de perder a vida;
02. a) participar da programação da assistência de enfermagem.
03. c) Comunicar formalmente ao Conselho Regional de Enfermagem e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos éticos legais e que possam prejudicar o exercício profissional e a segurança à saúde da pessoa, família e coletividade.
04. e) Exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
05. d) Executar ações assistenciais de Enfermagem, incluindo as privativas do Enfermeiro, observando o disposto no parágrafo único do Art.11 da Lei 7498 de 25 de junho de 1986, quando o mesmo estiver ausente.
06. a) (4) (2) (1) (5) (3)
07. e) Cessação do direito ao exercício profissional, censura e multa.
08. c) Negligência.
09. d) Assistir ao Enfermeiro na prestação de cuidados diretos de enfermagem aos pacientes graves.
10. c) afirma que cabe privativamente ao enfermeiro a prescrição da assistência de enfermagem.
11. e) Todos os itens estão corretos.
12. d) Executar ações assistenciais de Enfermagem, incluindo as privativas do Enfermeiro, observando o disposto no parágrafo único do Art.11 da Lei 7498 de 25 de junho de 1986, quando o mesmo estiver ausente.
13. b) I, II e III.
14. d) Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar; executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do enfermeiro.
15. d) I.
16. a) ainda que tenha conhecimento e experiência na área em que atua, necessita ter a presença e aval do enfermeiro na execução de suas tarefas.
17. d) Participação na programação da assistência de enfermagem.
18. e) orientar e supervisionar o trabalho de enfermagem.
19. b) a uma anotação curta e bem redigida, que é mais facilmente assimilada do que uma longa e irrelevante.
20. e) Assistir ao enfermeiro na prevenção e no controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário