MATOPIBA - Grande fronteira agrícola

A expressão MATOPIBA, também chamada de MAPITOBA, é uma região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.
A área, até pouco tempo considerada sem tradição forte em agricultura, tem chamado atenção pela produtividade cada vez crescente.  Nos últimos quatro anos, somente o Estado do Tocantins expandiu sua área plantada ao ritmo de 25% ao ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A topografia plana, os solos profundos e o clima favorável ao cultivo das principais culturas de grãos e fibras possibilitaram o crescimento vertiginoso da região, que até o final da década de 1980 se baseava fortemente na pecuária extensiva.
A dimensão do território é calculada em 414 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho da Alemanha, e com uma população de 1.800.000 habitantes espalhada por 337 municípios.
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades
/mapitoba-conheca-a-ultima-fronteira-agricola-do-brasil.htm
Desde 2005, houve um fenômeno de expansão da atividade agrícola com o surgimento de fazendas de monocultura que utilizam tecnologias mecanizadas para a produção em larga escala, destinada à exportação de grãos como soja, milho e algodão.
Apesar da sua deficiência em infraestrutura, a predominância do relevo propício à mecanização, as características do solo, o regime favorável de chuvas e o uso de técnicas mais modernas de produtividade constituem os principais fatores para o crescimento da produção de grãos.
Projeções indicam que em 2022 a produção vai pular para mais de 18 milhões de toneladas. Enquanto a média de crescimento da produção de grãos do país é de 5%, no Mapitoba esse número atinge 20% ao ano.
A cultura principal nas principais regiões produtoras do Matopiba concentra-se atualmente na soja. Mas outras culturas como arroz e algodão também tem papel importante. 
De acordo com pesquisadores da Embrapa que atuam na região, mesmo com este grande salto na produtividade das culturas da soja e do milho, a região ainda enfrenta grandes desafios no manejo e conservação do solo e na implantação de sistemas integrados de produção. Embora bastante difundidos em outros Estados do Bioma Cerrado, sistemas de intensificação ecológica ainda apresentam grandes dificuldades na implantação e na condução ao longo dos anos.
Atualmente, o agronegócio é responsável pelo maior volume de exportações do Brasil e o setor é fundamental para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em 2015, o governo formalizou a região como um novo território de desenvolvimento e quer criar políticas para estimular o crescimento da nova fronteira econômica, vista como a última fronteira em expansão do país.

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. (CESPE)O acrônimo MATOPIBA refere-se à região que é formada pelos municípios que compõem, simultaneamente, a fronteira entre os estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia. Nas últimas duas décadas, essa região passou por grandes transformações, em razão da expansão da
a) produção de energia renovável e limpa a partir de diversas matrizes, como a eólica, a solar, a hidroelétrica e a biomassa.
b) indústria siderúrgica, que aproveita recursos como o minério de ferro e a madeira de reflorestamento.
c) fronteira agrícola brasileira, com destaque para a produção de grãos como soja, milho e arroz.
d) integração da logística de transporte envolvendo os modais ferroviário, rodoviário e hidroviário, que encurtam as distâncias entre o Centro-Sul do país e a Amazônia.

02. (UFG) - Leia o texto a seguir.
O Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980, especialmente no cultivo de grãos.

Embrapa. Sobre o Matopiba. Disponível em: <https://www.embrapa.br/temamatopiba/sobre-o-tema>. Acesso em: 28 ago 2023.

A ocupação da região de Matopiba pelo agronegócio decorre de quais fatores?
a) Favorecimento da rede rodoviária e ferroviária que facilita o escoamento da produção e por grandes silos para armazenamento dos grãos, bem como por sua proximidade com os portos para exportação dos produtos.
b) Benefícios dos programas do governo federal de incentivo ao agronegócio, com a redução das alíquotas de impostos e financiamento facilitado para a produção de commodities. 
c) Incentivos governamentais que contribuíram para a ampliação do parque industrial e beneficiamento da produção especialmente da soja utilizada na produção do biodiesel. 
d) Condições ambientais favoráveis para a produção em larga escala, a exemplo de vastas porções de terras planas, férteis, mecanizáveis e disponibilidade de água para irrigação.

03. (IBADE) - Região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, o MATOPIBA compreende o bioma do Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A área, até pouco tempo considerada sem tradição forte em agricultura, tem chamado atenção pela produtividade cada vez mais crescente. Tamanha prosperidade levou à oficialização da delimitação do território por meio da assinatura de decreto e ao lançamento da Agência de Desenvolvimento Regional do Matopiba pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos quatro estados que fazem parte da região.
A principal produção na região do Matopiba é:
a) feijão.
b) café.
c) eucalipto.
d) soja.
e) laranja.


01 - C
02 - D
03 - D
________________________________________________________________________________
Fonte de pesquisa:
https://www.embrapa.br/tema-matopiba/sobre-o-tema (acesso em 28/05/2020)
- https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/mapitoba-conheca-a-ultima-fronteira-agricola-do-brasil.htm (acesso em 28/05/2020)

5 comentários:

  1. QUESTÃO:

    A região de fronteira agrícola conhecida como Matopiba tem como características de produção:
    a) mão de obra abundante, agricultura extensiva, ausência de conflitos
    b) mecanização, produção intensiva, terras amplas e baratas
    c) produtividade em baixa, agricultura itinerante, alto preço do solo
    d) solos favoráveis, agricultura mecanizada, predominância de minifúndios
    e) ausência de mão de obra, agricultura orgânica, uso de biotecnologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A região do matopiba, caracterizada como a “última fronteira agrícola do Brasil”, é marcada pela alta na produção de grãos e também pela pecuária, atividades essas altamente mecanizadas e de orientação intensiva. A produção vem se elevando na região, principalmente com a maior procura de produtores advindos, sobretudo, da região sul do Brasil, que encontram boas condições de cultivo e solos baratos.

      Resposta: letra B

      Excluir
  2. QUESTÃO:

    Assinale a alternativa CORRETA a respeito da região conhecida como Matopiba:
    a) Área que vem sendo vista como a grande fronteira agrícola nacional, o Matopiba abrange o bioma do Cerrado. Responde por meio do agronegócio a grande parte da produção brasileira de pecuária de corte.
    b) Região marcada pela tradicional agricultura de grãos tem, nos estados do Maranhão, Goiás, Piauí e Bahia, as maiores produções de soja, algodão e milho. A sustentabilidade vem se tornando outra marca desta produção.
    c) Topografia plana, solos profundos e o clima favorável ao cultivo das principais culturas de grãos e fibras viabilizaram o crescimento vertiginoso da região que, até o final da década de 1980, se baseava fortemente na pecuária extensiva.
    d) Área vista como potencial para o agronegócio, tendo como carro chefe a produção futura de soja em todos os estados da região. Os produtores afirmam que o fácil manejo do solo facilitará o sucesso do empreendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A região conhecida como Matopiba, vem estabelecendo, desde o final da década de 1980, parte da expansão das frentes agrícolas do Brasil. Com seus solos profundos, devidamente corrigidos pelo uso de fertilizantes, já é um grande produtor de soja. Já foi uma área de pecuária extensiva. A região não inclui Goiás e sua produção é de sustentabilidade discutível

      Excluir
  3. Estou confuso, qual a alternativa certa ?

    ResponderExcluir