Ao analisar a composição demográfica das principais províncias e regiões brasileiras no final do período colonial, BORIS FAUSTO aponta que a presença de africanos e afro-brasileiros (negros e mulatos) era amplamente majoritária na maior parte dos núcleos econômicos. A única região mencionada que apresentava uma população majoritariamente branca (56%) era:
Ⓐ Minas Gerais.
Ⓑ Pernambuco.
Ⓒ Bahia.
Ⓓ Rio de Janeiro.
Ⓔ São Paulo.
Conforme o historiador Boris Fausto: os dados estatísticos da população no fim do período colonial: negros e mulatos representavam cerca de 75% em Minas Gerais, 68% em Pernambuco, 79% na Bahia e 64% no Rio de Janeiro . Apenas São Paulo destoava desse padrão, possuindo uma população majoritariamente branca, correspondente a 56% do total .
Nenhum comentário:
Postar um comentário