18 de junho de 2026

(VPNE - CFGS/ESA 2026) - QUESTÃO

No complexo produtivo do engenho colonial, a ausência de refinarias na Colônia e na Metrópole levou ao desenvolvimento de técnicas específicas de processamento. O açúcar produzido no Brasil, nesse contexto, era chamado de:
Ⓐ Açúcar refinado, por utilizar tecnologia europeia importada de Amsterdã.
Ⓑ Cachaça de Campos, por ser purificado através da destilação direta.
Ⓒ Açúcar barreado, pois utilizava-se barro em sua preparação para obter tanto o açúcar branco quanto o mascavo.
Ⓓ Açúcar real, denominação dada por ser processado exclusivamente nos engenhos movidos por tração animal.
Ⓔ Açúcar de troca, visto que sua qualidade inferior impedia a aceitação nos mercados consumidores da aristocracia europeia.

Conforme o historiador Boris Faustotanto no Brasil como em Portugal não foram instaladas refinarias no período colonial. O açúcar do Brasil era chamado de barreado porque se utilizava barro na sua preparação, técnica que permitia obter o açúcar branco (muito apreciado) e o mascavo (inferior), compensando em parte a falta de refinarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário