No que se refere à importância demográfica e socioeconômica do Nordeste açucareiro até meados do século XVIII, o historiador BORIS FAUSTO aponta que:
Ⓐ O Sul do Brasil era o núcleo central da economia exportadora, mantendo São Paulo com uma população superior à de Salvador.
Ⓑ A região nordestina, então designada como "Norte", concentrou as atividades econômicas e a vida social mais significativa da Colônia.
Ⓒ Salvador perdeu o posto de capital do Brasil logo nos primeiros anos do século XVI devido ao crescimento rápido da Capitania de São Vicente.
Ⓓ A atual disparidade socioeconômica regional do Nordeste decorre de uma fatalidade geográfica e climática inevitável.
Ⓔ As populações das cidades coloniais eram compostas exclusivamente por homens livres, sem o cômputo de mão de obra escravizada.
Conforme o historiador Boris Fausto: até meados do século XVIII, a região nordestina (designada como "Norte") concentrou as atividades econômicas e a vida social mais significativa da Colônia, enquanto o Sul era uma área periférica. O texto refuta que a situação atual seja fruto de fatalidade (é fruto de um processo histórico) e aponta que Salvador tinha cerca de 40 mil habitantes em 1550 (metade escravos), enquanto São Paulo tinha menos de 2 mil em 1600.
Nenhum comentário:
Postar um comentário